TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade.

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto de Ciências Sociais – Escola de Serviço Social.

TEXTO: “Os fundamentos do Serviço Social na contemporaneidade.”.

Autora: Maria Carmelita Yasbec.

Questões para reflexão:

  1. Introdução: “O processo de constituição das principais matrizes do conhecimento e da ação do Serviço Social brasileiro.”.

P.: Como se constituem e desenvolvem no Serviço Social brasileiro as primeiras interpretações sobre sua própria intervenção e sobre a realidade social?

Quais as principais vertentes de analise definem-se para a profissão no âmbito do Movimento de Reconceituação?

R.: O Serviço Social brasileiro teve sua criação pautada pela Doutrinação Social da Igreja Católica. Assim, casos eram tratados “como problema moral e religioso” (Yasbek). A resolução se dava através de “intervenção que priorizava a formação da família e do individuo para a solução de problemas e atendimento de suas necessidades materiais, morais e sociais” (Yasbek), com o intuído de reinserção do individuo na sociedade ou melhora do convívio já existente. Isso se da por causa do cunho conservador e humanista herdado do ideário franco-belga, do tomismo e neo-tomismo e as encíclicas “Rerum Novarum” e “Quadragésimo Anno”. Há também uma grande influencia de técnicas do serviço social norte americano.

Há um movimento de “desvinculação” (teórica) da doutrinação católica conservadora e de técnicas exportadas, adaptado o Serviço Social a realidade do Brasil, denominado Reconceituação do Serviço Social. Governos ditatoriais, efeitos da segunda grande guerra, entre outros, foram marcos que alteraram o cenário social do país. A partir da Reconceituação há uma renovação de conceitos e atos profissionais, visando o ajuste do serviço social para a nova realidade brasileira.

  1. O Serviço Social nos anos 80: as tendências históricas e teóricas metodológicas do debate profissional.

P.: Quais são as tendências mais relevantes do Serviço Social nos anos 80 do ponto de vista da produção de conhecimento e exercício profissional.

R.: O Serviço Social começou um processo de construção, teórico, metodológico e intervencionista marxista, tornando então a formação do profissional homogênea em todo o país (criação de currículo, seminários, etc.). Há também a contribuição de outros pensadores, assim um “conjunto de tendências teórico-metodológicas e posições ideo-políticas se confrontam, sendo inegável a centralidade assumida pela tradição marxista nesse processo.” (Yasbek).

O serviço social brasileiro começa a amadurecer entre as décadas de 80 e 90, mesmo que ainda traga consigo traços de conservadorismo. A LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) é um símbolo desta maturação.

Mesmo com todas as adversidades que ocorreram no país neste período

  1. - O Serviço Social nos anos 90: as tendências históricas e teórico-metodológicas do debate profissional

P.: Quais as principais tendências do Serviço Social nos anos 90 do ponto de vista da produção de conhecimentos e do exercício profissional?

R.: “A profissão enfrenta o desafio de decifrar algumas lógicas do capitalismo contemporâneo particularmente em relação às mudanças no mundo do trabalho e sobre os processos desestruturadores dos sistemas de proteção social e da política social em geral.” (Yasbek).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (99.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com