TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula De Matematica

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  1.434 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

PROGRAMA DE FORMACAO PEDAGOGICA: MATEMATICA

ANTONIO CARLOS CINTRA PEREIRA

DGRM1401SJCC

ATIVIDADE DA 10a SEMANA

PLANO DE AULA

ÁREA DE FIGURAS PLANAS

1 - Título da aula

Área de figuras planas

2 - Tempo necessário

8 aulas de 50 minutos

3 – Etapa de ensino

Segunda fase do Ensino Fundamental

4 - Ano ou série da etapa de ensino

60 ano

5 -Objetivos da aula

· Compreender a noção de área

· Perceber a aplicabilidade do cálculo de área no dia-a-dia, como por exemplo, na construção civil.

· Identificar relações entre áreas de figuras geométricas por meio da composição e decomposição de figuras.

· Definir um modelo matemático para o cálculo de áreas de diversas figuras geométricas

6 - Conteúdo

· Números naturais

· Operações aritméticas básicas

· Raciocínio lógico

· Formas geométricas

· Formas planas

· Calculo de área por composição e decomposição

· Coordenação Motora

· Cálculos financeiros (orçamento)

· Formação humana , trabalho em grupo

7 - Estratégias de ensino ou procedimentos didáticos

7.1 – Conhecimento prévio do aluno sobre assunto

É bastante provável que os alunos possuam vários conhecimentos relacionados a medidas. As primeiras atividades para explorar esses conteúdos consistem em discutir as noções de grandezas de que os alunos dispõem. Pergunte qual a idéia que eles têm de área e peça-os para que apresentem uma forma concreta de como que seria a área da sua carteira, por exemplo. Mostre a diferença entre perímetro e área, perímetro é a medida do contorno e a área a porção do plano ou do espaço ocupada por uma superfície. Pergunte aos alunos como eles fariam para calcular quantos azulejos ou tijolos seriam necessários para cobrir o chão ou a parede da sala de aula. Caso haja uma parede ou piso revestidos com formas regulares, eles poderão contá-los e neste caso estariam utilizando como unidade de área a área de um dos revestimentos.

7.2 – Definindo um padrão para cálculo de área

Distribuir polígonos regulares (triângulo, quadrado, pentágono, hexágono) de papel colorido aos alunos e explicar que servirão como unidade de medida de algumas superfícies. Peça que recubram a superfície superior da carteira com os diversos tipos de polígonos. Ao tentar preencher com esses diferentes polígonos, vemos que o tanto o pentágono como círculo deixam buracos, e que com os triângulos e com os hexágonos fica muito trabalhoso e difícil de contar, logo o único que sobrou que é de fácil construção, fácil contagem e não deixa buracos é o quadrado e por esse motivo é usado para medir a área de figuras planas, de onde surge o conceito de “unidades quadradas”, pois apenas estamos contando o número de quadrados de lado “1unidade” que preenchem a figura.

7.3 – Cálculo de área de diversos polígonos por composição e decomposição de áreas

Esta atividade pode ser realizada usando uma folha de papel quadriculado, um material manipulável como o geoplano ou ainda através do uso software “geoplano virtual”. Peça inicialmente que os alunos construam quadrados e retângulos de diversos tamanhos e relacionar a área deles com a contagem de unidades e também com uma operação entre dois lados

Ao analisar a medida dos lados e o número de quadradinhos, o aluno deve chegar à constatação que basta multiplicar a base pela altura dos quadrados ou retângulos para saber a área dos mesmos. Depois os alunos devem construir o maior numero de quadrados e retângulos possível no geoplano e questionar: O que é mais fácil, contar o número de quadrados ou apenas multiplicar os lados?

No caso do paralelogramo, o procedimento é o mesmo, pois ele é semelhante a um retângulo, conforme mostra a figura abaixo, ou seja, a área é também Base x Altura

Na próxima atividade os alunos devem construir dois triângulos semelhantes, de forma que ao unir os dois formem um paralelogramo, retângulo ou quadrado. Mostrar ao aluno que somados os dois triângulos ele tem uma figura cuja a área é obtida multiplicando a base pela altura, o triângulo é metade desta figura, então basta dividir por dois, ou seja : (base x altura)/ 2

Finalmente os alunos devem construir dois trapézios semelhantes, de forma que ao unir os dois formem um paralelogramo. Mostrar ao aluno que na figura formada, um lado é a soma das duas bases, e como queremos a metade da área temos:

{(base maior + base menor) x altura}/2

8 - Recursos/materiais:

· Figuras de polígonos

· Papel

· Tesoura

· Papel quadriculado

· Geoplanos

· Laboratórios de informática

· Pátio da escola

· Softwares com geoplanos, com cálculo de áreas

· Lousa

9 – Referências

· CLEMENTE, C.; GONÇALVES, J. B. Metodologia do Ensino de Matemática

· BERTANHA, P. Didática Geral. Batatais: Claretiano, 2005

· http://www.inf.ufsc.br/~edla/projeto/geoplano/software.htm

· http://web.educom.pt/pr1305/mat_geoplano_projecto3.htm

· http://web.educom.pt/pr1305/mat_geoplano_fazer.figuras.htm

· http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

· http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/

10 - Sugestão de trabalho interdisciplinar

Propor um projeto interdisciplinar, com propostas para possíveis reformas das instalações da escola, onde o orçamento para troca dos pisos e azulejos seriam feitos com base nos estudos dos cálculos de área. A descrição e os objetivos do projeto de reformulação teriam o apoio dos professores da língua portuguesa e dos laboratórios de informática, na confecção de planilhas de materiais e custos do projeto.

11 – Avaliação

Você pode usar como avaliação, a participação e as contribuições dadas nas atividades, verifique também o uso da criatividade. Observe se nas folhas de papel quadriculado as figuras foram desenhadas de forma correta, com as medidas das respectivas áreas e as conclusões dos alunos. Verifique se os cálculos das áreas estão sendo feitos por contagem e também utilizando o modelo matemático desenvolvido.

O professor estará atento às perguntas, respostas e comentários dos alunos, ou seja, sua participação na sala de aula. A avaliação deve ser vista como um diagnóstico, como um instrumento para testar e reformular os métodos e as estratégias de ensino. A avaliação deve ocorrer em todos os momentos das aulas.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »