TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequisa em Serviço Social

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

Polo guaicuru

Serviço social

Pesquisa em Serviço Social

Cecilia Vieira de Freitas-

Lindomaia Borges Nogueira-

Roberta Micaela Gondin da Rosa-

Vera Cristiane Gonçalves Gomes

Waldinei Gonçalves Gomes-

Projeto de Pesquisa

Tutora a distancia: Gabriela Galacini Vieira

Campo Grande, MS.

24/09/2015

INTRODUÇÃO

O presente desafio consiste em desenvolver em equipe um projeto de pesquisa com informações a respeito dos diferentes métodos de pesquisa social, Metodologia Cientifica e Relevância, e qual a função do Assistente social na área das ciências humanas e sociais da pesquisa social na atualidade.

Analisar os conceitos de pesquisa sociais e seus diferentes tipos, métodos e suas etapas e as principais concepções teóricas sobre fortalecimento de vinculo familiar.

O projeto visa identificar um plano de ação para ser desenvolvido com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para que possa criar possibilidades de uma mudança de vida de criação ou identidade através de ações voltadas para a socialização, humanização e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

PROJETO DE PESQUISA

Metodologia:

Conjunto de métodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina e sua aplicação.

Cientifico:

Adj. Relativo à de quem tem o rigor da ciência.

Relevância:

Relevante que releva saliente, proeminente, importante o que tem importância ou é necessário relevância.

Pesquisa social na atualidade para o campo de serviço social

A pesquisa sobre tudo é a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais que indicam novas propostas para os problemas apresentados, trata de investigar e levantar dados, realizar diagnósticos.

É através da pesquisa que adquirimos conhecimentos e com o fator relevante pesquisado, temos um rico processo de aprendizagem.

A pesquisa é um instrumento do assistente social que traz benefícios para quem desenvolve e para quem aplica seja para sociedade/ grupo/comunidade, pois ela favorece a ruptura do censo comum e gera um conhecimento com bases fundamentais teóricos relevantes construídos com base em uma metodologia adequada.

Nas mais diversas profissões existentes a pesquisa é fundamental para se chegar a um processo investigativo e bem elaborado para o alcance do resultado desejado e assim tomar decisões necessárias a fim de melhorias para famílias e empresas, na profissão do serviço social não é diferente, mas o publico alvo é o usuário e comunidade.

É no cotidiano que o assistente social toma decisões de pesquisa visando melhorias na condição de vida adequadas a população assistida pelo o profissional no âmbito de trabalho.

A pesquisa tem dimensão informativa para o assistente social e possui grande importância e relevância para o desenvolvimento do profissional qualificado e assim pode intender as necessidades postas do dia-dia.

A família é um fator predominante para ações de intervenção, pois é um lugar de proteção e cuidados, mais também com o desarranjo do mesmo e com diferentes arranjos familiares ainda sim a família é dotada de autonomia, competências e geradora de possibilidades. A violação de direitos é um fator que precisa da intervenção de um profissional para que possa compreender e investir em ações ligadas ao fortalecimento e ao resgate do vinculo familiar.

Ações investigativas através de visita domiciliar e ações de socialização primaria e secundaria leva o encaminhamento para órgãos públicos, o apoio de ONGs são alternativas encontradas para o fortalecimento de vínculos.

A profissão do Assistente Social foi desenvolvida em sua origem com postura assistencial e messiânica voltada para atender as demandas imediatas da população menos favorecidas pelo governo em situação de vulnerabilidade social, postura essa baseada no conservadorismo ainda presente nas atitudes inclusive no código de ética da profissão.

O Assistente Social na sua atuação precisa aprimorar seus conceitos teóricos metodológicos e de linguagem, a pesquisa como pratica diária de trabalho e o relacionamento da teoria e pratica é capaz de capacitar um profissional e de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente profissional com métodos de fortalecer o vinculo familiar e comunitário.

A competência teórica e metodológica do profissional deve ser qualificada para conhecer a realidade social, politica, econômica e cultura das famílias e sociedade, desse modo faz-se necessário com intenso rigor o conhecimento teórico metodológico a ponto de que se permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos fenômenos aparentes que possa aprender sua essência seu movimento e as possibilidades profissionais, competência e técnico-operativo, o profissional deve conhecer e aprimorar-se e sobre tudo por em prática a ponto de criar conjuntos que acrescentem melhorias para as famílias e sociedade.

Uma problemática já conhecida e preocupante é o desarranjo familiar afetando crianças menores de 15 anos que ficam vulneráveis a fome e violência. Esse tema leva a ações de socialização e fortalecimento de vinculo familiar e comunitário, com direitos reservados pela (ECA) Estatuto da Criança e do Adolescente lei n°8,069, de 13 de junho de 1990.

A pesquisa é uma ferramenta de grande relevância para que a prática profissional possa ser desenvolvida, este confere tem cunho cientifico, pois a investigação é o caminho para a intervenção com base em leis que garantem esses direitos como, ECA- Estatuto da criança e do adolescente e Tipificação.

QUAIS AÇÕES PODEM AFASTAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA VULNERABILIDADE SOCIAL.

Desenvolver ações para criança e adolescente que estão em situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com