TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e Gestão em Serviço Social

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Aluno : Daniela Fidêncio             RA: 9137281777

Aluno : Maria Cistina Matteuzzo  RA: 8554883452

Aluno : Joelma Matos Vanderlei  RA: 9140267020

Aluno : Juliana Lima dos santos  RA: 8363806982

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Planejamento e Gestão em Serviço Social; Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência); Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional; Desenvolvimento Econômico.

Prof. EAD: Laura M. R. Santos

Prof. Tutor Presencial: Kênia Vicente Silva

ITATIBA/ SP

JUNHO DE  2016

SUMÁRIO

1. Introdução...............................................................................................................3

2. Territorialização E Questão Social.......................................................................4

3. O Papel Do Estado Na Promoção Dos Direitos Civis E Sociais........................6

3.1 Cronograma Proposto A Ser Utilizado Com A Família Atendida.....................8

4. Relatório..................................................................................................................9

5. Conclusão.............................................................................................................13

Referências Bibliográficas......................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

        Ao longo da história do sistema capitalista, intelectuais que se dedicaram ao estudo do desenvolvimento procuravam explicações para a questão do por quê algumas nações são tão ricas e outras são tão pobres.

        Neste início do século XXI, o estado de prostração econômica de diversos países revela que a questão do desenvolvimento está longe de encontrar respostas adequadas para a redução das desigualdades entre países ricos e pobres. Esse cenário alarmante é reforçado quando se observa que mais de dois terços da população mundial estão vivendo em condição de extrema pobreza, ou seja, a maior parte da população do planeta permanece marginalizada dos benefícios do crescimento econômico.

        No Brasil, para se discutir a questão do subdesenvolvimento econômico, termo que só passou a prevalecer após a II Guerra Mundial, buscou-se referência teórica em Celso Furtado, o qual para compreender as especifidades do processo de desenvolvimento da periferia do capitalismo se constituiu sem dúvida, no alicerce da teorização cepalina do subdesenvolvimento.

        O autor tem a seguinte definição de subdesenvolvimento:

O subdesenvolvimento é um desequilíbrio na assimilação dos avanços tecnológicos produzidos pelo capitalismo industrial a favor das inovações que incidem diretamente sobre o estilo de vida. Essa proclividade à absorção de inovações nos padrões de consumo tem como contrapartida atraso na adoção de métodos produtivos mais eficazes. É que os dois processos de penetração de novas técnicas se apoiam no mesmo vetor que é a acumulação. Nas economias desenvolvidas existe um paralelismo entre a acumulação nas forças produtivas e diretamente nos objetos de consumo. O crescimento de uma requer o avanço da outra. A raiz do subdesenvolvimento reside na desarticulação entre esses dois processos causada pela modernização (Furtado)

        É dentro desse quadro de território onde existe maior pobreza que incide também a maior vulnerabilidade social, assim é grande o desafio do assistente social no trabalho de inserção dessa população na participação e uso dos equipamentos disponíveis.

                                        

2. TERRITORIALIZAÇÃO E QUESTÃO SOCIAL

        A PNAS (Política Nacional da Assistência Social) propõe que as ações públicas da área da Assistência Social devem ser planejadas territorialmente, tendo em vista a  superação da fragmentação, o alcance da universalidade de cobertura, a possibilidade de planejar e monitorar a rede de serviços, realizar a vigilância social das exclusões e de estigmatizações presentes nos territórios de maior incidência de vulnerabilidade e riscos sociais (Brasil, 2004)

        O território é também o terreno das políticas públicas, onde se concretizam as manifestações da “questão social” e se criam os tensionamentos e as possibilidades para seu enfrentamento.

        A compreensão que incorpora a dimensão territorial das políticas públicas reconhece os condicionamentos de múltiplos fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, nos diversos territórios, que levam segmentos sociais e famílias a situações de vulnerabilidade e risco social.

        A perspectiva adotada pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social) para a organização de serviços e programas tem por base o princípio da territorialização, a partir da lógica da proximidade do cidadão, e baseia-se na necessidade de sua oferta capilar nos territórios vulneráveis a serem priorizados.

        O processo de implementação do SUAS tem alertado para questões que se colocam no centro do debate em relação à territorialização. Essas questões continuam sendo pautadas como centrais para que a inovação não represente uma armadilha, e os territórios potencializem direitos, representem um espaço de disputa pelo uso da cidade e sejam lugares de reconhecimento de cidadania.

        Os territórios de alta vulnerabilidade agrupam famílias, como já citado no exemplo do trabalho em questão, com problemas de ordem social e econômica, com questões relacionadas à convivência familiar, inserção no mercado de trabalho e na escola, tanto no ensino infantil como no fundamental, principalmente àquelas famílias oriundas de outros estados, e agora mais recentemente, em nossa atualidade, os casos das famílias de refugiados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (432.5 Kb)   docx (767.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com