TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 7
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho contém as propostas da Atividade Prática Supervisionada (ATPS) para a disciplina de Projeto de Pesquisa em Serviço Social, abordaremos sobre a importância da Pesquisa Científica e a elaboração de Projeto de Pesquisa, referendando a importância dos itens que compõe o Projeto de Pesquisa.

O objetivo deste trabalho é apresentar o estudo, o entendimento e a investigação que o grupo fez referente ao Projeto de Pesquisa, destacando a relevância de elabora-lo, da imprescindibilidade de realiza-lo e como os itens que compõem o Projeto colaboram para a sua compreensão.

O desafio proposto pela ATPS oferece-nos a oportunidade de aprofundar o nosso conhecimento na matéria de Projeto de Pesquisa em Serviço Social, de aproveitarmos o conteúdo passado em aula; de buscarmos melhorar a nossa nota e nossos estudos, para de fato usar o conhecimento adquirido por essas pesquisas – futuramente – em nossa profissão, finalmente, desenvolvermos a capacidade de realizar projetos de pesquisa em nossas atuações.

A metodologia utilizada envolveu a leitura das obras de Antonio Carlos Gil, de Marina de Andrade Marconi e Eva Maria de Lakatos, e de Lucia Santaella para identificação dos conceitos utilizados no trabalho.

  1. A importância da Pesquisa Científica

Primeiramente vamos entender o que é Pesquisa Científica. Por pesquisa, como define Gil, (2002): “pode-se definir como procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são apresentados, que surgem” (GIL, p. 17, 2002).

Conhecimento Científico relaciona-se com a Ciência, o estudo dos fatos, dos acontecimentos que constitui um conhecimento contingente, pois suas preposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade comprovadas através de experiências, pesquisas e não só pela razão ou intuição, fazer, portanto uma pesquisa científica é realizar a pesquisa de algo, de um fenômeno, de um estudo social sob o ângulo da Ciência, utilizar de métodos científicos específicos para isso.

A importância da Pesquisa Científica seja em qualquer área de atuação, ou em qualquer nível de graduação é estabelecer parâmetros para se chegar à conclusão ou afirmação de um fenômeno que se está estudando.

É através de uma Pesquisa Científica que muitos males da Humanidade, no decorrer dos tempos foi sanado. Pode-se citar, por exemplo, a cura de muitas doenças ou sua erradicação as vacinas ou até mesmo a explicação para muitos casos que em tempos mais remotos se buscava explicação nos fenômenos da natureza, no místico, e hoje são desmistificados, comprovados através da Pesquisa, de muitos anos de Estudo.

A medida que o ser humano foi evoluindo, descobrindo novas maneiras de lidar cm vários problemas, antes sem explicação, respostas, se fez necessário pesquisar, e consequentemente, estudar, buscar conhecimento para esses novos paradigmas.

Uma Pesquisa Científica demandas muitas vezes anos de trabalho árduo, envolve vários autores, protagonistas e figurantes para que se dê vazão ao conhecimento real. São empregadas várias técnicas, métodos de estudo para se chegar à uma conclusão e por tudo isso fazer Pesquisa Científica é importante para a sociedade.

  1.  A importância da elaboração de Projeto de Pesquisa

        A pesquisa demanda que as atividades criadas durante seu processo sejam de fato projetadas. De forma geral, idealiza-se a elaboração como a primeira parte da pesquisa, que abrange a criação do problema, a definição dos objetivos, a concepção de hipóteses, a operacionalização dos conceitos e assim por diante nos outros itens do projeto. A projeção deve abranger também noções relacionadas ao tempo a ser gasto na pesquisa, tal como os recursos humanos, materiais e financeiros que são indispensáveis a sua execução.

        Como Gil (2002) nos mostra:

“A moderna concepção de planejamento, apoiada na Teoria Geral dos Sistemas, envolve quatro elementos necessários a sua compreensão: processo, eficiência, prazos e metas. Assim, nessa concepção, o planejamento da pesquisa pode ser definido como o processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência à investigação para em determinado prazo alcançar o conjunto das metas estabelecidas.” (GIL, p. 19, 2002).

        Como colocado pelo autor, a organização da pesquisa efetiva-se através da elaboração de um projeto, que é a prova especificadora das atividades a serem produzidas ao longo do processo de pesquisa. O projeto deve, dessa forma, peculiarizar os objetivos da pesquisa, apontar a justificativa de sua efetuação, delimitar a categoria de pesquisa e definir os procedimentos de coleta e análise de dados. Precisa-se, também, informar sobre o cronograma adotado no desenvolvimento da pesquisa e possibilitar prescrição dos recursos indispensáveis para efetivação da pesquisa.

        O projeto relaciona-se diretamente a seus pesquisadores, em razão de retratar o plano de ações a serem produzidas durante a pesquisa. Relaciona-se também a outras pessoas, bem como quem contrata os serviços da pesquisa – sendo que o projeto consiste em um documento primordial que informará o que será pesquisado e seu custo calculado. Portanto, no momento em que uma empresa custeia a pesquisa, então o projeto será desenvolvido conforme solicitado pela empresa.

  1.  A necessidade de Pesquisa

É fundamental que para a construção de um projeto se realize a pesquisa. A pesquisa pode construir conhecimentos científicos, favorecendo uma ruptura do senso comum e gerando um conhecimento teórico, construídos em uma metodologia adequada. A pesquisa pode ser classificada em dois grandes grupos: um de ordem intelectual e o outro de razões de ordem pratica. Não existe uma regra para elaborar um projeto, sua estrutura é determinada pelo tipo de problema a ser pesquisado. É necessário que o projeto esclareça como se processará a pesquisa, quais as etapas que serão desenvolvidas e que recursos serão utilizados. Um projeto só pode ser elaborado quando se tem estabelecido o problema, claramente indicado onde os objetivos bem deliberados, assim como o plano de coleta e análise dos dados. Podemos também definir pesquisa como sendo o processo estruturado em função de um problema. Este por sua vez passa a ser o fator chave da pesquisa e deve ser delimitado nos quesitos tempo e espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com