TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Acadêmico Apresentado à Matéria de Estratégia e técnica em Serviço Social – Ação Grupal

Por:   •  19/8/2016  •  Artigo  •  2.281 Palavras (10 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL

PORTIFÓLIO ACADÊMICO

Camila Daniele de Oliveira Dutra

Euler Antonio Campos

                             

Belo Horizonte/MG

06/2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL

PORTIFÓLIO ACADÊMICO

Camila Daniele de Oliveira Dutra

Euler Antonio Campos

                             Portfolio Acadêmico apresentado à Matéria de

Estratégia e técnica em Serviço Social – Ação Grupal

Belo Horizonte/MG

06/2015

SUMÁRIO


RELATÓRIO

Tema do grupo: Doenças sexualmente transmissíveis

No dia 08 de maio de 2015 foi realizada uma intervenção com o grupo sobre doenças sexualmente transmissíveis – DST, os líderes do grupo se apresentaram e deu início ao trabalho com um momento para os participantes se apresentarem.

A dinâmica realizada pelo grupo se iniciou com a divisão dos participantes em grupos de quatro pessoas, e depois foram distribuídos questões do dia a dia que podem gerar dúvidas, como por exemplo, o uso da camisinha feminina. Cada grupo recebia um numero de questões, tinham que discutir entre si e responder, depois as pessoas que estavam na condução do tema começaram a falar das questões e ouvir a resposta que o grupo tinha dado, e a partir daí ele falavam se a resposta estava correta ou não e explicava a partir daí cada situação, respondendo as dúvidas que surgiram a partir da explicação dada.

O tema foi bem apresentado e foi exposto com clareza para todos, as dúvidas foram respondidas e aqueles que tiveram dúvidas que não poderiam ou que preferiam não ser expostas foram instruídos a procurar o grupo que estava conduzindo o trabalho posteriormente.

Para finalizar a intervenção eles entregaram a todos os presentes uma avaliação escrita para ser respondida, e com espaço para sugestão para melhorias.

Camila Dutra


RELATÓRIO

Tema do grupo: Criança e Adolescente

No dia 22 de maio de 2015 foi realizada com a classe uma intervenção sobre crianças e adolescentes onde o grupo de estudantes foi organizado em roda, e após as apresentações o grupo que estava conduzindo a intervenção expôs o tema que era: crianças e adolescentes.

O grupo explicou de forma breve sobre o tema, que envolvia o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Foi perguntado oque era o estatuto o grupo esclareceu e falou sobre os direitos e deveres da família em relação às crianças e adolescentes, e os direitos destes.

Em seguida as explicações à turma foram divididas em grupos menores e foi entregue a cada grupo fotos contendo fotos de crianças em adolescentes e em diversas situações de violação de direitos, como crianças trabalhando, crianças em situação de violência, foram dadas um tempo ao grupo para refletir sobre a foto, depois todos os grupos expuseram a sua opinião sobre os fatos, e o grupo que conduzia o trabalho foi explicando qual situação caracterizava violação ou ameaça aos direitos das crianças e dos adolescentes com base no estatuto (ECA), qual a consequência e qual a providencia a ser tomada diante os fatos relatados.

Os alunos interpretaram famílias que frequentavam a reunião e foram expostas as dificuldades relacionadas às crianças e adolescentes de cada família que ali estavam nas falas os grupos analisaram as várias demandas que surgiram e tentaram intervir da melhor forma. O grupo condutor agradeceu a presença de todos e finalizou o trabalho.

Camila Dutra

RELATÓRIO

Tema do grupo: Mulher

No dia 01 de junho de 2015 foi realizada uma intervenção com o grupo os participantes foram organizados em roda e apresentados.

O grupo condutor do momento expôs os problemas e situações que as mulheres são expostas todos os dias, como violência doméstica, os diversos tipos de abusos e explicou os lugares que as mulheres podem e devem recorrer na incidência  de  alguma dessas situações, o grupo mostrou que a mulher que se encontra nessa situação não pode nunca ficar calada.

Como dinâmica eles distribuíram papeis para todas as pessoas, e foi pedido para que cada um escrevesse uma situação que já havia passado, estava passando ou ainda que imaginasse uma situação de direitos violados ou ameaçados, sem se identificar para preservara a pessoa, depois todas as situações foram colocadas em um saco plástico e redistribuídas na sala, de modo que todos tivessem uma situação em mãos, e a pessoa então expunha para os demais a situação e se colocava no lugar da pessoa, e então relatava o que faria se estivesse naquela situação.

A proposta era todos se colocarem no lugar um dos outros, pois todos estão sujeitos a ter uma situação de violação de direitos seja consigo mesmo ou com família, após todos os presentes exporem as situações e as suas reações, os papéis foram rasgados pela pessoa que estava com ele, como se finalizasse aquela situação, encerrando assim o trabalho com o grupo.

Camila Dutra

RELATÓRIO

Tema do grupo: Família

No dia 05 de junho de 2015 foi realizado com a turma um trabalho em grupo com o tema família, o grupo composto por Camila, Euler, Edgar e Dayane, se apresentou como um grupo de estudantes que estava realizando uma intervenção no curso de serviço social, e em seguida iniciaram com uma dinâmica para apresentação das demais pessoas, que consistia em cada pessoa dizer o seu nome e uma qualidade sua com a primeira letra do seu nome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (484.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com