TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação, Montagem E Teste De Tubulação

Dissertações: Preparação, Montagem E Teste De Tubulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 6

Preparação para Montagem

Alguns passos devem ser seguidos antes da montagem ser iniciada. São eles:

Todos os equipamentos que serão ligados à rede de tubulação, já devem estar sobre suas bases. Sejam eles vasos, tanques, trocadores de calor, bombas etc.

Estes equipamentos devem ter bases próprias e não podem ser pendurados ou suportados pelas tubulações.

Os equipamentos devem ser colocados em suas posições exatas na planta, com bastante rigor para orientação dos bocais, depois para o nivelamento e alinhamento. Estes dados devem ser analisados por instrumentos de topografia para certificar de sua perfeita localização e, caso sejam posicionados com um desvio, mesmo que pequeno, deve ser imediatamente reposicionado, pois esse pequeno desvio de posição, pode acarretar num grande desvio no processo de montagem como um todo.

Todo o sistema de suportes das tubulações, devem estar devidamente posicionados, alinhados e nivelados, de modo que os tubos se apoiem uniformemente e naturalmente. Caso esses parâmetros não sejam seguidos, um pequeno desnivelamento pode causar uma desigualdade na distribuição de cargas, acarretando em esforços indevidos no tubo e nos suportes. Por isso, os suportes das tubulações devem seguir o mesmo parâmetro de inspeção topográfica dos equipamentos.

A limpeza das peças e componentes é essencial, bem como a inspeção visual e dimensional das peças, para avaliar sua condição física, bem como danos durante a estocagem e transporte bem como o correto dimensionamento dos componentes

Os locais de estocagem de equipamentos, tubulações, válvulas e etc, devem ficar num local mais afastado do canteiro de obra, para não atrapalhar a logística do processo de instalação e o trânsito de pessoas no canteiro. Estes materiais devem receber uma limpeza periódica e correta posição de estocagem. Um bom cronograma de montagem é fundamental para que não haja uma tubulação atrapalhando a instalação de um equipamento grande, por exemplo.

Montagem

O alinhamento entre as varas de tubos, peças pré-montadas e válvulas é essencial para o processo e deve ser mantido até a conclusão de todas as soldas.

Com os suportes devidamente instalados, é relativamente fácil conseguir o alinhamento dos tubos, bastando coloca-los sobre seus respectivos suportes. Entretanto é bastante comum a construção de escoras provisórios para sustentar pequenas peças que não possuam sustentação própria. Para a montagem de tubulações que possuam isolamento térmico, deve ser colocado sobre os suportes definitivos, calços provisórios com a altura do patins, para que as tubulações fiquem na elevação correta.

Os escoramentos provisórios costumam ser fabricados de madeira ou peças metálicas como vergalhões. Eles devem ser bastante robustos para não fletirem com o peso da tubulação e ficarem fora da elevação de projeto.

Qualquer tipo de solda, mesmo as provisórias, só poderão ser realizadas por soldadores devidamente qualificados e autorizados pelo corpo técnico responsável. Tratando-se de materiais que exijam tratamento térmico, soldas provisórias (ponto de solda ou barras chatas) são desaconselháveis e devem ser evitadas sempre que possível; Caso seja a solda seja realizada, um novo tratamento térmico deve ser feito na peça.

Em nenhum momento poderá haver esforços sobre bocais ou outras peças em posição não suportada, pois mesmo que por pouco tempo podem causar danos consideráveis. Para manter o alinhamento entre as varas de tubo ou quaisquer acessórios, até que a soldagem seja concluída, podem ser empregadas braçadeiras removíveis - presas por parafusos nas extremidades –, ou usadas barra chatas ou vergalhões, que são fixados com ponto de solda provisórios. Após completada a soldagem, os vergalhões devem ser removidos e os pontos de solda esmerilhados.

Desalinhamentos de até 20mm podem ser corrigidos por aquecimento, seguido de resfriamento rápido, para tubos de aço carbono. Os maiores podem ser corrigidos por usinagem ou esmerilhamento. Desalinhamentos (devidos a ovalizações) de até 1,5mm podem ser corrigidos a frio, por meio de macaco hidráulico ou outro aparelho de força.

O aperto dos flanges deve ser feito com sequência pré-estabelecida e torque recomendado. O aperto excessivo pode danificar a junta de vedação, ou até partir o parafuso ou trincar o flange. Depois do aperto, as porcas devem ficar completamente roscada no corpo dos parafusos e os estojos devem ficar com a extremidade sobressaindo.

Na montagem de válvulas, filtros e outros acessórios de tubulação, deve prestar atenção ao sentido de fluxo para garantir a devida funcionalidade do acessório.

Em toda obra, a fiscalização (Engenheiros e Inspetores) deve acompanhar diariamente a execução da montagem para garantir a confiabilidade do produto final, tendo como base as normas e procedimentos adequados para cada situação.

Limpeza

Depois de terminada a montagem deve-se fazer a limpeza interna das tubulações para remover depósitos de ferrugem, pontas de elétrodos, salpicos de solda, poeiras, rebarbas etc. Essa limpeza geralmente é feita por bombeamento contínuo de água até que a mesma saia limpa. Esta água deve ser doce, limpa e não poluída. Para as tubulações de aço inox, esta água deve ser desmineralizada (concentração de cloretos até 30ppm)

Antes da limpeza, deve ser retirado as válvulas, placas de orifícios e outros acessórios que devem ser limpos separadamente.

Para as tubulações de gases, verifica-se, se o suporte resiste ao peso da água, caso não instala-se escoramentos provisórios. Nas ligadas a compressores, faz-se a limpeza usual com água e logo após a limpeza com ar comprimido para remover restos de água e umidade.

Uma forma especial de limpeza, é a realizada com o “PIG”, que consiste num êmbolo com escovas e partes de espuma que desliza por dentro da tubulação acionado pela pressão da água. Ao decorrer de sua passagem sai removendo os detritos e corpos estranhos.

Para uma limpeza ainda mais eficaz, há o processo mecânico que é realizado com escovas rotativas, ou a química, onde, no lugar da água, passam produtos especiais para limpeza e depois deve ser completamente removida com água, vapor ou ar comprimido.

Teste de Pressão nas Tubulações e Válvulas

Depois de montado o sistema de tubulações é obrigatório, segundo a NR-13, realizar um teste de pressão para verificação de possíveis vazamentos.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com