TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de trabalho e servico social

Pesquisas Acadêmicas: Processo de trabalho e servico social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVICO SOCIAL

JAck

Processo de Trabalho e Serviço Social

MONTES CLAOS

2010

JACQUELINE RIBEIRO

Processo de Trabalho e Serviço Social

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina / Processo de Trabalho e Serviço Social

Orientador: Amanda Bóza Gonçalves

MONTES CLAROS

2010

PROCESSO DE TRABALHO E SERVICO SOCIAL

 INTRODUÇÃO

O grande desafio para o Assistente Social é trabalhar com as questões sociais nas suas diferentes formas de expressão, fundamentalmente deverá intervir nos mecanismos que produzem exclusão. Para desempenhar com eficiência este papel, propõe-se uma formação profissional que exige postura crítica diante da realidade a ser trabalhada.

O processo de trabalho em saúde é um processo que se realiza, predominantemente, em nível institucional, envolvendo os profissionais que prestam assistência (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, etc.), profissionais de nível médio e de apoio (limpeza, copa, lavanderia, etc.), bem como profissionais do setor administrativo (planejamento, gestão, etc.).

Nesse sentido, é importante que se busque localizar principalmente as relações estabelecidas entre os diferentes trabalhadores, discutindo o processo de trabalho através da identificação e análise de sua história e dificuldades em desenvolver uma prática conjunta, contribuindo para a ampliação do conhecimento sobre esse processo, no qual o Assistente Social está inserido.

A área da saúde constitui-se, ainda hoje, na maior empregadora de assistentes sociais no Brasil e em Juiz de Fora, segundo levantamento realizado em 2005 pela equipe do CRESS/6ª Região. No entanto, contraditoriamente, a mesma apresenta, no interior da categoria, poucos trabalhos científicos voltados para a discussão de seu processo de trabalho .

 DESENVOLVIMENTO

Sendo desafio do Assistente Social o trabalho com as questões sociais nas suas diferentes formas de expressão e, fundamentalmente, atuação nos mecanismos que produzem exclusão, pressupõe sua atuação nas realidades que apontam para o aprofundamento dos processos excludentes, o que faz com que o mercado de trabalho passe a configurar-se de múltiplas, amplas e diversificadas formas, atendendo as exigências e tendências sociais contemporâneas de intervenção. Principais “locus”de trabalho: órgãos do bem-estar social, movimentos sociais populares, estabelecimentos de ensino, de saúde, de

Para o campo da saúde, o processo de trabalho é atividade voltada a um fim, a produção da saúde, em atendimento às necessidades humanas, que se manifestam por meio do processo de saúde/doença. Sendo comum a todas as formas sociais, o processo de trabalho em saúde está vinculado a determinações históricas, econômicas e educativas nas relações entre trabalhadores. O trabalho, condição da existência humana, presente em todas as culturas, segundo Antunes (2004) constitui-se na

(...) atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação natural para satisfazer as necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a Natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto , independente de qualquer forma desta vida, sendo antes comum a todas as suas formas sociais. (ANTUNES, 2004: 46)

Tomando como referência a obra de Marx, pode-se afirmar que o trabalho em saúde,assim como o trabalho dos demais serviços, é enquadrado naquilo que denominou de"trabalho improdutivo", isto é, que contribui indiretamente para o processo de acumulação do capital. A diferença entre trabalho produtivo e trabalho improdutivo é importante com respeito à acumulação, já que só a troca por trabalho produtivo constitui uma das condições da reconversão da mais-valia em capital. (ANTUNES,2004: 171)

Serviço não é, em geral, senão a expressão para o valor de uso particular do trabalho, na medida em que este não é útil como coisa, mas como atividade.

(...) Nenhum homem compra 'prestação de serviços' médicos ou legais como meio de

transformar em capital o dinheiro assim desembolsado. (ANTUNES 2004: 169)

Embora não participe diretamente do processo de produção de mercadorias, esse tipo de trabalho influi na manutenção da classe trabalhadora e, conseqüentemente, na reprodução da força de trabalho, uma vez que objetiva a qualidade de vida dos indivíduos.

O processo de trabalho dos profissionais de saúde tem como finalidade – a ação terapêutica de saúde; como objeto - indivíduo ou grupos doentes, sadios ou expostos a riscos, necessitando de medidas curativas, para preservar a saúde ou prevenir doenças; como instrumental de trabalho - os instrumentos e as condutas que representam o nível técnico do conhecimento que é o saber de saúde e o produto final é a própria prestação da assistência de saúde que é produzida no mesmo momento que é consumida.

Como você já deve ter aprendido, os elementos constitutivos de qualquer processo de trabalho são:

• a atividade humana (a força de trabalho)

• a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com