TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DO GRANDE IMPACTO POLUIDOR

Trabalho Universitário: PRINCÍPIO DO GRANDE IMPACTO POLUIDOR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

PRINCÍPIO DO GRANDE IMPACTO POLUIDOR

Devemos ter consciência que o ser humano provoca grande desequilíbrio em todos os lugares que ocupa, alterando o ambiente. A degradação ambiental começa a ter grande importância quando o ser humano consegue aumentar a sua expectativa de vida, dominando a maioria das doenças. Isto soma-se ao fato de não possuir um predador no meio ambiente, gerando uma população “sem controle”. Este fato soma-se a capacidade humana de inventar maquinas para realizarem tarefas em grande escala, que por sua vez, geram grandes quantidades de resíduos poluentes. Este fato e bem marcado pela Revolução Industrial, que iniciou na Europa. Neste momento começou o grande impacto poluidor no planeta.

Poluição pode ser entendida como qualquer alteração em um meio, de modo a torná-lo prejudicial ao homem e às outras formas de vida que este ambiente normalmente abriga, ou que prejudique um uso previamente definido para ele.

Assim, qualquer mudança em um ambiente, resultante da introdução de poluentes neste, na forma de matéria, pode ser entendida como poluição.

Geralmente, associa-se a poluição aos malefícios que possam ser causados ao homem. No entanto, ela pode resultar em danos a fauna e a flora, e até mesmo ao meio material.

As atividades humanas, cada dia mais intensas devido ao acentuado crescimento populacional e ao desenvolvimento industrial, têm resultado na produção de resíduos, na forma de energia ou de matérias sólidas, líquidas ou gasosas, os quais são lançados no ambiente, causando a poluição.

Várias formas de poluição têm sido constatadas e, em função dos tipos de resíduos ou do ambiente onde os mesmos são lançados, podem ser classificadas como poluição do solo, do ar e da água.

Os lançamentos de gases e pequenas partículas na atmosfera podem alterar sensivelmente a qualidade do ar, provocando a sua poluição.

A poluição do ar depende, principalmente, de fontes de emissão de poluentes; tipos e quantidades de resíduos; período de emissão dos mesmos e características climáticas do ambiente, tais como a velocidade e direção dos ventos e a estabilidade atmosférica, as quais podem contribuir para uma maior ou menor dispersão, transformação ou remoção dos poluentes;

A presença de poluentes na atmosfera pode resultar em prejuízos à saúde humana, aos animais, aos vegetais e aos materiais em geral, podendo-se enumerar os seguintes efeitos: Danos à saúde humana, contribuindo para a maior incidência de doenças respiratórias, irritação nos olhos e pulmões, podendo causar até a morte; redução da visibilidade, devido à presença de partículas de materiais na atmosfera; danos aos animais, podendo causar até a morte, em situações graves de poluição do ar; prejuízos aos materiais, tais como: corrosão do ferro, aço e mármore; deterioração da borracha, de produtos sintéticos e tecidos; sujeira de roupas, prédios e monumentos; danos aos vegetais, causando a descoloração de folhas e flores, queda de folhas falhas na floração e produção de frutos, malformação e até mesmo a morte de plantas.

O controle da poluição atmosférica, principalmente nas grandes cidades ou centros industriais, torna-se necessário para garantir uma qualidade satisfatória

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com