TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemática saúde do idoso

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Problemática

Como principal desafio temos o estudo e um real olhar crítico sobre o estatuto do idoso e sua aplicação prática, tendo como base a Unidade de Saúde da Família – USF, do Bairro Dom Thomaz – Juazeiro-BA . Analisando assim a eficácia do sistema único de saúde – SUS, dentro das ações e na garantia do direito pleno, teórico e prático aos idosos, assegurado pelo mesmo. Diante disso será necessário uma busca teórica e prática através de visitas junto à agentes comunitários, enfermeiros e médicos da unidade, para verificar a rotina da mesma e como a unidade se comporta na busca dos cumprimentos de promoção à saúde pertinente a terceira idade.

Em informações obtidas a nível nacional sabe-se que o estatuto do idoso criado em primeiro de outubro de 2003 tinha como especificações a plena garantia dos direitos civis às pessoas maiores de 60 anos, isso ocorreu por vários motivos que perpassam de um olhar político e igualitário mais do que necessário a classe, como também uma mudança na faixa etária dentro da população brasileira, onde a pirâmide etária vem se invertendo aos poucos, ocorrido pela queda de natalidade, avanços na área médica, e uma melhora significativa a qualidade de vida. Fazendo com o que essas mudanças reflitam na estrutura política, apontando a necessidade da realização de políticas públicas em torno ao suporte desta população, como também na área jurídica, com a criação da legislação que procura proteger e efetivar o princípio da dignidade humana. Perante a premissa apresentada, esse trabalho tem como desafio, ratificar se o que está garantido no estatuto se de fato vem ocorrendo, dando assim um diagnóstico situacional e crítico ao sistema, podendo confrontar a teoria junto à prática.  

         Porém as informações e um estudo com esse perfil e moldes pretendidos, não existem dentro da região do vale do São Francisco. Com isso a discussão e enriquecimento teórico apresentando neste trabalho serão a nível nacional. Vindo então a inquietação da leitura pertinente, como critério para estudo, crítico descritivo enquanto a importância do estatuto do idoso como garantia aos diretos legislados aos maiores de 60 anos, nas unidades de saúde.

Diante do abordando, o anseio primordial, deste trabalho é descobrir se de fato o que foi escrito, garantido e legislado, através da Promulgação em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741, se realmente está sendo cumprida dentro do sistema único de saúde – SUS , tendo como base a Unidade de Saúde da Família – USF Dom Thomaz na cidade de Juazeiro-BA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com