TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  7/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.914 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA CAROLINA

ANGELICA GUIMARÃES

LOURDES PEREIRA

PRISCILA DE JESUS

VALDINÉIA ALMEIDA

VALMOR CERQUEIRA

LEILA BORGES - Licença Maternidade

TEMA: Como os discentes do curso de Serviço Social do 6º semestre da Unime estão se preparando para o mercado de trabalho.

Itabuna Bahia

2015.1

                         [pic 3][pic 4]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA CAROLINA

ANGELICA

PRISCILA DE JESUS

VALDINÉIA ALMEIDA

VALMOR CERQUEIRA

LEILA BORGES - Licença Maternidade

TEMA: Como os discentes do curso de Serviço Social do 6º semestre da Unime estão se preparando para o mercado de trabalho.

Pesquisa apresentada a professora Iracema, para fins avaliativos, correspondente ao I crédito do I bimestre da disciplina Pesquisa Social II, do curso de Serviço Social do 6° semestre.

Itabuna Bahia

2015.1

INTRODUÇÃO

A quantidade de jovens e adultos que buscam a formação superior como forma de garantir um espaço no mercado de trabalho vem crescendo de forma significativa nos últimos anos. Frente às transformações nas relações de trabalho, ao surgimento de novas formas de se encarar a carreira e ao entendimento de que a responsabilidade pela inserção profissional cabe exclusivamente a cada indivíduo. Percebemos que os estudantes entrevistados se dedicam pouco para o mercado de trabalho e estar preso apenas ao que os docentes exigem em sala de aula.

A correria está intimamente relacionada à hegemonia de um dos conceitos de empregabilidade, que prega que é o trabalhador e somente dele a responsabilidade por seus desígnios profissionais. Nesse sentido, a empregabilidade dependeria da capacidade individual de desenvolver e manter um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes atraentes aos potenciais empregadores.

PROBLEMA

O que ocasiona as dificuldades dos Universitários a se inserir no mercado de trabalho?

OBJETIVO GERAL

Investigar como os discentes do curso de Serviço Social da UNIME do 6º Semestre se preparam para o mercado de trabalho

OBJETIVO ESPECÍFICO:

  • Verificar a carga horária de estudo para quem trabalha;
  • Identificar as dificuldades para a realização do estudo;
  • Analisar quais expectativas com o término do curso.

MÉTODO

Será uma pesquisa de levantamento utilizando o método de Amostragem Sistemática Probabilística, no qual os entrevistados serão selecionados pelo curso (Serviço Social) e o (6º semestre). A pesquisa de caráter qualitativo (ordinal e nominal) foi incentivada através do interesse de observar a qualidade de sujeitos que estão se preparando para o mercado de trabalho, a partir da sua vivencia e estratégias utilizada para essa preparação. Buscou-se, portanto, aprofundar-se em um estudo relacionado ao curso de Serviço Social comparando-se com Direito e Pedagogia da Unime.

INSTRUMENTOS

A pesquisa será conduzida por meio de entrevistas. Utilizaremos uma urna, para os entrevistados depositarem suas respostas. O roteiro contem perguntas sobre técnicas utilizadas para os estudos, cobrindo desde os tipos de materiais utilizados na leitura a expectativas de especialização pós-término do curso.

Para a realização dessa pesquisa iremos aplicar uma entrevista, com a participação de todos os componentes do grupo, ingressando em cada sala sorteada, convidamos os alunos a participar de uma pesquisa sobre a preparação para o mercado de trabalho no qual serão informados que não precisaria se identificar.

REFERENCIAL TEÓRICO

A pesquisa foi conduzida por meio de entrevistas. O roteiro continha perguntas sobre técnicas utilizadas para os estudos, cobrindo desde os tipos de materiais utilizados na leitura a expectativas de especialização pós término do curso.

A conjuntura econômica nacional inserida no dinamismo do capitalismo mundial caracterizada pela globalização dos mercados aponta para mudanças significativas na estrutura do emprego. Verificam-se, portanto, novas formas de gestão empresarial, ampliando os padrões de produtividade e competitividade em todos os setores, com impactos consideráveis no mercado de trabalho. O desafio que se coloca, é a formação do profissional atual que demanda maior autonomia e capacidade de adaptação às mudanças, com uma qualificação diversificada e flexível, proporcionada por centros de produção de conhecimentos e de pesquisas, fomentando uma inserção cultural favorável ao desenvolvimento. Para o Curso de Serviço Social, a nova tendência apontada pelas exigências sociais e do mercado de trabalho requer cada vez mais um profissional com conhecimento e domínio das técnicas administrativas, raciocínio lógico e habilidade em relacionamentos interpessoais, uma vez que os novos cenários apontam a necessidade de uma formação multidisciplinar. Desta forma verifica-se o profissional de S. Social atuando em empresas públicas e privadas assim como prestando consultorias e assessorias.

“Na avaliação inclusiva, democrática e amorosa não há exclusão, mas sim diagnostico e construção. Não há submissão, mas sim liberdade. Não há medo, mas sim espontaneidade e busca. Não há chegada definitiva, mas sim travessia permanente em busca do melhor. Sempre!” LUCKESI, 1997.

Cipriano Luckesi, Eloi Barreto, José Cosma, Naidison Baptista, Fazer Universidade: uma proposta metodológicaCortez Editora, São Paulo, 2005, 14 edição, 232 páginas. 

RESUMO

Atualmente o cenário sócio-econômico, vem exigindo uma nova postura do profissional contábil, condizente com uma sociedade pautada na competitividade, tecnologia e conhecimento. A qualificação profissional deixou de ser opção para ser uma condição no exercício da profissão, em função das novas exigências impostas pelo mercado. O processo de desenvolvimento das habilidades e conhecimentos profissionais deverá ser suficiente para oportunizar aos contadores condições de empregabilidade. Nesse contexto, fazer um curso superior é o caminho adotado por pessoas que buscam um diferencial profissional. O fim do curso de graduação não assegura o sucesso profissional, pois a nova realidade requisita atualizações constantes do conhecimento técnico-científico. Com base nesse entendimento, o trabalho apresentado a seguir pretende evidenciar como os alunos do curso de Ciências Contábeis da cidade de Bauru-SP estão se preparando para atender às perspectivas da profissão contábil no mercado globalizado. A realização dessa pesquisa representa uma considerável contribuição para o estudo da formação profissional dos acadêmicos, pois a conclusão da graduação não é suficiente para atuar no mercado de trabalho e suas mudanças.
Palavras-chave: Bacharelado em Ciências Contábeis. Profissional Contábil. 

1 INTRODUÇÃO

O atual contexto do mercado globalizado e a “Era da Informação” transformam incessantemente o ambiente de trabalho, tornando imprescindível a atualização do profissional de contabilidade. Neste sentido, Ludícibus (1991, p.7) diz que:
[...] “para o seu benefício profissional e como cidadão o contador deve manter-se atualizadonão apenas com as novidades de sua profissão, mas, de forma ampla, interessar-se pelos assuntos econômicos, sociais e políticos que tanto influem no cenário em que se desenrola a profissão.”

A atualização profissional deixou de ser opção para ser uma condição no exercício da profissão, em função das novas exigências impostas pelo mercado. O exercício de uma profissão, para Sá (1996, p.128) “[...] demanda a aquisição de pleno conhecimento, o domínio sobre a tarefa e a forma de executá-la, além de atualização constante e aperfeiçoamento cultural”.
O desenvolvimento científico torna o mercado profissional muito competitivo, requisitando profissionais cada vez mais gabaritados. Nesse contexto, fazer um curso superior é o caminho adotado por pessoas que buscam um diferencial na qualificação profissional. 
As Instituições de Ensino Superior (IES) devem passar o conhecimento aos discentes, para que estes estejam preparados para atuar no mercado de trabalho. Porém, a questão da preparação profissional não depende exclusivamente do ensino proporcionado pelas Faculdades, mas também depende da atitude proativa do aluno em função do tipo profissional que pretende se tornar. 
Contudo, o objetivo desse trabalho é abordar o perfil profissional dos formandos em Ciências Contábeis em Três Instituições na cidade de Bauru/SP, verificando o nível de informação quantos às perspectivas da Profissão Contábil. Pretende-se com os resultados da presente pesquisa verificar se os alunos do 4º ano do curso de Bacharel em Ciências Contábeis apresentam um perfil profissional qualificado e diferenciado, bem como se estarão aptos a competir no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (316.3 Kb)   docx (194.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com