TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais Avanços do Novo Texto Constitucional Brasileiro

Por:   •  4/6/2022  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Prática de Aprendizagem 01

Redija um texto argumentativo elencando os principais avanços do novo texto constitucional brasileiro, indicando quais os principais direitos e garantias fundamentais elencados pela Carta maior, e enfatizando a importância da positivação destes Direitos no combate às desigualdades sociais.

A Constituição de 1988 marca um regime político democrático no Brasil, além da consolidação das garantias e direitos fundamentais. Através da promulgação da Constituição de 1988, os direitos humanos, sociais e civis, ganham importância relevante, além de proteger também os direitos políticos democráticos ante qualquer interferência autoritária.

Segundo Piovesan (2007, pp.27-28), a Carta Magna de 1988 torna essencial a dignidade humana, privilegiando os direitos fundamentais, os quais, inclusive, são elevados à cláusula pétrea (ou seja, o que não pode ser mexido), o que demonstra a vontade constitucional de priorizar esses direitos e garantias. Entre eles pode-se citar:

a) a forma federativa de Estado;

 b) o voto direto, secreto, universal e periódico;

 c) a separação dos Poderes e

d) os direitos e garantias individuais.

Ainda segundo Piovesan (2007,p.24), “as liberdades fundamentais e das instituições democráticas, transforma a política brasileira em relação aos direitos humanos, acentuando o reconhecimento de obrigações internacionais nesse âmbito.

 Outro aspecto que se pode verificar na atual Constituição Federal (Capítulo II, Título Il), é que há uma garantia não apenas dos direitos políticos e civis, mas também os sociais, e através do princípio da indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, não há como separar os direitos de igualdade dos direitos de liberdade.

Embora a Constituição Federal de 1988 ser vista como a mais liberal e democrática da história do Brasil, merecendo por isso o nome de Constituição Cidadã, ainda não atingiu todos os objetivos.

Segundo Carvalho (2008, pp. 199-200), ocorreram grandes avanços em relação ao direito social, porém ainda persistem questões de natureza regional e racial comprometendo esses direitos legitimamente adquiridos.

A democracia política não resolveu os problemas econômicos mais

sérios, como a desigualdade e o desemprego. Continuam os problemas

da área social, sobretudo na educação, nos serviços de saúde e

saneamento, e houve agravamento da situação dos direitos civis no que

se refere à segurança individual (CARVALHO,2008, PP. 199-200)

Frente ao exposto, deve-se lutar pela garantia dos direitos promulgados pela Constituição Federal de 1988, que com muita luta foram conquistados, depois de anos sob o regime militar que pôs fim a democracia.

Garantindo que esses direitos sejam executados, pode-se caminhar para uma diminuição das desigualdades sociais ainda tão presente no cotidiano do nosso país.

Portanto, cabe a nós, enquanto futuros Assistentes Sociais, se engajar nessa luta, para que um dia essa “distância social” que separa os seres humanos seja por fim mais curta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com