TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PH Da Substancias

Artigos Científicos: PH Da Substancias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

PH significa Potencial Hidrogeniônico. É uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução, relacionando a concentração de íons ¬H^+ e OH^-presentes nas mesmas.

O modo como observamos o PH dos produtos foi utilizando fitas indicadoras de PH e comparando a uma tabela com níveis de 0 a 14. Onde de 0 a 6 é ácido, 7 é neutro e de 8 a 14 é básico/alcalino.

Etapa I

O primeiro produto avaliado foi o sabonete em barra da marca Protex.

Primeiramente raspamos o sabonete e o dissolvemos em uma lente de relógio para que a mistura ficasse homogenia. Em seguida mergulhamos a fita indicadora de PH no líquido e a comparamos à tabela.

O resultado obtido foi PH 9, ou seja, básico. Como já sabemos, substâncias básicas são adstringentes. Como o PH fisiológico da pele varia entre 4,5 e 6,5, esse sabonete em barra ressecaria a pele de quem o usasse.

Etapa II

O segundo produto avaliado foi o shampoo contra queda da marca TRESemmé. Esse xampu tem como finalidade fazer a limpeza dos fios e do couro cabeludo, tratando os cabelos e os deixando mais resistentes, desta forma evitando a queda.

Como o xampu já é uma mistura homogenia, não foi preciso o diluir em água. Mergulhamos a fita diretamente no frasco, retiramos o excesso de produto e comparamos novamente à tabela.

Tivemos como resultado PH 6 (ácido), que é considerado bom para o cabelo, pois se o PH fosse alcalino, ele abriria as cutículas dos fios, os deixando sem brilho, embaraçados e difíceis de pentear.

Etapa III

O último produto que avaliamos foi o condicionador da marca OX.

O condicionador tem a função de manter os fios bonitos e saudáveis, reparando os danos causados por vários fatores, entre eles, o uso de xampus inadequados ao tipo de fio; lavar os cabelos mais vezes do que o necessário, retirando a oleosidade que hidrata naturalmente os fios; escovar; usar continuamente secadores, chapas e outras fontes de calor; alisamentos; tinturas e permanentes.

Pelo fato de o condicionador ser uma mistura homogenia, foi realizado o mesmo procedimento da verificação anterior.

O resultado obtido foi PH 5 (ácido).

É importante que o PH do condicionador, além de ácido, seja menor que o do xampu, para que ele feche bem as cutículas, ajudando a preservar os fios, os deixando hidratados, macios e sem pontas duplas.

O PH do cabelo varia entre 4,2 e 5,8, então o PH deste produto está de acordo com a necessidade do cabelo e cumprirá sua determinada função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com