TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA

Por:   •  29/10/2017  •  Resenha  •  1.971 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

FAMA FACULDADE DE MANTENA-MG

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

FLÁVIA DELFINO DOS SANTOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO

RIO MARIA - PA

2014


FLÁVIA DELFINO DOS SANTOS

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, disciplina de Estágio Supervisiona III, da faculdade Fama de Mantena – Mg, sob a supervisão

Orientador (a):

RIO MARIA – PA

2014

IDENTIFICAÇÃO

CURSO: Serviço Social

NÍVEL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: nível III

ACADÊMICO: Flávia Delfino dos Santos

INSTITUIÇÃO DO ESTÁGIO:

ENDEREÇO:

SUPERVISORA TÉCNICA:

SUPERVISORA PEDAGÓGICA:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 10/02/2015 a 10/05/2015

HORÁRIO DE ESTÁGIO: de 08:00 ás 12:00 e das 14:00 ás 18:00 horas

CARGA HORÁRIA: 360 Horas.

II - APRESENTAÇÃO

        Avaliação dessa ação tem como alvo constatar á realidade dos usuários mostrando vários caminhos juntos ás questões sociais, ética, morais e econômicas. A estratégia Saúde da Família do Parque da Liberdade (ESF) substitui o modelo tradicional, na qual a população tem o atendimento centrando em hospitais e unidades de saúde, por outro, onde as ações são realizadas em unidades básicas (e ate mesmo no próprio domicilio do paciente). Com essa reorganização visa redução da procura a hospitais e unidades de saúde, focando no atendimento especializado de pacientes que necessitam apenas de atendimento básico, reservando para essas unidades somente os casos mais graves ou emergenciais.

        Tendo a proposta de trabalho onde sempre buscou a interface entre comunidades e os serviços de saúde, assim de imediato a incorporação da zona rural e zona urbana do município de Rio Maria-Pá, as estratégias de saúde da família, contribuindo de forma significativa nos processos de planejamento, coordenação, implantação e avaliação.

        Nesta esfera podemos observar que a rede pública tem total gestão no município de Redenção, sendo 10 ESF, 01 Posto de saúde, 01 Pacs, totalizando 08 centros de saúde/unidade básica, ofertando e otimizando também 01 centro de regulação de serviços de saúde, 01 centro psicossocial, temos 01 Hospital Municipal com 30 leitos e 02 hospitais privados, complementando a gestão temos 01 vigilância sanitária, 01 secretaria de saúde, ficando claro que não temos gestão estadual nem dupla; dentro deste estabelecimento são ofertados serviços de baixa e alta complexidade nas seguintes clinica: médica, pediátrica, obstétrica e cirúrgica; em nossas ESF são executado todo o plano da atenção básica.

Atualmente existe na secretaria municipal de saúde o saúde na escola o PSE que cuja seguinte seguimento:

-Promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos á saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e educação.

-Articular as ações do sistema único de Saúde-SUS ás ações da rede de educação básica pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e a sua família, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.

-Contribuir para constituição de condições para a informação integral de educando.

-Contribuir para a construção de sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos.

-Fortalecer o enfretamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer pleno desenvolvimento escolar;

-Promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes;

-Fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação básica de saúde, nas três esferas de governo.

III - DIAGNÓSTICO

A estratégia de Saúde da Família atualmente conta com uma estrutura física que incluí (almoxarifado, recepção, sala de coleta, sala de vacina, sala de citologia (coleta de PCCU), um consultório médico e de enfermagem, dois banheiros (um de funcionário e uma para pacientes) auditório). A unidade atende aproximadamente 800 a 1200 famílias, e tem componentes um médico, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma dentista, uma auxiliar de consultório dentário e seis comunitários de saúde.

Visto que nas atividades desenvolvidas pelo enfermeiro obedecem a um cronograma semanal pré-estabelecidos, distribuídos os atendimentos á população do bairro Parque da Liberdade da seguinte forma: 1) segunda: pré-natal, 2)terça: pacientes portadores de diabete; 3) quarta: puericultura e planejamento familiar; 4)quinta: Coleta de PCCU e reunião com os agentes de Saúde; 5) sexta: pacientes portadores de diabetes. Antes de alguns atendimentos, quando possível palestras com temas livres realizados pela estagiaria.

Nas consultas do pré-natal foi possível vivenciar que a assistência nesta fase do ciclo vital deve-se atuar na prevenção de complicações cardiovasculares, manutenções dos níveis pressóricos normais, avaliação e controle dos fatores de riscos para complicações, sem esquecer-se de estimular a autonomia e autocuidado.

Esse grupo a maioria constituí de idosos, que deixou uma lição da importância da Atenção Básica, pois além de pacientes com problemas de Hipertensão e Diabetes Mellitus percebe nitidamente a importância de ouvir sua história de vida e a falta de atenção que a sociedade os impõe com dificuldades no mercado de trabalho de serem escutados e de terem a devida atenção, dispersando assim essa atenção ao que o paciente expõe oferece estímulos para interações significativas, sendo que no atendimento deve se evitar a estagiaria sinais de impaciência ou monotonia do falso ouvir, mas mostra realimentação indicativa de que a informação foi entendida ou requerer mais informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com