TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  26/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  1.633 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL 4

2. SUMÁRIO DA PROPOSTA 5

3. JUSTIFICATIVA 5

4. OBJETIVOS 7

5. METAS 7

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8

7. REQUISITOS TÉCNICOS OU RECURSOS 8

8. MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 9

9. CRONOGRAMA 9

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), é uma insituição pública de Assistência Social, localizado em território com maior vulnerabilidade social, é a instituição responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nestas áreas. Dessa forma, o Projeto de Intervenção tem como tema: “O Benefício de Prestação Continuada – BPC”; e foi elaborado com a intenção de trabalhar suas normas, visando capacitar e orientar os funcionários e usuários do CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, da cidade de Barras-PI. Desenvolve projetos como o Programa Bolsa, BPC - Beneficio de Prestação Continuada, Benefícios Eventuais e outros.

1. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL

O município fica localizado na microrregião do Baixo Parnaíba Piauiense, mesorregião do Norte Piauiense. O município tem 41.730 habitantes (2003).

Em relação à escolaridade, a proporção de crianças e jovens frequentando ou tendo completado determinados ciclos indica a situação da educação entre a população em idade escolar do município e compõe o IDHM Educação. No período de 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola cresceu para 97,44% 2010. A proporção de crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental cresceu para 80,40% também em 2010.A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo cresceu para 40,86% no período 2010. E a proporção de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio 19,89% em 2010. Entre 2000 e 2010, a razão de dependência de Barras passou de 74,60% para 58,44% e a taxa de envelhecimento evoluiu de 6,01% para 7,05%. Entre 1991 e 2000, a razão de dependência foi de 98,43% para 74,60%, enquanto a taxa de envelhecimento evoluiu de 4,81% para 6,01%.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção socialbásica da assistência social, objetivando prevenir situação de risco e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, de fortalecimento de vínculos familiares ecomunitários. É o espaço onde os serviços de proteção social básica são executados de forma direta e articulada com outras redes.

2. SUMÁRIO DA PROPOSTA

O Projeto de Intervenção tem como tema: “O Benefício de Prestação Continuada – BPC”; foi elaborado com a intenção de trabalhar suas normas, visando capacitar e orientar os funcionários e usuários do CRAS – Centro de Referencia da Assistencia Social, na cidade de Barras - PI. Desenvolve projetos como o Programa Bolsa, BPC - Beneficio de Prestação Continuada, Beneficios Eventuais e outros.

Neste trabalho, exige-se o proposito de direcionar olhar, realizar um trabalho de divulgação, orientação do Benefício de Prestação Continuada – BPC, não deve ser o senso comum, bem como, quanto ao descumprimento com o recurso financeiro do beneficiário do BPC. Após a realização desta ação, esses mesmos usuários e funcionários além de sanarem suas dúvidas referentes ao tema proposto, também servirão de multiplicadores das informações aos futuros usuários dos mesmos serviços nesta instituição.

O público-alvo do Projeto de Intervenção são Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com necessidades especiais, incapacitadas para o trabalho e para a vida independente

3. JUSTIFICATIVA

Segundo a Resolução nº 109, de 2009 da Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o serviço de proteção social básica deverá ser executada de forma direta nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como de forma indireta nas entidades e organizações de assistência social da área de abrangência dos CRAS, que atuam com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário na oferta de programas de atenção as famílias. Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a ação socioeducativa, realizada por meio da participação dos usuários em grupos, que temcomo objetivo possibilitar o acesso à informação e novos conhecimentos, enriquecendo o cotidiano das famílias atendidas pela assistente social.

O CRAS desenvolve o apoio social às famílias, fortalecimento da convivência comunitária, informação, orientação, e encaminhamento com os respectivos acompanhamentos, Implementação de serviços, programas (Bolsa Família), projetos e benefícios (BPC, Passe Livre Municipal e Interestadual).

Conforme o art. 2°, LOAS (2008), O Benefício de Prestação Continuada – BPC é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 01 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com