TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  13/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Faculdade Dom Pedro II

Disciplina: Pesquisa II

Docente:

Discentes:  

Sumário:

  1. Tema
  2. Introdução
  1. 1 - Objetivo Geral
  1. 2 – Objetivo Especifico
  2. Fundamentação Teórica
  3. Pergunta de Partida
  4. Metodologia
  5. Cronograma
  6. Conclusão
  7. Referência

  1. Tema.

Saúde mental e trabalho.

  1. Introdução.

O estresse do trabalho afeta o dia a dia nas relações pessoais, pois o que acontece no ambiente de trabalho é afetado no decorrer do dia, portanto o cansaço e o desânimo permite que o trabalhador têm dificuldade de interagir com outras pessoas fazendo-o então afastar do ciclo de amizade e familiar e até mesmo com os colegas de trabalho. Muitas vezes os resultados começam quando as demandas são maiores do que o próprio trabalhador suporta, permitindo assim reações de irritabilidade e ansiedade. Dentro do trabalho, as causas do quadro depressivo podem ser através de cobranças incessantes e quando esta cobrança não é positiva ou quando não se atinge a meta estabelecida pelo empregador, o “chefe” exponha o fato na frente de outros colegas de trabalho, não dando o direito até mesmo de ouvir o empregado, em consequência torna-se um empregado completamente desmotivado. O assédio moral e as condições do trabalho também influencia também no comportamento mental.

    2.1 - Objetivo Geral.

O objetivo geral da nossa pesquisa foi analisar as influencias e consequências da saúde mental do trabalhador de Telemarking de uma determinada empresa privada no município de Salvador-BA.

  1. - Objetivo Específicos.

  • Identificar os fatores que geram o stress nos profissionais;
  • Detectar quais as fontes geradoras do estresse;
  • Sensibilizar a população sobre as influencias e consequências do stress ocupacional;

  1. Fundamentação Teórica.

Saúde Mental e Trabalho

O autor faz um estudo buscando compreender, a saúde mental, onde descreve que a saúde mental é um termo utilizado para descrever o nível cognitivo ou emocional de uma pessoa, é o equilíbrio entre o interno e as vivências externas. Os transtornos mentais prejudicam o desempenho na vida familiar, social e pessoal. O autor relata que a nova estrutura do mercado de trabalho é um desafio para o trabalhador, que tem que enfrentar grande pressão psíquica em seu trabalho, enquanto para alguns essa pressão pode ser motivadora para outros pode ser estressante.

“(...) pesquisadores concordam que a natureza e a severidade do estresse dependem das características da demanda, qualidade da resposta emocional e processos de enfretamento (coping) mobilizados pelo indivíduo. Entre características pessoais mediadoras entre trabalho e estresse estão a auto-estima e o lócus de controle”. (Codo 2004).

O trabalho é o principal causador de estresse no país, os resultados começam a ser sentidos na pele de quem não consegue controlar a ansiedade e irritabilidade. Distúrbios de ansiedade, pânico, depressão são algumas das doenças que atingem essas pessoas. As reações físicas ao estresse variam de pessoa para pessoa, segundo explica a presidente do departamento de Medicina do Trabalho da Associação médica de Minas Gerais, Walnéia Cristina Moreira: “Mas o mais comum é apresentar um cansaço maior que o habitual, irritação aos mínimos motivos, dificuldade de relacionamento no trabalho e em casa, cefaleia, taquicardia, sudorese e desânimo para as atividades do dia a dia” Apesar de existirem profissões mais propensas a serem afetadas pelo mal, como bombeiros, médicos e atendentes de telemarketing, qualquer profissional pode estar propenso a sofrer com o estresse. Cada indivíduo possui um limiar, por isto a importância da organização conhecer seu funcionário. Mas que a empresa, é fundamental que cada pessoa conheça e respeite seus próprios limites e preze por seu bem estar. As organizações, cabe ter considerações a esses limites. O estrese não é o único tipo de adoecimento psicológico que pode surgir no ambiente ocupacional, a depressão é um problema quase tão frequente quanto o estresse, mas que tem motivações diferentes, a cobrança de chefes, colegas e do próprio mercado estão entre as principais causa de tanta tensão, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), esse ano, o motivo que mais causa estresse entre os brasileiros (38%), é a convivência com o chefes e colegas agressivo ou mal humorado. “As pessoas ultimamente tem tentado ser politicamente corretas e eu acho isso muito errado, às vezes você deixa de falar uma coisa que te incomoda em um colega só porque trabalha com ele, isso é errado não e para sair brigando, mas sim para descobrir uma maneira de se colocar para esta pessoa” pontua a psicoterapeuta e presidente do Ipom, Myriam Duarte.

O que é Stress Ocupacional?

O que é estresse Ocupacional? Compreende-se por estresse um conjunto de perturbações ou instabilidade psíquicas e orgânicas provocadas por diversos estímulos que vão desde a condição climática até as emoções e condições de trabalho. Na base da compreensão do conceito de estresse está o desiquilíbrio no caso na relação entre o trabalhador e ocupação. Entende-se então o estresse ocupacional como o quadro de respostas pouco adequadas à estimulação física e emocional decorrente das exigências do ambiente de trabalho, das capacidades exigidas para realiza-lo e das condições do trabalhador. Em alguns casos, o estresse ocupacional não tratado pode gerar a síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento físico e psíquico em decorrência do trabalho.

Síndrome de Burnout.

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no Grupo V da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com