TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos das Politicas

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Universitário Anhanguera

SERVIÇO SOCIAL 4° SEMESTRE

FUNDAMENTOS DAS POLITICA SOCIAIS

Atividade Pratica Supervisionada

Santo André/ 2014

A palavra politica teve origem na época em que os gregos eram organizados em cidades estados chamados “polis” do qual se derivam a s palavras “politiké” (politica em geral) e politikós (dos cidadãos), depois se estenderam ao latim “politicus” ao chegar ao idioma moderno ”politique” num significado mais genérico podemos dizer que se entende por um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição Compreendemosentão que a politica é a ciência que exercita a organização, direção e administração de bem governar um povo, constituídoum Estado.Numa democracia, esse governo é exercido pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.

A política tem como objetivo estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo, com conjuntos de normas e doutrinas primordiais, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado.

Quando o Estado busca, em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., verifica-se a implementação e efetivação da política social por parte do mesmo.

Com esse pensamento, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem sua historicidade e, fundamentalmente, seu conteúdo de classe social.

As politicas sociais surgiram com o advento do Capitalismo e Revolução Francesa de acordo com alguns estudiosos no assunto, seu inicio foi marcado, como do final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, generalizando-se após a segunda guerra mundial, com a construção do Welfare State nos países da Europa Ocidental, com o plano Beveridge- Inglaterra, 1942, e com os diversos padrões de proteção social tanto nos  países de capitalismo central, quanto nos países de periferia. O que se sabe, porém, é que, a avaliação desse universo está relacionada às relações entre as classes sociais e  os segmentos de classe ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas opções políticas e econômicas dos governos.

O que de fato, se tem como registro histórico,  é que,  a preocupação com o bem-estar na sociedade, ou o que fazer com os menos favorecidos os considerados pobres, e o papel do Estado nesses processos, remota há muito tempo atrás.

Na realidade sócio histórica período onde as lutas de classes se sobressaem, aumentando as demandas por direitos sociais, mas elasnão vieram para garantir um bem comum, surgiram como um elemento de manipulação e intuito de apaziguar as classes trabalhadoras e aparentemente solucionar as questões sociais, essa politica vinha com cunho de caridade e filantropia e não como direito. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho. Entendemos por força de trabalho todos os indivíduos que só têm independente de estarem inseridos no mercado formal de trabalho.

A realidade da nossa sociedade capitalista prega o acumulo de riquezas e o individualismo,com uma grande porcentagem de pessoas vivendo em extrema pobreza e em muitas vezes negligenciadas ou com ausência de aplicações corretas das politicas publicas, com grandes desigualdades uma minoria detém o poder econômico e politico de toda a sociedade as politicas sociais veem para expressar as relações sociais no mundo da produção sendo o mesmo sendo o mesmo detido nas mãos da classe dominante respondendo ao interesse dos mesmo, uma politica de produção fundamentada na desigualdade e exploração.

Assim as politicas sociais buscam alterar esse cenário através do exercícioe validação das mesmas em direitos para toda uma sociedade, fazendo com que o cidadão se torne participante e não só um agente passivo. Mesmo assim as politicas públicas podem ser utilizadas para esconder as desigualdades sociais.

O serviço social por ser uma profissão inserida nas relações sociais na sociedade capitalista tem na questão social a sua base.

O profissional do Serviço Social deve exercer um caráter sócio-político, que critica e interfere que se apropria de instrumentos científicos multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas mudanças dos problemas sociais (isto é, no conjunto de desigualdades que se originam das oposições entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho). O alicerce do assistente social deve ser as politicas sociais que visem à melhoria de vida das população menos favorecida, os trabalhadores não podem ficar alheios às questões politicas sociais oprofissional é responsável por instruir deixando os cientes de seu direitos e deveres, elaborando formas em que estes cidadãos reconheçam e participem ativamente desse senário politico, entendendo assim que a politica é fundamental na vida de todos.

As politicas sociais pautadas na igualdade social vêm sendo discutida e estudada a muito tempo tem sido muitas vezes protagonizadas por indivíduos e posteriormente passando a ser uma ação de um grupo, buscando pelos direitos comuns da humanidade.

Muitas dessas lutas foram relatadas em filmes, documentários, livros, reproduzindo assim as lutas por igualdade social e a realidade de um contexto politico adotado por determinados povos. O exemplo disso foi do filme Gandhi escrito por John Briley e dirigido por Richard Attenborough, Gandhi (BenKingsley) O filme começa com o assassinato do grande líder e seqüencialmente com o seu cortejo fúnebre. Em flashback, volta-se ao passado, para o tempo em que o jovem advogado Gandhi encontrava-se na África do Sul. Período esse em que teve contato pela primeira vez com o regime de extrema discriminação racial - oapartheid. Acredita-se que o episódio em que fora expulso de um trem por se recusar a deixar a primeira classe, seja o “despertar de sua consciência social”, sua visão humanista e universalizante.
O diretor procura enfatizar mais elementos idealistas da política de Gandhi - elementos esses muito admirados pelo Ocidente -, do que o central de suas ideias políticas. A partir de então, começam as inúmeras manobras de desafio às autoridades britânicas em nome dos direitos civis da minoria hindu na África do Sul, contestando o sistema social baseado na desigualdade: se apropria da desobediência como instrumento para tanto. É interessante notarmos nessa questão o direcionamento dos protestos não irem além da crítica à negação ao povo hindu da cidadania naquela colônia inglesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com