TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obsidade Na Escola

Trabalho Escolar: Obsidade Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 2

urge com grande preocupação no que se refere às suas implicações, pois se estima que no Brasil, cerca de 15% das crianças são obesas. Países como Estados Unidos tem uma prevalência de 25%, em comparação aos 40% da sua população adulta. As crianças obesas sofrem duas vezes: Além de serem mais sensíveis e vulneráveis aos apelidos estúpidos e à discriminação nos esportes e na convivência social, ainda são vítimas de uma armadilha biológica. Mesmo se emagrecem, seus organismos ficam marcados por uma tendência à obesidade que irá acompanhá-las pela vida afora. Isso se deve a um dos diversos mecanismos biológicos que parecem conspirar contra os esforços do obeso para conservar um peso adequado.

O excesso de gordura resulta de uma complexa relação de fatores culturais, genéticos, fisiológicos e psicológicos. Pode ser causados também por fatores nutricionais, endócrinos, hipolâmicos, farmacológicos e pela inatividade física. A obesidade pode causar graves problemas psicológicos e sociais, levando o indivíduo a ter uma diminuição da qualidade e uma expectativa de vida menor quando comparados a indivíduos não obesos. O acumulo de gordura na região do abdômen parece ser o tipo de obesidade que oferece maior risco para a saúde dos indivíduos.

A obesidade pode acontecer em virtude de hipertrofia das células adiposas,ou seja, aumento no tamanho dos adipócitos.Existem períodos críticos para o aumento no número de células adiposas: último semestre de gravidez, primeiro ano de vida e estirão do crescimento. Há cerca de 10 anos o quadro no Brasil vem mudando da desnutrição para o sobrepeso e obesidade nas crianças com maior prevalência de níveis sócio-econômico melhores. As crianças vêm sendo cada vez mais suscetíveis ao excesso de peso, sendo a obesidade infantil um fator para a obesidade adulta. Portanto, medidas de prevenção e controle do peso corporal infantil podem ter impacto importante no futuro das doenças cardiovasculares. A obesidade na infância e na adolescência e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com