TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  16/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE INTERVENÇÃO

I- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME DO PROJETO: CAPACITARESS

ÓRGÃO/INSTITUIÇÃO: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte/Plantão Social Oeste

SUPERVISORA  DE CAMPO: Ana Paula

ORIENTADOR ACADÊMICO: Andrea Bráz

II-  INTRODUÇÃO

O Plantão Social Oeste , funciona  na Secretaria de Administração Regional, na Gerência de Políticas Sociais. Serviço da politica municipal para atendimentos a famílias e indivíduos moradores  fora da cobertura da área CRAS, nas situações sociais de urgência e emergência,  na concessão de benefícios eventuais. Este

Serviço municipal comporta na sua estrutura (além outros trabalhadores) Técnicos de Serviço Social e  Estagiários  de Serviço Social conforme instrução  técnica nº 4 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Entre as áreas físicas configuradas, o Plantão social possui salas de atendimento individualizado e  recepção para acolhimento, orientação e referenciamento para outros serviços se necessário.      

III-  DIAGNÓSTICO

São atendidas diariamente no Plantão Social em média 50 pessoas em dias que ocorrem a distribuição de CBA – Cesta Básica Assistencial e quando está em FTB – Falta Temporária deste Benefício, este atendimento cai em média para 30 atendimentos diários .

São recepcionados e encaminhados todas as pessoas que procuram por serviços no mesmo andar, sendo que todos os atendimentos são anotados no caderno da recepção e distribuídos para os setores diversos da Assistência.

IV-  APRESENTAÇÃO

O presente projeto de intervenção pretende,  propor a capacitação de todos os estagiários de Serviço Social que desejarem estagiar neste  Plantão Social, dando ênfase a padronização por parte da equipe técnica (Assistentes Sociais), para  que haja um melhor aproveitamento do campo de estágio no sentido da prática para que seja garantida a oportunidade de  aprendizagem por parte dos futuros  profissionais destes,  que ora são alunos e aprendizes.

V- JUSTIFICATIVA

Devido  à falta, de Prática, da área na qual busca formação acadêmica, o Estagiário ao chegar no campo de estágio se vê desprovido das informações que  compõem a rotina de trabalho dos setores da Assistência Social inclusive muitos ainda não tiveram a disciplina Políticas Sociais da Assistência, possuem dificuldades para entender os fluxos,  as Instruções Normativas Técnicas, tendo dificuldades até mesmo para entender o seu papel neste processo ensino-aprendizagem.

O melhor aproveitamento possível do espaço  no campo de estágio no sentido   aprendizagem profissional.

A importância da  padronização desta  recepção dos estagiários de Serviço Social, por todos os Técnicos de Serviço Social de forma a beneficiar todos os estagiários que desejam  estagiar neste Plantão Social.

VI-  OBJETIVOS

Geral:

Possibilitar o aprendizado no processo de profissionalização,   numa maior aproximação com o fazer profissional do Supervisor de Estágio.

Específicos:

Propiciar a todos os Estagiários de Serviço Social a capacitação e orientação de   forma padronizada pelos Técnicos Supervisores de Estágio em Serviço Social  no

Início do  estágio supervisionado.

Promover a capacitação  do Estagiário possibilitando a articulação da teoria e prática.

Proporcionar ao Estagiários de Serviço Social melhor percepção do fazer profissional, neste processo de aprendizagem, dando-lhe melhores condições para o atendimento de recepção através dos conhecimentos adquiridos no período da capacitação.

VII-  REFERENCIAL TEÓRICO:

Retirado do Site do CRESS, 21ª Região, o Art. 1º da Lei 11.788/2008 da Presidência da República,  o estagio é um ato educativo e escolar supervisionado, devendo ter acompanhamento  efetivo do professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte cedente, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos do curso  de serviço social e objetiva o seu desenvolvimento para a vida cidadã e para o trabalho.

 

De acordo com a Instrução Normativa nº 4/2002 da PBH, O atendimento individual do Plantão deverá ser realizado  por técnicos com formação superior em Serviço Social; Estagiários do curso de Serviço Social poderão realizar atendimento, desde que sejam  orientados e supervisionados por técnicos do referido Plantão;

Partindo-se destes referenciais legais, verifica-se a necessidade desta capacitação e de sua padronização de forma a atender a todos os  Estagiários de Serviço Social  interessados em estagiar neste equipamento público municipal.

VIII- METODOLOGIA

A metodologia aplicada neste projeto é a exposição e explicação detalhada pelo Supervisor, ao Estagiário sobre cada beneficio,  através da apresentação  dos impressos normativas, instruções técnicas e formulários próprios para a concessão de Benefícios.

Utilização pelo Supervisor do Estágio  de procedimentos operacionais como apresentação, concessão e orientação para leitura da PNAS,LOAS, NOB, SUAS, Tipificação dos Serviços etc.

Acompanhamento dos atendimentos na recepção com a devida Supervisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (57.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com