TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa em Serviço Socialo

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma pesquisa-ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, passando pela construção do conhecimento sobre o que é pesquisa, seus métodos e técnicas, bem como sua aplicabilidade. Escolher um tema e de uma pergunta relevante a ser desenvolvida em seu Projeto de Pesquisa. Buscar problemáticas já conhecidas do campo de atuação do profissional de Serviço Social.

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico#/media/File:Metodo_cientifico.svg

Pesquisa é um processo de construção de conhecimentos com ambas finalidades tais como: proporcionar novos conhecimentos ou de construir ou enfatizar um conceito existente. A pesquisa além gerar novos conhecimentos que é importante para o progresso da área, favorece a ruptura de um senso comum, gera uma base de fundamentos teóricos construída em uma metodologia adequada.

Busca explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados em uma visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato. Tal passagem do senso comum para o conhecimento científico caracteriza-se pela adoção de alguns elementos, tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver sua prática [...]. É necessária também, a definição de um caminho para chegar a um método e é maior que a metodologia (LOPES, 2008, p. 16).

Método e metodologia conceitos que tem finalidades diferentes, pois a método consiste no desenvolvimento através da razão a escolha de procedimentos sistemáticos para a explicação de fenômenos com fundamentação nas teorias existentes, com auxilio nas observações e interpretação, com base nas relações encontradas com finalidade de chegar a um determinado conhecimento.

Metodologia estuda os melhores métodos praticados para gerar novos conhecimentos e estar focada em como operacional a pesquisa na fundamentação teórica do método.

O conhecimento a ser construído pela investigação vislumbra não somente a compreensão e explicação do real, mas a instrumentalização das ações profissionais. (LOPES, 2008. P. 17).

As pesquisas são fundamentais para todas as profissões não sendo diferente para os Assistentes Sociais, pois através de novas pesquisas se adquire conhecimentos necessários e adequados para orientação do público alvo. Através de novas pesquisas podem-se observar mudanças que ocorrem ao longo do tempo, que visa melhoria nas decisões tomadas em prol da sociedade, promovendo qualidade devida para população que dela necessita.

O assistente social tem que ter domínio e claro conhecimento que será utilizado para nortear o trabalho. É necessário que profissional enfatize pesquisas proporcionais à problemática social que esta em questão.

É importante que o profissional não tenha apenas que alisar o que acontece mais sim tomar decisões mediante as determinadas situações, levantando alternativas com meios de investigação.

Assim, segundo Lopes (2008), a construção de um novo saber baseado em uma pesquisa ou processo de investigação, realiza um movimento dialético que consiste em:

1) análise e crítica do objeto base da pesquisa;

2) construção de novos conhecimentos

3) síntese do plano de ação e do conhecimento

Portanto, diante dos problemas específicos, o profissional não tem apenas que analisar o que acontece, mas tem que formular uma crítica e tomar uma decisão por um determinado tipo de construção de alternativas como produto de investigação. O modo como o pesquisador faz isso, é o que irá determinar a relação que ele estabelece com a teoria (LOPES, 2008. P. 18).

Terceira Idade

O que é terceira idade e quais são seus direitos?

Serviço social na pratica com idoso, tem como objetivo conscientizar a sociedade do valor idoso e seu lugar entre eles. O objetivo do assistente social diante desta questão da pessoa idosa, que se encontra em exclusão social e descriminação, e promovendo a sensibilidade para todas as pessoas, além de fazer com que o idoso acredite em si próprio como possuidor de direitos.

“O problema da nossa época é, então, o de compatibilizar a individualidade e a reciprocidade familiares. As pessoas querem aprender, ao mesmo tempo, a serem sós e a ‘serem juntas’. Para isso, tem que enfrentar a questão de que, ao se abrir espaço para a individualidade, necessariamente se insinua uma ou outra concepção das relações familiares.” Sarti in Carvalho (p.43).

Um dos problemas mais frequente está sendo a violação do direito do idoso, aonde a pessoa idosa sofre por tais imprudências. Sendo uma questão vivenciada pelos assistente sociais que como finalidade conscientizar o idoso tomando as medidas necessárias.

Violação de direito do idoso

Abandono

Negligencia

Direitos do idoso:

O idoso tem direito ao respeito Direito a saúde Direito ao atendimento as suas necessidades básicas Direito a educação Direito a justiça Direito a moradia Direito ao esporte e lazer Direito aos transportes

Terceira idade são mudanças físicas no organismo, ocasionando alterações em suas funções, provocando mudanças nos seus comportamentos. Esta é uma nova etapa na qual o ser humano chega, pode-se contatar que atualmente cresce o numero de pessoas idosas exigindo uma nova construção emergente de uma sociedade para todos.

De acordo com o Art. 8o O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta Lei e da legislação vigente.

O individuo que estar ou ser da terceira idade são visto como pessoas diferentes, com angustias e anseios mais pertinentes entrem os cidadãos de uma sociedade que convive em desigualdade social. Entre tanto são todos iguais como seres humanos que compartilha se momentos, sentimentos e que carrega experiências que na maioria das vezes são de grande riqueza para o próximo. Claramente são vivenciados os problemas de desigualdade, e evidentemente as más situações com sociedade com o que diz a respeito dos direitos humanos.

“Diante das desigualdades sociais que ainda presenciamos em nosso país, que tem tido crescimento acelerado da população idosa, precisamos unir esforços com outros profissionais que tenham compromisso com a causa do idoso, no desenvolvimento de programas e projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com