TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texo resenha

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UFVJM

DIEGO DE MELO COUTRIM

SOCIOLOGIA ORGANIZACIONAL

SERRA DOS AIMORÉS

2015


UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UFVJM

DIEGO DE MELO COUTRIM

RESPOSTAS, TEXTO "A GLOBALIZAÇÃO DENTRO DE CASA"

SERRA DOS AIMORES

2015


 1 – O caso trata de relações de poder, de ideologia e de economia capitalista. Poderíamos considerar que a organização dos Pereira construiu seu patrimônio com base no nepotismo? Quais as implicações desse tipo de opção na tomada de decisões de uma organização? (2,0)

Sim ! pode-se dizer sem duvidas que, a consolidação da distribuidora da família Pereira foi contruída com uma politica organizacional, baseada no nepotismo, pois o que retrata esta característica, é justamente a conduta do fundador Joaquim pereira, em atribuir o sucesso e harmonia da empresa com a relação saudável dos seus filhos herdeiros legítimos, também com cargos assegurados aos filhos e a tia, como se observa no desenrolar do texto, em que perante a venda da empresa para uma multinacional, o nepotismo esta presente uma vez que se assegura cargos para o filho António  mais novo e considerado capacitado de acordo o perfil na nova empresa, e cargos assegurados por consideração  a Manoel que era o filho mais velho  e sua tia, irmã do fundador Joaquim, colocar a emoção e o afeto de parentescos a frente de uma organização que necessita de pessoas classificadas por mérito, e sua conduta eficiente pode se esbarra em uma briga de família, ou seja a tomada de decisão com presença de nepotismo em uma organização sempre estará desvinculado da real necessidade da empresa pois serão levado em conta o sentimentalismo e hierarquia familiar.

2 – A posição ocupada por Antônio pode ser considerada de status? Ela foi alcançada em função de merecimento ou de indicação? Qual o impacto disso no comportamento dos funcionários da organização? (1,5)  

A posição de António, segundo o texto, foi ocupada claro que por influência do seu pai Joaquim o fundador, e principalmente por suas características, como pragmático e ambicioso, características que a multinacional valoriza, então pode se dizer que foi por merecimento, e sendo nomeado presidente uma posição e estaus, estas decisões afetam diretamente o comportamento do funcionários de maneira a agirem de acordo com o novo perfil organizacional do presidente, e criasse uma ideia de que a empresa é gerida por pessoas incapacitadas, favorecidas pelo parentesco, isso gera indignação para  quem, almeja um cargo alto na empresa.

3 – E você, como resolveria o problema da demissão da Tia Alzira? Quais poderiam ser os impactos de sua decisão na organização? (1,5)      

Se eu fosse o presidente desta empresa, continuaria com a intenção de assegurar talentos locais, mas primeiro avaliaria, a real necessidade de manter pessoas com grau de parentescos, em cargos de alto nível, cargos que prioriza a tomadas de decisões, baseadas em objetivos e resultados, em relação a tia Alzira, a demissão seria justa pois a postura a que ela se coloca na empresa não iria condizer com o perfil da organização, e por se tratar de um funcionário  incapacitado e sem ambição para o aprendizado e qualificação, a demissão seria justa com os demais funcionários e com a estrutura organizacional, além de exterminar características de nepotismo, os impactos seriam benéficos e possivelmente levantaria o auto estima dos demais funcionário, uma vez que a estrutura da organização valoriza o bom funcionário, e  lhe oferece a capacidade de chegar a um cargo de alto nível, pelo seu próprio mérito, assim estimularia um trabalho de qualidade, traria também mais respeito a hierarquia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com