TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO AO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA FÁMILIA

Por:   •  17/9/2015  •  Seminário  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE NILTON LINS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

SEMPRE JOVENS

Manaus – 2015

ALDENISE NUNES DOS SANTOS                  ELIZABETH MOURA

ANDRÉIA CRISTINA LOURENÇO                   JOAQUINA MATIAS

DEYRIANNE MACHADO                                  IONY CLÁUDIO

DÉBORA PANTOJA        

SEMPRE JOVENS

[pic 1]

F

Manaus – 2015

1 – IDENTIFICAÇÃO

ACADÊMICAS:

        Aldenise Nunes dos Santos

        Andréia Cristina

        Deyrianne Machado

        Débora Pantoja

        Elizabeth Moura

        Joaquina Matias

        Iony Claudio

TEMA:

Sempre Jovens.

PROFISSIONAIS DE ENSINO:

Assistentes sociais

Psicólogas

Educador físico

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Idosos

PERÍODO E EXERCUÇÃO:

O projeto ocorrerá de 01 de janeiro a 01 de julho de 2016.

LOCAL DE EXERCUÇÃO DAS ATIVIDADES:

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.

2 – PROBLEMÁTICA:

A desistência dos idosos nas atividades propostas pela instituição.

3 – JUSTIFICATIVA:

          Este projeto justifica-se pela necessidade de oferecer melhores condições na qualidade de vida dos idosos, resgatando-se a auto-estima e auto valorização para que os próprios idosos vejam o envelhecimento com um olhar menos fragilizado afastando assim, a idéia de que o idoso é incapaz, apesar de suas limitações físicas.

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação dos direito referentes à vida, a saúde, à alimentação, à cultura, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária” (BRASIL. Lei 10.741,2005).

Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem, do qual se constitui em mudanças físicas, psicológicas e sociais, pois o determinismo biológico envolve processos que implicam na diminuição gradativa da possibilidade de sobrevivência, acompanhada também pelas alterações patológicas e emocionais. Diante desta visão, o envelhecimento é entendido como parte integrante e fundamental no curso de vida de cada indivíduo.

 O Estado à sociedade e a família têm o papel fundamental para proteger este cidadão acima de 60 anos, lhe garantido a participação na comunidade, a dignidade e o direito a vida, dentre esses princípio as políticas publicas governamentais têm procurado programar modalidades de atendimento aos idosos, com isso, foi criado o Centro de Convivência dos Idosos, sendo um espaço destinado à prática de atividade física, educativa, cultural e social, este Centro de Convivência tem o objetivo de estimular a participação desses idosos no contexto social que está inserido, além do Centro de Convivência, as entidades públicas tem como competência estimular a criação de casas lazeres, oficina de trabalho, atendimento domiciliares, de maneira que consiga impedir ou reduzir a descriminação do contra o idoso e garanta sua dignidade e seu direito à vida, como rege a Lei 8.842.

O envelhecimento da população mundial é um fato concreto e apresenta preocupantes implicações econômicas e sociais, além do que tem sido tema de vários trabalhos publicados nos últimos anos (VERAS, 2003).

.

4 – OBJETIVO GERAL:

  • Promover oficinas que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida aos Idosos, a fim de manter a permanência dos idosos nas atividades propostas pelo Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.

5 – OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Integrar e socializar os idosos, melhorando e mantendo as capacidades físicas, funcionais e cognitivas proporcionar o bem-estar e a auto-estima;
  • Promover palestras e reuniões com os profissionais de educação física para mostrar a importância da prática esportiva.
  • Criar um vínculo afetivo entre os profissionais e os idosos, a fim de mostrar as inúmeras dificuldades encontradas pelos idosos, rompendo assim com o preconceito estabelecido pelo senso comum.

6 – ME TAS:

6.1- METAS QUALITATIVAS:

Propor aos idosos, alternativas que facilitem a sua permanência nas atividades propostas pelo Centro de Convivência Padre Pedro Vignola.

6.2 – METAS QUANTITATIVAS:

Pretende-se alcançar 100% de permanência dos idosos nas atividades estabelecidas pela instituição.

Publico alvo:

Idosos matriculados no Centro de Convivência da Família Padre Vignola.

7 – METODOLÓGIA:

Este projeto tem como base cientifica uma pesquisa de campo realizada no centro de Convivência Padre Pedro Vignola em maio de 2014. As técnicas usadas foram documentação direta e indireta, pesquisas fundamentadas em fontes primárias e secundárias. Essa pesquisa dará mais credibilidade ás informações apontada.

O projeto será executado no período de 6 meses, e as atividades serão aplicadas duas vezes durante a semana, objetivando alcançar 100% dos idosos do centro de Convivência Padre Pedro Vignola.

Para contribuir com um significativo aumento da qualidade de vida desses idosos, firmamos algumas parcerias que visam promover o bem estar social, oferecendo qualidade nos seus atendimentos.

Propiciar atividades físicas, jogos e brincadeiras que estimulem o desenvolvimento físico, intelectual e social. Através de jogos e brincadeiras os idosos desenvolveram a imaginação, a confiança, a auto-estima, o autocontrole e a compreensão.

  • Essas atividades serão executadas por um profissional de Educação Física, e cada atividade terá duração de 1 hora.
  • Promover palestras e reuniões que enfatizem a importância da prática esportiva para obtenção de uma melhor qualidade de vida.
  • As palestras serão ministradas por profissionais de Serviço Social, Psicólogos e Educadores Físicos
  • Serão distribuídos folders explicativos sobre a temática abordada na palestra.
  • Ao final das atividades serão feitas reavaliações com toda equipe técnica, para que possamos verificar a eficácia das ações, procurando adequar de acordo com as necessidades das propostas iniciais.

8 – RECURSOS:

8.1-RECURSOS HUMANOS:

(7) Assistentes Sociais;

(1) Psicólogos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com