TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSPECTIVA DE MEDIDAS EFETIVAMENTE PÚBLICAS

Por:   •  23/9/2019  •  Resenha  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA

POLÍTICA SOCIAL

PERSPECTIVA DE MEDIDAS EFETIVAMENTE PÚBLICAS

WELLINGTON Trota Possui graduação em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH-UERJ), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), Pós-Doutorado (IFCS-UFRJ) na área de Filosofia Prática com a pesquisa referente "Ao conceito de ética no pensamento de Edmund Husserl" sob a supervisão do Prof. Dr. Aquiles C. Guimarães, e, atualmente cursa o Doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito pela UNESA-RJ na linha de Pesquisa Direitos Fundamentais - Novos Direitos soba orientação do Prof. Dr. Rafael Mario Iorio Filho. Tem experiência na área de Direito e Política, com ênfase em Filosofia do Direito e Filosofia Política.

O artigo traz reflexões sobre as mudanças ocorridas na sociedade após a industrialização com modelo capitalista de produção de bens. Como o liberalismo exerce um papel imparcial na Ação de politicas publicas que sejam de interesses dos indivíduos, questionando ação do poder público como coercitiva da classe trabalhadora para administrar a violência, ou se estabelece como proposito o bem comum. A compreensão sobre o Estado é que seu objetivo seja de solução de interesses, buscando através de seus órgãos efetivarem medidas que tragam melhorias a população que, tornando suas ações em Políticas públicas.

O autor define políticas publicas como conjunto de diretrizes governamentais voltadas, legalmente, ao proposito de se criar condições de desenvolvimento sócio- econômico em favor da população, para que isso aconteça é necessário um estado atuante com objetivos de bem comum, executando programas com oportunidades e necessidades coletivas. A política pública estatais tem múltiplos aspectos; Econômicos: que estão relacionadas a  falta de racionalidade nas escolhas de prioridades, os recursos não conseguem satisfazer as necessidades humanas, a administrativa: estão relacionadas a buscar eficiência para organização da maquina estatal e Ciência Política :politicas publicas que buscam estrategicamente atender as pressões sobre as verbas públicas.

A principal característica das políticas públicas é a capacidade do estado de intervir na sociedade equilibrando conflitos individuais e coletivos provocadas pela economia de mercado, com determinações estratégicas de curto e longo prazo de caráter econômico, sociais, militares, científico, ambientais e educacionais etc. As condições envolvem reflexão , escolha e decisão e se desdobra em planejamento, execução e avaliação .Toda política publica é uma intervenção do Estado pois a formulação, incentivos e recursos são dele.

Sobre a visão do Assistente Social que tem as politicas social como instrumento de trabalho, elas devem exercer medidas de proteção social aos indivíduos marcados expressões causadas pelo modelo capitalista de exploração do trabalho se apropriando de todo de todo lucro adquirido, causa exclusão econômica e aumenta cada dia as desigualdades. É realizar o trabalho técnico operativo e não caritativa e assistencialista, A tarefa principal é pensar, discutir, planejar e apresentar politicas de que sejam contrárias ao senso comum, intervindo para mudança desta realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com