TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  25/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE BELO HORIZONTE

SERVIÇO SOCIAL – PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Adriana Marques Chaves Perondi

Belo Horizonte - Minas Gerais  

2014

PROJETO DE PESQUISA

Atividade Avaliativa apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Pesquisa em Serviço Social.

Orientadora: Adriana Marques Chaves Perondi

Belo Horizonte - Minas Gerais  

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Conforme publicado em 30 de abril de 2014 a divulgação do 3º Censo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte houve um crescimento da população em situação de rua na Região Centro Sul (44,8%). Relatam abuso de álcool e/ou drogas (43,9%) sendo um dos principais motivos que levam pessoas a viver e a morar na rua. 51,5% relatam uso de drogas ilícitas, 48,5% não usa drogas, 69,5% consomem bebidas alcoólicas e 74,7% relatam uso de tabaco.


1 JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA

De acordo com dados da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte há um crescimento da População em situação de rua na região central de Belo Horizonte em decorrência do uso de drogas ilícitas.

  • Merla 2,57%
  • Solventes 9,2%
  • Bereu 10,9%
  • Cocaina 16,7%
  • Crack 32%
  • Maconha 35%

Este crescimento se dá em função do difícil acompanhamento das políticas públicas (Cultura, Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, Trabalho/Emprego, Direitos Humanos) para este público, com insuficientes mecanismos de socialização dos indivíduos e maneiras pouco resolutivas no acompanhamento dos mesmos  para tratamento da dependência química.

Foram identificadas 1.827 pessoas em situação de rua, vivendo em calçadas, praças, embaixo de viadutos, pernoitando em instituições/alberques, abrigos, repúblicas e instituições de apoio. Este contingente equivale a 0,074% da população do município e variou 57% desde o segundo censo de 2005.

O terceiro Censo de População em Situação de Rua de Belo Horizonte inovou em relação aos dois censos anteriores no seu aspecto metodológico e de aprofundamento nas questões relativas ao cotidiano dessa população. Do ponto de vista metodológico decidiu-se realizar a coleta de dados em apenas um dia para que  pudesse minimizar perdas da amostra e para tornar o corte transversal o mais representativo possível.

Este censo também aprofundou na avaliação quantitativa do percurso de vida e cotidiano dos entrevistados.

3  PROBLEMA

Devido ao grande número de pessoas nas ruas podemos ter vários tipos de questionamentos como:

  • Porque as drogas ilícitas estão cada vez mais acessíveis as pessoas?
  • Porque as pessoas abandonam suas famílias para viverem na rua?
  • Conscientização ou punições mais severas: Qual a forma mais eficaz de combate?
  • Quais são os atrativos vistos pelas pessoas, em primeiro grau, no mundo das drogas?
  • Porque as pessoas estão cada vez mais cedo entrando nesse mundo?

4 OBJETIVO GERAL

  • Identificar as faixas de idade que as pessoas começaram a viver nas ruas e também o primeiro contato com algum tipo de droga.
  • Identificar o por quê desse primeiro contato.


4.1 OBJETIVO ESPECIFICO

  • Aplicar um questionário padronizado acerca da problematização e dos objetivos deste projeto, a fim de identificar estatisticamente as respostas;
  • Observar qual o principal problema encontrado para, possivelmente, formular futuras ações de prevenção e combate;
  • Identificar o por quê do crescente contato com a vivência nas ruas.

5  HIPÓTESE

6 METODOLOGIA  (Fundamentação teórica – utilizar 3 páginas)

Etapa  3

Passo 4 (Equipe)

Elaborar, com base nas leituras realizadas e nos apontamentos desenvolvidos coletivamente durante a discussão, um texto de, no mínimo, três páginas, apresentando as principais concepções teóricas que guiarão a pesquisa proposta no projeto. Este texto comporá o Projeto de Pesquisa final.

7 CRONOGRAMA

Etapa 4

Passo 1 (Equipe)

Discutir uma proposta de cronograma para o desenvolvimento do projeto em questão. Considerar o tempo necessário para que cada etapa proposta seja desenvolvida com boa qualidade e atenção. Lembrar-se de que não será necessário, neste desafio, colocar a pesquisa em prática, uma vez que o objetivo a ser atingido é a elaboração de um Projeto de Pesquisa.

Passo 2 (Equipe)

Organizar os dados do cronograma em forma de tabela, para facilitar a visualização e compreensão por parte dos leitores e possíveis interlocutores do projeto. Digitar, se necessário, legendas explicativas que ilustrem a intenção do grupo ao prever cada intervalo de tempo. Descrever, também, caso sejam necessários, recursos e materiais humanos, de consumo ou de outra natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (199.1 Kb)   docx (409.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com