TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa social

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

Polo São Sebastiao-DF

                                                         SERVIÇO SOCIAL

PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE PESQUISA

Nome do tutor presencial: ISAMARA GASPAROTTI

Nome do tutor a distância: Ma. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA

                                                                                                                                                                                                                   Brasilia,0 de Setembro de 2015

INTRODUÇÃO

  Pesquisa em serviço social veio apresentar a pesquisa-ação, o qual é essencial para a prática do profissional de Serviço Social. 
O presente trabalho foi realizado em grupo, com o objetivo de apresentar um Projeto de Pesquisa sobre o abuso e violência sexual como desafio para os Assistentes Sociais, um problema social que tem prejudicado muitas pessoas mas em especial crianças e adolescentes, e o meio onde isso mais acontece é o onde deveriam receber mais proteção e carinho, os seus familiares. A produção de um Projeto de Pesquisa deve ser levada em consideração o conhecimento sobre o que é pesquisa, os métodos, as técnicas e a sua aplicabilidade. 
Para desenvolver um projeto de pesquisa, é necessário utilizar a metodologia científica.

Para a execução deste trabalho foram feitas muitas pesquisas em diversos sites.

ETAPA 01

A relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do serviço social.

 Podemos definir pesquisa social como o processo que, utilizando a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Seu objetivo fundamental é descobrir respostas para problemas mediante emprego de procedimentos científicos ela também busca o progresso da ciência, procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas. Seu desenvolvimento tende a ser bastante formalizado e objetiva a generalização, com vistas na construção de teorias e leis.

A pesquisa social para o serviço social desponta como uma ação indispensável, por meio da efetivação da pesquisa e distingue as relações sociais que agitam os diferentes contextos sociais existentes e propõem novas possibilidades de intervenção. Cada pesquisa social tem um objetivo específico, mas é possível ordená-las em agrupamentos amplos; sendo estas: Pesquisas exploratórias, pesquisas descritivas e pesquisas explicativas.

Pesquisa exploratórias: – Com menor rigidez de planejamento, procuram desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, para a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Proporcionam visão geral, do tipo aproximativo, de determinado fato. O produto final passa a ser um problema mais esclarecido.

Pesquisa descritivas: tem como objetivo principal a definição de determinada população ou fenômeno ou a afirmação de relações entre variáveis. Umas de suas características

         Mais expressivas está na utilização de técnicas unificadas de coletas de dados e aponta-se as que tem por objetivo estudar as características de um grupo, sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade e de renda, estado de saúde física e mental.

Pesquisa explicativas: tem como apreensão central identificar os fatores que causam ou que colaboram para a ocorrência dos fenômenos. Esta pesquisa e a que mais penetra o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas, e por isso mesmo é o tipo de pesquisa mais complicado.

Etapas da Pesquisa

Até o momento não foi possível definir um modelo que apresente, de forma precisa e sistemática, os passos da pesquisa, nem há teoria suficiente para tal, sendo esta uma aproximação:  

a) Formulação do Problema

b) Construção de Hipóteses ou Determinação dos Objetivos

c) Delineamento da Pesquisa

d) Operacionalização dos Conceitos e Variáveis

e) Seleção da Amostra

f) Elaboração dos Instrumentos de Coleta de Dados

g) Coleta de Dados

h) Análise e Interpretação dos Resultados

i) Redação do Relatório.

A pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social gera um pouco de complexidade pelo fato do profissional do Serviço Social não poder considerar as pessoas como objetos; RICHARDSON (1999) desenvolve críticas ao emprego de métodos quantitativos na pesquisa social, enfatizando que “não são os métodos quantitativos em si que produzem injustiças, mas o uso que se faz desses métodos.

Problema

Abuso e Violência sexual

O abuso sexual é frequente e ocorre em todas as classes sociais e estratos econômicos, em todos os países do Mundo, bem como as outras formas de maus-tratos, o físico, o psicológico e a negligencia. O abusador sexual, ou seja, aquele que se utiliza de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual, é, antes de tudo, um doente. Quando se apresenta para sociedade esse indivíduo parece ser normal. O abuso sexual intrafamiliar inicia-se geralmente muito cedo, quando a criança tem cerca de cinco anos, e é um ato progressivo, um misto de carinho e afagos, com ameaças – não conte nada a mamãe, você é a minha filha de que mais gosto, você é minha preferida, ou, não conte para ninguém, é um segredo nosso, ou, ainda, se falar para sua mãe, ela vai te castigar e botar você na rua.

Com medo e remorso, mas também com prazer, a criança vai aceitando a relação com o pai agressor. Sim, porque na maioria das vezes, o abuso sexual é praticado pelo pai biológico, contra a filha e as vezes contra o filho. É uma situação patológica de toda a família. Progressiva, pode chegar, na adolescência, a penetração vaginal e a gravidez. Raramente é acompanhada de violência física, ou deixa marcas evidentes.

A proteção social é um direito estabelecido na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, devendo ser garantida por meio da Seguridade Social, alicerçada nas políticas sociais de Saúde, Previdência Social e Assistência Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com