TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  16/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE SERVIÇO SOcial

PROJETO  DE AÇÃO

 MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

[pic 3]

Ruy Barbosa

2013

PROJETO   DE AÇÃO

 MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio Supervisionado II

Profª. Adarly Rosana M. Goes.

Ruy Barbosa

2013

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 Objetivo Geral        

3.2 Objetivos Específicos        

4. PÚBLICO ALVO        

5. METAS        

6. METODOLOGIA        

7. RECURSOS HUMANOS        

8 PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        

9. AVALIAÇÃO        

10. CRONOGRAMAS DE EXECUÇÃO        

11. BIBLIOGRAFIA REFERÊNCIADA        

1. APRESENTAÇÃO

Esse é um projeto de Ação, que trará como tema o combate a gravidez na adolescência, pois a ocorrência de gravidez nessa fase da vida em nosso município tem se mostrado crescente, gerando grande preocupação por parte do poder público da cidade, fazendo-se necessário o desenvolvimento de práticas educativas de ação social que possibilitem o enfrentamento do mesmo.

  Dessa forma a projeto  visa através de palestras e orientações  com os profissionais da instituição, demonstrar  que a gravidez  na adolescência pode ser muito prejudicial para a adolescente tanto nos aspectos físicos, psicológicos e sociais.

Assim esse projeto tem grande  importância uma vez que ajudará as adolescentes a conhecerem os métodos contraceptivos para a prevenção.

Nesta perspectiva o projeto  será aplicado no Centro de  Referência  de Assistência  Social  (CRAS), Onde pretende de forma abrangente  trazer  novas  diretrizes  para  o trato dessa questão.

2. JUSTIFICATIVA

A importância da temática se efetivou levando em consideração que a gravidez na adolescência não é um fato isolado, fazendo parte de um processo sócio cultural.

Desta maneira torna-se importante o projeto de ação, pois mostrará como  é importante o uso de métodos contraceptivos  para a prevenção da gravidez na adolescência, pois   a adolescente grávida quase sempre se depara com dificuldades de adaptação no meio em que vive, dificuldades estas relativas ao seu comportamento, rebeldia, sendo que a gravidez precoce  comprometem etapas de seu desenvolvimento, da passagem da infância para a idade adulta.

Sendo acometidas de transições abruptas, de menina- mulher para mulher-menina-mãe. Criando, às vezes, uma situação conflitiva, que quase sempre deixa marcas profundas em suas vidas.

Desse modo a prevenção por meio de palestras e orientações é  fundamental   para evitar que mais casos aconteçam em nosso município.

3. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Demonstrar por meio das palestras realizadas e das orientações  a importância da prevenção da gravidez na adolescência , para que os índices elevados em nosso município venham ser minimizados.


  1. Objetivos Específicos

-Discutir por meio das palestras a gravidez na adolescência como problema social;

- Identificar fatores determinantes da gravidez na adolescência;

-Orientar sobre a importância  da utilização de métodos contraceptivos;

-Promover a construção da autoestima da população participante, através da proposta de um programa criativo e participativo de prevenção;

-Sensibilizar as orientadoras sociais dos programas, adolescentes e sociedade em geral para tornar-se parceira na conscientização e divulgação baseadas nos valores e bem estar humano.

4. PÚBLICO ALVO

Um grupo  doze  adolescentes do sexo feminino com idade de 12 a 18 anos incompleto e seus familiares, cadastrados nos programas sociais oferecidos pelo o  Centro de Referencia de Assistência Social do município de  Ruy Barbosa esclarecendo que é fundamental a prevenção da gravidez na adolescência.

5. METAS

Promover 2 palestras uma   em fevereiro  e outro em março;

Promover 2 debates reflexivos durante os dois meses

Realizar dinâmicas educativas   para orientação sobre a prevenção da gravidez na adolescência,1 vez no mês, no decorrer de  dois  meses.

6. METODOLOGIA

No projeto de ação, inicialmente se adotará uma pesquisa de campo, estudo de caso, relato de experiências de adolescentes gravidas, pesquisas feitas em revistas, conforme se mostrar necessário para o alcance dos objetivos traçados.

Assim acontecerá  palestras educativas realizadas com os profissionais do Centro de Referencia de Assistência Social sobre gravidez na adolescência.

Terá ainda  dois debates reflexivos com os adolescentes sobre o tema e  também  duas  dinâmica atrativa, destinando-se, a oportunizar  as adolescentes a conhecerem  e se prevenirem da gravidez na adolescência, por meio da promoção social inserindo-as nas atividades de cunho sócio educativas e como também psicossocial, contemplado no Programa de Atenção a Família PAIF/CRAS, ações estas ,que estão  inseridas nas prerrogativas da LOAS-Lei Orgânica da Assistência  Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (309.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com