TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle de produção

Seminário: Planejamento e controle de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Planejamento e Controle da Produção – PCP

Planejamento nada mais é que a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e oque devem ser feitos para atingi-los da melhor maneira possível.

O PCP tem a finalidade de aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo da empresa, planejando e controlando os fatores e as etapas do processo produtivo como, por exemplo, o quanto de materiais se devem consumir, quantas pessoas devem ser alocadas, quais os equipamentos a serem utilizados, bem como quais serão os níveis de estoque de produtos acabados. O PCP tem por seu princípio, a definição clara dos objetivos, tem que ser flexível em seu planejamento, buscar a padronização dos processos e estarem abertas as exceções inerentes a qualquer operação. Em um sistema de produção por lotes, aonde cada lote é continuo dentro dele, porem não relacionados aos demais, o ambiente do PCP se caracteriza por produtos genéricos de diferentes características, maquinas agrupadas por baterias do mesmo tipo, mudança de ferramentais para as trocas de lotes(set up) e a necessidade de grandes áreas para estoque de produtos acabados.

O PCP ocorre em 3 fases que são: Projeto, Planejamento e controle.

- PROJETO: Ele define como o sistema de produção funciona e quais são suas dimensões.

- PLANEJAMENTO: Define o que a produção irá executar, balanceando os diversos fatores como a demanda livre de materiais, capacidade de maquinas instaladas e a disponibilidade de recursos terminados.

- CONTROLE: trata-se de medir e acompanhar a produção, nada mais que o “feedback” imediato as exceções inerentes da operação

O projeto de produção constitui na sua primeira fase, objetivo discutir e traduzir a estratégia de produção desejada em um conjunto de decisão sobre o sistema de produção, sendo assim formando uma estrutura que ira gerenciar as diferentes atividades que são importantes em diversas indústrias, na construção civil.

Os aspectos do sistema de produção forma uma estrutura do projeto de produção no qual o PCP devera se basear. Esses aspectos constituem em seguintes itens:

• Quantidades de maquinas;

• Quantidades de pessoal disponível;

• Estoque de matérias - primas;

• Características de produtos/ serviços;

• Boletim de operação;

• Lote econômico de produção

O sistema de produção se caracteriza em três tipos básicos de sistemas de produção que são: sob encomenda, em lotes e continua.

- PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA: As empresas produzem somente após ter recebido um pedido ou encomenda de produto como, por exemplo, as oficinas artesanais.

- PRODUÇÃO POR LOTE: as empresas produzem uma quantidade limitada de um produto de cada vez como, por exemplo, as fábricas têxteis e cerâmicas.

PRODUTO CONTINUA: As empresas produzem determinados produtos por logo período de tempo como, por exemplo, as fábricas de papéis e celulose.

O controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com