TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PACOTES DE INVESTIMENTOS

Tese: PACOTES DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Tese  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

INVESTIMENTOS EM PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS.

1 INVESTIMENTOS

1.1 DEFINIÇÃO:

Os investimentos consistem na aplicabilidade de recursos para que esses possam trazer retorno posteriormente. Esse retorno precisa ser superior a tudo aquilo que foi aplicado para que haja uma compensação. Resumindo, investimentos é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro. Este pode ser classificado como investimento bruto e investimento liquido. O primeiro corresponde a todos os gastos realizados com bens de capital, ou seja, máquinas e equipamentos e formação de estoques e o segundo refere-se à exclusão das despesas com a reposição e manutenção de peças, instalações com desgaste de uso e equipamentos.

Os investimentos são de grande importância não só para os investidores, mas para a Economia em geral. A primeira observância que deve ser feita para a realização de um investimento é a atenção dos mercados existentes que fazem o dinheiro se movimentar. Temos basicamente quatro mercados: mercado financeiro, mercado de capitais, mercado monetário e mercado cambial.

O mercado financeiro é formado por instituições financeiras (os bancos), estes trabalham como intercessores daqueles que querem investir e daqueles que precisam de empréstimos, ou seja, o banco capta dinheiro de terceiros e empresta a terceiros, servindo de ponte para aqueles que têm e para aqueles que não têm. O Banco Central é o órgão que controla o compulsório, ou seja, garante o poder de compra de moeda e em menor escala para execução da politica monetária. No mercado de capitais não há um intermediário, pois o investidor adquire ações de uma companhia aberta sujeito a risco, ou seja, se caso houver uma elevação nos preços das ações consequentemente a companhia ganhará; caso contrário, se as ações sofrer uma desvalorização isso refletirá negativamente para a companhia. O mercado constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros é o mercado monetário. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. No mercado cambial, as instituições realizam a conversão da moeda nacional em divisas estrangeiras e vice-versa em operações relacionadas ao comércio externo de bens e serviços.

A definição de como e quanto investir passa por um bom planejamento financeiro, e a contabilidade é uma ferramenta indispensável nesse processo, pois esta com a disseminação de suas informações servirá como auxilio na melhor decisão. Alguns aspectos são relevantes para o processo de investimentos como a analise das finanças e na determinação do quanto investir; a disciplina e paciência, o levantamento dos objetivos e limitações que possam influenciar no processo analisando a propensão ao risco; entendimentodos fatores do mercado financeiro que podem contribuir para o sucesso ou fracasso das aplicações; a alocaçãodos recursos nos ativos indicados para atingir os objetivos; e a revisão periodicamente dos investimentos.

Algumas das principais formas/tipos de investimentos, os seguintes: Títulos de Créditos, Aplicações Financeiras, Valores Mobiliários, Ações Cotadas em Bolsa de Valores, Fundo de Ações, dentre outros.

2INVESTIMENTOS EM PARTICIPAÇOES SOCIETARIAS

2.1 DEFINIÇÃO:

“São aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (denominada investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (denominada investida).” (NEVES e VICECONTI; 2000: 117).

2.2 NORMA:

Lei das SA (Lei nº 6.404/76), Art.s 11 a 45, assim como art.s 243 a 248, reformada pelas Leis nº 11.638/07, vigência a partir de 01.01.2008 e nº 11.941/09, vigência a partir 04.12.2008, oriunda da MP nº 449/08);

 Instrução Normativa nº 247/96 CVM,Art.s 1º a 20, reformada pelas IN nº 464/08 e IN nº469/08/;

 Novo Código Civil – Lei nº 10.406/02, art.s 1.097 a 1.101.

2.3 AÇÃO

2.3.1 DEFINIÇÃO:

Ações são títulos negociáveis na qual representam uma fração do capital social de uma empresa. Na compra de uma ação, o investidor torna-se sócio da empresa/negocio. Assim, passa a correr riscos de eventuais lucros e prejuízos como qualquer empresário. Resumindo, ações é a representatividade unitária do capital.

2.3.2 TIPOS DE AÇÕES:

Preferenciais: Oferecem preferência no recebimento dos dividendos e juros ou no reembolso do capital em caso de liquidação da companhia. As ações preferenciais não oferecem direito a voto.

Vantagens:

Ordinárias É o tipo de ação que concede direito de voto nas assembleias da companhia. É representada pelo número “3″ depois das quatro letras do código do ativo.

3 TIPOS DE INVESTIMENTOS

3.1 TEMPORARIO

Esta conta representa as aplicações de recursos financeiros em títulos, valores mobiliários e outros direitos disponíveis no mercado que podem ser regatados em determinados períodos de tempo. Tem como o objetivo a compensação de perdas inflacionárias com as disponibilidades, obtendo resultados derivados de receitas financeiras ou de lucros com a negociação desses ativos.

Dentro de uma saudável política financeira, as empresas buscam a aplicação dos excessos de disponibilidades que têm, em relação às necessidades instantâneas ou em curto prazo, em títulos e valores mobiliários resgatáveis dentro do período em que remedia sua necessidade. Essas aplicações são de extrema importância para as empresas, devido aos efeitos inflacionários causados aos recursos estão mantidos nos bancos e no caixa e às altas taxas de juros vigentes no mercado.

Os títulos de crédito, ações, ouro (certificados de custódia) e entre outros são tipos de representações de direito de investimento temporário. Esses investimentos ficam classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo dependendo das intenção da empresa e a data do resgate. Normalmente as empresas procuram utilizar o excesso de disponibilidade aplicando em investimentos de liquidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com