TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERVENÇÃO

Por:   •  16/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 8

NÁDIA AMORIM DE SIQUEIRA

PROJETO CINE PIPOCA NA APAE DE CUIABÁ

CUIABÁ,2015,MT.

NÁDIA AMORIM DE SIQUEIRA

PROJETO CINE PIPOCA NA APAE DE CUIABÁ

Trabalho de Projeto de intervenção de Curso da IESMT-INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO, como requisito para a obtenção da nota campo de Estágio no curso SERVIÇO SOCIAL.

CUIABÁ,2015,MT

PROJETO CINE PIPOCA NA APAE DE CUIABÁ

APRESENTAÇÃO

APAE-Associação de Pais e Amigos Excepcionais em Cuiabá MT, localizada na rua: Major Gama, 600 Centro Sul, telefone: (65) 3322-8853 tem como atividades Associações Beneficentes.

Na associação existe ambiente direcionado para inclusão com objetivo criar formas de ensino, didáticas e orientações tanto aos alunos aos pais.

Exibição de filmes contribui para educação especial de uma forma que os alunos são capazes de desenvolver competências e habilidades básicas e essenciais para o desenvolvimento cognitivo e a socialização com a sociedade.

JUSTIFICATIVA

Aplicação dessa didática de usar filme serve trabalhar com a capacidade do aluno especial em utilizar a observação como meio de comunicação, abstração e compreensão do mundo que o cerca.

Para melhor compreensão um breve relato do surgimento da telinha na contemporaneidade. A mídia exerce sobre a população uma vigorosa ação pedagógica. Se consideramos os mais de cem anos da existência do cinema, vamos observar diferentes movimentos com grande ou escassa produtividade, além, de muitas intervenções para melhorar os processos de produção, filmagem, apresentação e distribuição dos filmes.

A sociedade pós-moderna da qual fazemos parte está imersa numa cultura da imagem, assim alguns aprendizados ocorrem com naturalidade. No entanto, assistir a um filme, seja para entreter – se com ele, seja para analisá-lo, pressupõe aprendizagens específicas. Os filmes são produções em que a imagem em movimento, aliada às múltiplas técnicas de filmagens e montagem e ao próprio processo de produção e ao elenco selecionado, cria um sistema de significações.

São histórias que nos interpelam de um modo avassalador porque não dispensam o prazer, o sonho e a imaginação. Elas mexem com nosso inconsciente, embaralharam as fronteiras do que entendemos por realidade e ficção.

Quando dizemos que o cinema cria um mundo ficcional, precisamos entendê-lo como uma forma de realidade apresentar-se. Nessas histórias, mergulhamos e vivemos como se nosso corpo estivesse lá.

Elas nos interpelam para que assumamos nosso lugar na tela, para que nos identifiquem com algumas posições e dispensemos outras.

Na esteira destas considerações propomos o projeto cine pipoca reflexivo, este surgiu a partir da necessidade de se colocar em discussão e reflexão assuntos concernentes aos Direitos da Pessoa com Deficiência especialmente o da dignidade da pessoa e o da promoção do bem de todos, sem preconceito.

Ao tratar do tema das pessoas com deficiência, estaremos, todo tempo, lidando com os princípios constitucionais, a questão das pessoas com deficiência é um dos mais propícios temas para demonstrarmos os respectivos direitos.

É um grupo vulnerável, multifacetado, porque os problemas de uma deficiência não são os mesmos de outra, o que torna o grupo mais disperso, se visto sob a ótica das prestações do Estado, ou seja, problemas de um surdo não são problemas de um cadeirante, se vista a questão por uma ótima menos generalista e envolvente.

De acordo com nossas observações, e com os estudos precedentes sobre crianças portadoras de necessidades especiais, decidimos pela possibilidade de trabalhar com essa intervenção pedagógica.

Com isso realizar intervenção diretamente na realidade do aluno, cumprindo com as funções básicas de socialização entre o pensamento e linguagem, introduzindo novas formas e experiências futuras com alunos, contribuindo assim para que a intervenção se alie á educação inclusiva.

O mais importante, porém será dispensar à criança um tratamento que o inserisse na medida do possível, como sujeito de um mundo possível de aprendizagem.

Objetivo Geral:

Trabalhar temas como: prevenção e eliminação de todas as formas de discriminação contra a pessoa com deficiência e proporcionar sua plena inclusão à sociedade.

Objetivo Específicos

Estabelecer um diálogo reflexivo com os alunos e alunas. Sobre o cotidiano da pessoa com deficiência. Averiguar o comportamento da criança/adolescente antes e posterior ao filme. Possibilitar entretenimento ao deficiente intelectual da APAE Cuiabá.

Público – Alvo

Alunos(as) com idade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com