TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.519 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ao curso

DO SERVIÇO SOCIAL

Érika Cristina Cordeiro

Eunice Gonçalves Oliveira Bispo

Silvana Mendes Santos

Renata Michely Cunha

Marcos Soares Gonçalves

Keille Pauline Alves Miguel

A Inclusão da Pessoa Com Deficiência

 na Educação  e Trabalho

[pic 2]

Janaúba

2016

Érika Cristina Cordeiro

Eunice Gonçalves Oliveira Bispo

Silvana Mendes Santos

Renata Michely Cunha

Marcos Soares Gonçalves

Keille Pauline Alves Miguel

A Inclusão da Pessoa Com Deficiência

 na Educação  e Trabalho

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná para a disciplina atividade de Produção Textual – Grupo – A Inclusão da pessoa com deficiência na educação e trabalho – 2/3 Semestre

Profes.:         Rosane Ap. Belieiro Malvezzi,

                                                         Sergio Góez Barbosa,

                                                         Hallynnee Hellenn Pires Rosseto        

Janaúba

2016

SUMÁRIO

Inclusão da Pessoa Deficiente na Escola e no Trabalho................................1/6

Considerações Finais.........................................................................................7

Referências Bibliográficas............................................................................        8

Introdução

Nos dias atuais conceituamos acessibilidade como algo que ultrapassa ás questões físicas em outras dimensões. A sociedade tem vivenciado ultimamente á implantação de políticas públicas que visam incluir pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade/deficiência e que são tratadas como pessoas com necessidades especiais diante do que encontramos dentro da “normalidade” das pessoas. O ser humano consegue diferenciar o cidadão como “normal” (produtivo) e “anormal” (não produtivo) que só serve para “atrapalhar” o corre-corre desenfreado da população. Conviver com alguma deficiência necessita conhecimento, educação, respeito e é colocado hoje nas escolas discursos em favor de incluir pessoas com alguma necessidade especial. É um desafio a ser enfrentado porque a resolução de quem não está inserida no contexto encontram dificuldade de aceitação. É um “pró-forma” e não ainda uma situação que vai ajustar em tempo curto. Estudar, entender e partir para uma reflexão com ação é ainda um caminho longo a ser percorrido. Este trabalho vem tentar mostrar um pouco da necessidade da inclusão na vida da sociedade seja em que setor for como também da dificuldade com a implantação dos recursos necessários para que esta inclusão aconteça de modo saudável e constante.

A Inclusão da Pessoa Com Deficiência

 na Educação  e Trabalho

Podemos buscar dentro da legislação brasileiro bases para encontrar a garantia do direito das pessoas com necessidades especiais para também produzirem trabalho em determinação do crescimento do país. Acessibilidade é algo que ultrapassa as barreiras para se tornar importante quando somos envolvidos diante da implicação para inclusão social nas escolas. Direito todos tem, legislação específica há, porque a Declaração Universal do s Direitos Humanos elucida com clareza que todos somos iguais perante a Lei e que podemos desenvolver nossas habilidades oferecendo no trabalho o que sabemos. Entretanto, se temos acessibilidade é preciso haver condições para ela acontecer e no Brasil, infelizmente, muitos lugares não tem esta situação definida.

Existem leis, mas não é simplesmente incluir pessoas que apresentam alguma necessidade especial na escola porque sabemos que o apoio para ser dado apresenta qualificações onde o educador deverá fazer um curso, a estrutura física da escola terá que apresentar uma situação que favoreça a inclusão. Como receber um aluno cadeirante sem rampa de acesso? Como deixar um aluno (a) em uma sala de aula com as outras crianças se ela apresenta mais dificuldade para ouvir? Para agir? Tudo isto tem que ser levado em conta. Uma pessoa assim não tem horários normais ou regulares porque seu organismo não funciona como os da maioria tidos como “normais”. Nem sempre poderá brincar ou partilhar das aulas, mas se está incluso estas tendências deverão acontecer de forma natural.

Não é só na escola como também no ambiente de trabalho. Um cego precisa de certas regalias e procedimentos que os outros companheiros de trabalho deverão entender não como sendo apoio demais. Simplesmente o espaço tem que ser adaptado para todo e qualquer pessoa que se encontre nesta situação. Uma pessoa com esta tendência precisa de estabilidade psíquica e química, emocional e física para se r incluso e se adaptar ás necessidades de todos em geral porque o que temos hoje são inverdades como escolas que se apresentam com situação de inclusão, mas não se adaptam aos novos tempos.                                                                                         1

A acessibilidade elucida avanças se bem estruturada. A discussão está na necessidade de se conhecer as frágeis situações ou a potencialidade deste acesso dentro dos ambientes escolares, profissionais porque é fundamental a inclusão devidamente acertada para que ela não seja desrespeitada em momento algum. Tem que ser respeitada e concluída. A Gestão Escolar precisa refletir sobre esta demanda porque não pode criar algo irreal. Temos ciência que há um grande espaço entre legislação e realidade. Se houver acessibilidade real significa que o país com suas políticas cresceram, mas sabemos que as legalizações são para a prática da questão. Existem Leis que apresentam as normas gerais e os critérios básicos para a acessibilidade das pessoas possa acontecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com