TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DE QUE FORMA A COMUNIDADE CIGANA É REPRESENTADA PELOS MEDIA

Por:   •  21/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  9.834 Palavras (40 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 40

[pic 1] 

Escola Secundária Nuno Álvares

Disciplina de Sociologia 12ºano

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA

DE QUE FORMA A COMUNIDADE CIGANA É REPRESENTADA PELOS MEDIA

Da segregação à integração

Beatriz Gomes, David Henriques, Joana Silva, José Bernardo

Castelo Branco, 2017/2018


AGRADECIMENTOS

         

Em primeiro lugar queremos agradecer,

- À Professora Ana Paula Domingues por nos ter dado a oportunidade de desenvolver este projeto, do seu apoio e orientação no processo de criação.

- Aos estudantes de etnia cigana pelo seu contributo e empenho.

- À comunidade escolar do Agrupamento de escolas Nuno Álvares na ajuda e concretização deste trabalho.

- A todos os elementos do grupo, pela sua amizade, união, incentivo e grande desempenho.

           A todos muito obrigado!

Discriminação

O Francês discriminou o cigano

O cigano francês discriminou o sul-americano

A discriminação é o alicerce

Do desintegrar social

É o solo para o fanatismo e psicopatia

É a certeza do fracasso individual

E uma das causas da derrota coletiva!

É como se uma nota da mesma sinfonia

Discriminando a outra nota musical

Só por ser diversa é tão única quanto ela

Quisesse ser unicamente a única

Sem ameaçar o equilíbrio sinfónico...

É pesadelo... Loucura...

Semente da destruição e do aniquilamento!

Valdecy Alves


ÍNDICE


INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de sociologia, o grupo debateu sobre vários assuntos para a realização do trabalho prático de investigação sociológica. Após um extenso debate sobre assuntos pertinentes para serem analisados, chegou-se ao consenso comum que a temática que seria abordada iria dar relevância à etnia cigana.

Deste modo, o tema surgiu pelo interesse, e principalmente curiosidade, pelos resultados e conclusões finais do trabalho. Este tema possui imenso material para analisar, tanto por via do uso da internet, de fácil e rápido acesso a variadíssimos conteúdos, como por meio prático do dia-a-dia e da possibilidade de se desenvolver simplesmente por trabalho de campo dentro da própria localidade.

Por outro lado, este tema despertou-nos interesse, precisamente por ser algo intemporal mas que apesar de tudo não parece ter sido analisado ao ponto concreto de se fazer a conclusão de que o nosso grupo andou à procura.

O objetivo do trabalho é desenvolver em grupo um tema atual de respetiva importância, e contribuir para o processo de forma rigorosa e sistemática para chegar a conclusões válidas.

Esperamos que o resultado final apresente o mínimo de falhas possíveis para podermos assumir o nosso trabalho como algo completo e extremamente fiel àquilo que de facto se passa no real social, ou seja, na sociedade.

Procuramos causas e motivos para tal teoria pressuposta e entender cujos fenómenos, que estudados de forma sistemática e metódica, nos levem à confirmação das nossas hipóteses e, se possível, ainda poder orientar a opinião pública ou revelar as carências da função social neste sentido da discriminação e exclusão de uma etnia.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

CAPÍTULO 1 - ENQUADRAMENTO SOCIOLÓGICO

  1. Objeto de estudo
  1. Os ciganos

Ainda hoje, a origem desse povo contínua em volta de um mistério. As suas histórias são principalmente transmitidas de geração para geração oralmente, o que cria muitas lendas e não deixa registos precisos.

Tem origem possivelmente na Índia sendo provável que tenham surgido alguns milénios antes de Cristo. Sabe-se que eles se deslocaram do Oriente para o Ocidente até chegarem à Europa no fim do século XIV. Nessa época, os ciganos foram perseguidos pela Inquisição e Séculos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os nazis dizimaram cerca de 500 mil ciganos, acontecimento conhecido como holocausto cigano (ou Porajmos). No entanto, durante as celebrações do dia da memória do Holocausto a etnia é esquecida (até 2015, onde o Parlamento Europeu adotou uma resolução que reconhece a tentativa do genocídio dos ciganos).

Hoje em dia, encontram-se principalmente na Europa Central e Europa de leste. Estima-se que existam cerca de 10 a 12 milhões de ciganos neste continente, constituindo-se como a maior minoria étnica europeia. Durante as migrações pelo mundo, eles influenciaram a cultura de várias regiões. Contudo, esta comunidade não tem Religião própria, adaptam-se às ideias religiosas do país em que se encontram. Um bom exemplo vem da Espanha, onde a rica tradição da música e da dança ciganas deu origem ao flamenco.

O núcleo familiar é muito forte, de prol numeroso, pois consideram ser um sinal de bênção divina. Sendo a figura de autoridade o pai, no entanto os patriarcas da comunidade são sempre pessoas mais velhas, logo, sábios a que pedem conselhos e para a resolução de problemas. À figura feminina são destinadas as funções de gerir o lar e educar as crianças. Dificultando a integração futura da etnia, está em causa a falta de escolaridade dos mais jovens devido ao estilo de vida. Acostumados a morar em tendas, identificando-se também pelo vestuário e características físicas: na sua maioria de cabelo e cor de olhos escuros.

Em síntese: Os ciganos são um povo singular, dotado de costumes próprios, ligados à vida nómada, entregando-se ao comércio, à música e à dança, como também à leitura da sina. Conservando sempre as mesmas características de raça e de género de vida.


  1. Os media - meios de comunicação social

Os media consistem no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados.

O universo mediático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, sob a forma de filmes, noticiários, novelas, internet, atingindo e exercendo uma enorme influência na vida dos indivíduos na contemporaneidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.5 Kb)   pdf (510.3 Kb)   docx (217.6 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com