TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica social no serviço social

Por:   •  18/5/2015  •  Artigo  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

POLÍTICA SOCIAL DE ATENÇÃO À CRIANÇA, ADOLESCENTE E IDOSO























MANAUS – AM

2012



APRESENTAÇÃO



Este trabalho visa refletir a aplicação da Lei nº 8.069 de julho de 1990, que dispõe do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei nº 10.741 que dispõe do Estatuto do Idoso, resaltando as suas dificuldades e facilidades para serem cumpridas.

As reflexões realizadas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente tiveram foco nos Artigos 03, 04, 07, 19 e 54 que dispõe dos Direitos Fundamentais, do Direito a Vida e a Saúde, o Direito à Convivência Familiar e Comunitária e Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.

No decorrer da leitura do Estatuto do Idoso analisamos os seguintes Artigos 02, 08, 09, 10, 14 e 15 que dispõe dos Direitos Fundamentais, do Direito a Vida, do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade e dos Direito a Alimentação e do Direito a Saúde.

Faz parte deste trabalho de pesquisa a elaboração de um pré-projeto, que a escolha do tema deriva das reflexões sobre o cumprimento da lei que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente, do qual se destacou o artigo 54 e parágrafo III que se trata do direito assegurado pelo Estado de atendimento educacional especializado de criança e adolescente portadores de deficiência na rede regular de ensino.

O pré-projeto foi elaborado com a finalidade de mostra para a sociedade a importância da inclusão das crianças e adolescentes com deficiência no âmbito escolar, pois essa inclusão poderá afetá-los de forma positiva para o seu desenvolvimento socioeducacional.

De acordo com a pesquisa a inclusão se dá através da adequação do ambiente escolar e a capacitação dos educadores voltados para uma metodologia que garanta atender as necessidades educativas e visando promover o aprendizado e o desenvolvimento pessoal do aluno.









APRESENTAÇÃO DO PRÉ-PROJETO





TEMA:

A inclusão da criança e adolescente com deficiência no âmbito escolar



PROBLEMA:

As escolas da rede pública de ensino possuem uma estrutura física e pedagógica adequada para a inclusão e socialização das pessoas com deficiência.





OBJETIVOS:

GERAL: Analisar se a rede pública de ensino disponibiliza acessibilidade para os alunos com deficiência.

ESPECIFICO: Verificar se as estruturas físicas das escolas da rede pública estão adaptadas ao acesso de crianças e adolescentes com deficiência.

Analisar se os educadores estão capacitados para trabalhar com essa demanda.



JUSTIFICATIVA:

O referido tema deriva da leitura e reflexão da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta lei trata-se sobre a proteção integral à criança e adolescente.





No capitulo IV que dispõe do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer analisamos o Art. 54 e parágrafo III que diz “é dever do Estado assegurar à criança e o adolescente ao atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino”.

Por essa ótica entende-se que este projeto de pesquisa é importante para sensibilizar a sociedade à importância de incluir crianças e adolescente com deficiência no âmbito escolar, pois a educação inclusiva reflete nas diversidades da espécie humana, buscando atender as necessidades educativas de todos os alunos, em salas de aulas comuns, com um sistema regular de ensino objetivando promover o aprendizado e o desenvolvimento pessoal de todos.

A pratica pedagógica se torna coletiva, multifacetada, dinâmica e flexível exigindo uma mudança significativa na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação dos professores e nas relações família e escola.

No campo acadêmico esta pesquisa poderá suscitar novos olhares para a questão da inclusão de crianças e adolescente com deficiência, podendo sensibilizar a sociedade para a necessidade da adaptação do ambiente escolar.

Acreditamos que a educação inclusiva é  fundamental, pois ela respeita as diferenças de idade, sexo, classe social e questão de saúde e reconhece que todas as crianças podem aprender através de uma estrutura, um sistema e uma metodologia de ensino que atendam as necessidades de todos os alunos. Portanto o conhecimento desta realidade social nos possibilita a sermos profissionais que respeite e valorize a individualidade de cada ser humano.















METODOLOGIA:


O método utilizado para desenvolver este trabalho foi o método dialético, pois acreditamos que os fatores sociais não podem se compreendidos isoladamente e sim que haja um entendimento da totalidade, assim o profissional poderá intervir nesta problemática através da utilização de instrumentais e técnicas que estejam mais coerente com o método escolhido para alcançar o seu objetivo.


Os instrumentais a serem utilizados na aplicação do projeto serão as visitas institucionais, observação participante, entrevista individual e grupal e por ultimo será feito um relatório social para descrever todas as atividades realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com