TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção, Interpretação de texo

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

              Serviço Social: Egresso Do Meu Curso

Entrevistamos Flavia Vasconcelos De Almeida, trabalha atualmente na Subsecretária de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da secretaria de assistência social de Juiz de Fora. Trabalha na área da assistência social há 8 anos, seu primeiro trabalho como assistente social foi no antigo Programa Bolsa Escola, na cidade do Rio de Janeiro junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Formou-se Bacharel em Serviço Social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

[pic 1]

A carreira em Serviço Social tem foco na coletividade e integração do individuo na sociedade. O profissional desse área é chamado de Assistente Social, é um profissional de caráter interventivo que atua no conjunto de desigualdades sociais e que busca garantir a execução das politicas públicas e dos direitos dos cidadãos, analisando, acompanhando e propondo soluções para melhorar as condições de vida tanto de crianças e adolescentes quanto de adultos.

Segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), atualmente, existem cerca de 120 mil profissionais com registro nos 25 Conselhos Regionais de Serviço Social e nas 2 Seccionais de Base Estadual, o que torna o Brasil o segundo país no mundo com maior quantidade de assistentes sociais, perdendo apenas para os Estados Unidos. E, segundo Flavia, a profissão deve continuar em desenvolvimento nos próximos anos. No Brasil, a carreira de assistente social é regulamentada por lei desde 1957. Para atuar na área é preciso ter formação superior em Serviço Social e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

Órgãos públicos municipais, estaduais e federais são os que mais empregam assistentes Sociais no Brasil.

Mas isso não quer dizer que o campo de atuação fica restrito à esfera pública, ele se estende também para empresas privadas de diversos setores, de uns anos pra cá, ficou mais fácil encontrar assistentes sociais nos setores de Recursos Humanos e Responsabilidade Social de Indústrias, Mineradoras, empresas de Engenharia dentre outras.

— A exigência de setores da sociedade para que as empresas tenham uma conduta mais responsável e minimizem o impacto socio ambiental de suas atividades econômicas permitiu aos assistentes sociais trabalharem na elaboração de projetos de apoio a essas populações.

 Flavia cita como exemplo a política de reassentamento rural das grandes mineradoras. — Os assistentes participam desde o estudo de viabilidade até a transferência das famílias e adaptação ao novo ambiente.

Entrevistamos também a Professora Paula Albuquerque, do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF)

[pic 2]

 Que nos explica que, majoritariamente os assistentes sociais estão inseridos em instituições estatais, nos âmbitos de execução, gestão e planejamento de politicas públicas, onde realizam ações que pretendem garantir o acesso de segmentos da população a serviços e benefícios, como Previdência, Saúde e Assistência Social.

— Também esta em tramitação uma lei que exige o trabalho do assistente social na esfera da educação, pois os problemas de aprendizagem nem sempre estão relacionados ao campo cognitivo, podem ser de natureza social, decorrentes, por exemplo, da violência intrafamiliar, do uso de drogas e do abuso de álcool na família. Explica Paula

Segundo Paula, o assistente social tem sido cada vez mais requisitado para a área de programas sociais do governo.

— O assistente, por sua formação ampla, é cada vez mais requisitado para prestar assessorias e consultorias em projetos e programas socias — tanto para a supervisão como para a avaliação dos serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (149.7 Kb)   docx (80.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com