TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  11/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 15

Titulo: Espaço da Família

Dados da entidade: A.B. E Associação de Beneficência e Educação casa da Criança.

Nome: A.B. E Associação de Beneficência e Educação.

Endereço: Avenida dos Bandeirantes nº 705

Bairro: Vila Oliveira Cidade: Santa Barbara D´Oeste Estado de São Paulo-Cep: 13.453-053

Representada por seu representante legal – Sr. Gil Arquimedes Cones

Assistente Social: Cassia Ribeiro da Costa Silva

Responsável pelo projeto: Eurides Moreira de Santis \Juliana Brasilina Alves Dos santos

Estudantes do Curso Serviço Social 6º Semestre  

Entidade: Centro universitário salesiano de São Paulo mantido pelo liceu coração de Jesus estabelecido na Avenida de Cillo. Nª 3.500, Bairro Parque Novo Mundo em Americana, Estado de São Paulo.

Instituição do Ensino: de acordo com o termo de convenio de Estagio não remunerado obrigatório, formalizam si as condições especiais.

Apresentação da Instituição: No dia 21 de setembro de 2013, a A.B. E casa da criança completou 55 anos de fundação foi fundada no ano 1958 como objetivo de Educar e a integrar criança e adolescente no seio da sociedade. Naquela espoca planejaram e detalharam toda a estrutura física que hoje esta concluída. Realmente pessoas visionários que um local, fora e longe do centro da cidade, se tornaria com seus 16.000 metros quadrados um dos melhores pontos hoje de Santa Barbara D´Oeste.

A Casa da Criança é referência em muitos dos seus trabalhos, que no âmbito regional, estadual e ate fora do nosso país. Conta com uma dedicação equipe de trabalho, que estão sempre na busca continua na melhoria da qualidade, fazem o diferencial. Conta com colaboradores voluntários que amam o que fazem A.B. E. Causa assistir e proteger a criança e do adolescente –Missão- Contribuir no desenvolvimento humano através de ações psicopedagogia e Assistencial baseado em valores humanos com criança, adolescente e famílias visando a sua realização plena.

Visão: Ser conhecida como referencia no atendimento á criança e adolescente

Foco: Criança e Adolescente é famílias

Princípios: Norteados em convicções e atividade, com esforço para cumprimento da missão, qualidade nas ações, confiança compromisso e responsabilidade.

Valores: Aqui se aprende amor e a servir.

Projeto que deram resultados:

Projeto Acolhimento Institucional: Acolhimento institucional de adolescente de ambos os sexo- 0 a 17 anos atualmente com capacidade para 30 acolhidos. É uma alternativa de moradia provisória, que prima pelo clima residencial, com atendimento personalidade, em pequenas unidades, para pequenos grupos de pessoas. Sua finalidade é propiciar ás crianças e adolescentes assistido, oportunidade de participação.

Projeto Serviço da Convivência e fortalecimento de vínculos. O Serviço tem por objetivo possibilidade aos atendidos a troca de experiência e principalmente oportunizar a convivência em grupos com uma enorme diversidade cultural é através dessa diversidade que se solicita vínculos essenciais ao desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Além da convivência, as oficinas oferecidas despertam varias habilidades como sentimento de pertença, construção da identidade, afirmação da individualidade, o lúdico como forma de aprendizado, coordenação motora, cultura musical. Enfim, visa também promover o protagonismo da criança e do adolescente, em ações desenvolvem reflexão e participação, assegurando dessa maneira o desenvolvimento da autonomia e de sentimento de segurança e confiança em si e nos outros, o fortalecimento de vínculos familiares fundamentais para o desenvolvimento pleno em nosso trabalho diário.

Projeto maternal:

O serviço nasceu em junho de 2010 atendendo 24 crianças em período integral, atualmente atende 160 crianças de 0 á 16 anos integral.

O respeito pela criança fundamenta toda a ação pedagógica desenvolvida pela creche: respeita-las e oferecer um ambiente livre de tensões, de pressões, oportunizar descobertas, proporcionar ricas e desafiadoras experiências de vida. Deixa-las se expressarem livremente e buscando o significado de todas as suas ações. As crianças da nossa instituição uma vez que se encontra numa etapa de permanente atividade e descobertas do mundo.

Projeto de Nutrição: O setor de nutrição da instituição desenvolve diversas ações, tais como identificar crianças e adolescentes portadores de patologias e deficiência associadas à nutrição para o atendimento nutricional adequado, através de avaliações antropométricas e semiológicas. Também são realizadas atividades de educação alimentar e nutricional, com vista à realização do direito humano alimentação adequada e na perspectiva da segurança alimentar e nutricional: São realizadas também oficinas culinárias que envolvem a transformação de alimentos em refeição em todas as suas dimensões: Culturais, sociais, ambientais, afetivas, entre outras.

Diagnóstico Socioterritorial

Município: Santa Bárbara d’Oeste / SP Apresentação Este Boletim de Diagnóstico Socioterritorial tem o objetivo de apresentar um conjunto básico de indicadores acerca de características demográficas, econômicas e sociais do Município. Conhecer as tendências de crescimento da população, a base produtiva e mercado de trabalho, os desafios e avanços quanto à questão da pobreza, educação e saúde é etapa fundamental para elaboração de um diagnóstico situacional que sirva de aporte à atuação da Assistência Social. O Boletim não é um documento exaustivo para essa importante e desafiadora atividade, mas uma síntese multitemática para subsidiar o trabalho.

De modo a aprofundar o Diagnóstico Socioterritorial, em cada seção do Boletim há indicação de outros relatórios e fontes de informação mais detalhadas nos portais dos Ministérios. Outras fontes de consulta para essa atividade são os estudos, pesquisas e portais do IBGE, IPEA, Secretarias Estaduais e órgãos estaduais e municipais de estatística, conforme mostrado no quadro a seguir: Instituição Website Instrumentos disponíveis Cidades@ Estados@ Perfil dos Municípios Brasileiros IPEA www.ipea.gov.br IPEADATA ANIPES www.anipes.org.br Acesso aos sites de mais de 25 Instituições subnacionais que compilam dados e indicadores sociais e econômicos, além de estudos para subsidiar o Planejamento Governamental Aplicativo Atlas do Desenvolvimento Humano Relatório do Desenvolvimento Humano Indicadores e Dados Básicos Cadernos de Informações Municipais Paniel Situacional Ministério das Cidades www.cidades.gov.br Sistema Nacional de Informações sobre cidades Painel de Indicadores do SIMEC Sistema de Consulta ao IDEB Infologo Anuário da Previdência Social Perfil do Município Acesso on-line à RAIS e CAGED Portal Brasil Sem Miséria no seu Município Relatórios de Informações Sociais - RI Painel de Acompanhamento da Conjuntura e Programas Sociais Data Social Identificação de Domicílios em Vulnerabilidade - IDV www.portalfederativo.gov.br Dados catalogados para o município www.agendacompromissosodm.gov.br Metas - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio http://www.planejamento.gov.br/ Secretaria de Planejamento e Investimento (SPI) http://www.inde.gov.br/ INDE - Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais Ministério da Educação www.inep.gov.br Ministério da Previdência IBGE PNUD Ministério da Saúde www.ibge.gov.br www.pnud.org.br www.datasus.gov.br Secretaria de Articulação Federativa Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministério do Trabalho Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome www.previdencia.gov.br www.mte.gov.br www.mds.gov.br/sagi 2 Diagnóstico Socioterritorial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (239.7 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com