TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pastagem

Ensaios: Pastagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

FIB – FACULDADES INTEGRADAS DE BAURU

MANEJO ECOLÓGICO DE PASTAGENS

Bauru 2014

Resumo.

A pastagem é a fonte de alimentação mais econômica para bovinos e quando bem manejada pode ser a opção mais moderna e eficiente para assegurar ganhos econômicos e de produtividade na exploração. Dessa forma, a exploração animal em pastagens tem potencial para ser competitiva devido à possibilidade de redução de custo de produção e de agregação de valor ao produto produzido de maneira sustentável.

Summary.

The pasture is the most economical source of feed for cattle and when handled well can be the most modern and efficient option to ensure economic and productivity gains in exploration. Thus, animal exploitation in pastures has the potential to be competitive due to the possibility of reducing production costs and adding value to the product produced in a sustainable way.

1 - INTRODUÇÃO.

A pastagem ecológica vem sendo bastante usado em diversas regiões do país, principalmente na região Amazônica, onde é crescente a necessidade de se praticar uma pecuária sustentável e mais produtiva, pastagem ecológica vem sendo bastante usado em diversas regiões do país.

O manejo da pastagem ecológica é utilizar a forragem existente no local para se obter o máximo de produtividade (figura 1), sem prejudicar as plantas forrageiras, respeitando o meio ambiente. Isto significa que o complexo ecossistema da pastagem que envolve as várias inter-relações entre clima-solo e planta-animal deve ser conhecido e entendido com base nos princípios que o regem, de modo a permitir que a pastagem seja racionalmente manejada. Cada um desses componentes pode ser considerado como parte de um grande complexo biológico no ecossistema pastoril, pois são dependentes um do outro, quanto ao fluxo de energia e do ciclo dos nutrientes, estes são considerados como parte de um todo.

Os processos que ocorrem no sistema ecológico da pastagem são bastante dinâmicos e decorrem das inter-relações existentes entre planta, animal, solo e clima. Os fatores ecológicos estão envolvidos no crescimento e utilização do pasto assim como os fatores do meio ambiente, as plantas, os animais e os organismos decompositores. O conhecimento dos efeitos e inter-relações de cada fator é essencial para o uso eficiente dos recursos naturais.

Na agricultura intensiva, onde rigorosos métodos agronômicos são aplicados com o objetivo de aumentar a produção, a importância de um entendimento ecológico dos mecanismos de sobrevivência das plantas em diferentes comunidades e habitats tem um papel relativamente menor (figura 2). Entretanto, em sistemas agrícolas sustentáveis é dada maior ênfase aos ciclos biológicos e existe maior necessidade de entendimento dos princípios ecológicos que regem o estabelecimento, persistência e produção das espécies de plantas, para que estes princípios possam ser aplicados no manejo do sistema.

Figura 1.

Figura 2

2 - OBJETIVOS.

O principal objetivo do manejo de pastagem ecológica é utilizar a forragem disponível no local para se obter o máximo de produtividade, sem prejudicar as plantas forrageiras, respeitando o meio ambiente e proporcionando um ambiente de bem estar aos animais. E o mais importante conscientizar os produtores para esse tipo de pratica que vem sendo muito discutida.

3 – CONCLUSÃO

O manejo ecológico de pastagem será e vem sendo uma pratica que trará muitos benefícios, tanto com o meio ambiente, quanto para o retorno financeiro para produtos conscientes que usa desse manejo, pelo um custo teoricamente mais baixo, quando feito corretamente.

4 – REFERENCIAS

- PRIMAVESI, A. Manejo Ecológico de Pastagens. São Paulo: Editora Livraria Nobel S.A. 1.984.184 p.

- MELADO, J. Manejo de Pastagem Ecológica – Um Conceito Para o Terceiro Milênio. Aprenda Fácil Editora, Viçosa – MG, 2000. 224 p.

- www.cpafro.embrapa.br

- www.fazendaecologica.com.br

- www.forragicultura.com.br

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »