TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO REMUNERAÇÃO E RENDA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.923 Palavras (8 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO Á DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL

DANIELLE ROSANE DA SILVA LEAL

DARLLY DE OLIVEIRA BORGES FONTES

JANYCLÉYA CARLOS FERREIRA DE SOUSA BRITO

MARILÉIA DA SILVA ANDRADE

VÂNIO GONÇALVES FONTES

PROCESSO MIGRATÓRIO E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DO VALOR DO TRABALHO REMUNERAÇÃO E RENDA

Trabalho de Danielle Rosane da Silva, Darlly de Oliveira Borges Fontes, Janycléya Carlos Ferreira de Sousa Brito, Mariléia da Silva Andrade e Vânio Gonçalves Fontes Brito apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Fundamentos, Sociologia, Ciências Políticas e Filosofia.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ________4

2 PROCESSO MIGRATÓRIO________________________________________5

3 POBREZA RELACIONADA A RENDA _______________________________6

4 A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLÓGIAS _________________________7

5 CONCLUSÃO ___________________________________________________9

6 REFERÊNCIAS __________________________________________________10

1 INTRODUÇÃO

Para conhecer o perfil migratório do século XXI é necessário entender que a migração não se restringe à cidade mais próxima nem a capital do estado ou do país, seu horizonte é o mundo, onde a globalização abre espaço para a comunicação e gera expectativa para uma vida melhor.

A crescente importância das migrações internacionais no contexto da globalização tem sido na verdade objeto de desigualdade onde muitos países crescem pouco ou nada gerando uma disparidade de capital entre ricos e pobres surgindo daí um desejo e a necessidade de migrar para outros países.

No entanto, as portas da globalização não estão voltadas de forma ampla para a migração internacional, ela é parcial, apenas o capital financeiro e o comercio flui livremente pela lógica do modelo dominante está voltada para a migração internacional as políticas migratórias devem atuar de maneira eficaz no combate aos efeitos negativos que estão associados a pobreza, miséria, violência, e todas as formas de exploração relacionadas a migração , voltando-se a idealizar politicas eficazes de formas entender o deslocamento espacial como parte das estratégias de sobrevivência e de mobilidade social de produção.

2 PROCESSO MIGRATÓRIO

Nos dias de hoje a globalização afeta toda a população. No século XXI, as migrações internacionais, são totalmente influenciadas pela globalização. A migração gera a necessidade de inserção em um mercado de trabalho no local de destino, onde os atributos pessoais e produtivos podem terem valores distintos daqueles verificados no local de origem. A existência de grandes distinções na estrutura ocupacional nas regiões pode fazer com que homens e mulheres tenha acesso diferenciado ao mercado de trabalho local, quando comparados com a população não-migrante. Paralelamente, a diversidade dos mercados de trabalhos regionais tem a motivação do deslocamento e também é distinto entre os sexos. As mulheres mesmo que tenham nível de instrução, tem uma redução salarial e o principal fator migratório feminino é a necessidade de acompanhar a família.

A discrepância entre rendimentos de homens e mulheres é maior entre os imigrantes do que entre o não imigrantes. A região sudeste é exceção; já que nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais a maior diferença entre rendimentos de homens e mulheres ocorrem na população não-migrantes.

Os governantes, presumidamente, buscam alcançar o maior nível de bem estar para a população sobre seu governo. É o padrão de concentração de atividades econômicas e de pessoas que determinam o desenvolvimento regional. Certamente, políticas regionais só terão sentido se afetarem a forma do ambiente econômico, mais precisamente se interferir na função utilidade da população circunscrita por uma região ou um conjunto de regiões. A política pública regional, conduzida pelas agencias desenvolvimento regional representa uma tentativa do setor público corrigir os desequilíbrios que podem surgir devido a concentração de fatores em determinadas regiões. Algumas políticas regionais desenhadas e implementadas para tal fim, mais nem sempre obtém êxito; muitas vezes fracassam, deixando a população numa situação inferior àquela antes da ação do poder público.

No Brasil, as políticas de desenvolvimento regional, é a forma de reduzir as disparidades regionais de renda e aumentar o bem estar do conjunto da população brasileira, focando principalmente as questões relacionadas a migração de trabalhadores.

3 POBREZA RELACIONADO A RENDA

A análise da subsistência considera que a pobreza está relacionada às questões da sobrevivência físicas (CODES, 2008). Esse juízo perpassa desde a “SpeenhamlandLaw” até as análises atuais de pobreza absoluta, que se refere, justamente, ao não atendimento das necessidades relacionadas ao mínimo vital (ROCHA,2003).

Mas logo uma questão surge a partir dessas considerações: Qual o critério a ser adotado para definir, a partir da renda, quem são os pobres? Essa operação, que não é trivial e nem unânime, estabelece um valor monetário associado ao custo de atendimento as necessidades medias de uma pessoa, em determinada população e tempo. No Brasil segundo ROCHA (2003), o conceito de pobreza mais utilizado é o de pobreza absoluta e pode ser dividida em duas situações; quando se trata somente das necessidades mínimas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com