TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Intervenção Serviço Social

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  7.196 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

Projeto DE INTERVENÇÃO:

GRUPO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: tEMA “ AS dIFICULDADES NOS RELACIONAMENTOS”

[pic 4]

Projeto DE INTERVENÇÃO:

GRUPO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: tEMA “ AS dIFICULDADES NOS RELACIONAMENTOS”

.

                           

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III, Módulo VII.

       

                           

                             

[pic 5]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO    .............................................................................4
  2. DESENVOLVIMENTO  ...................................................................5
  3. CONSIDERAÇÕES  FINAIS  ..........................................................7
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS  ...............................................8
  1. INTRODUÇÃO

                 Realizei o estágio curricular obrigatório I, II e III,  observando, acompanhando algumas atividades desenvolvidas pela Assistente Social da Associação Amigo Solidário, uma ONG que executa serviços na área da proteção social básica e está Convêniada ao Município de Avaré realizando o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  aos adolescentes e jovens da faixa etária de 15 à 17 anos cadastrados no CRAS I- Brabancia onde a Entidade está referenciada e também alguns cursos de capacitação profissional na área da informática (informática básica, edição de imagens, operador de computadores e web designer), área da estética ( manicure, pedicure e auxiliar de cabelereiro), área de vendas e telemarketing, recursos humanos e teatro.

                 A Entidade conta com uma equipe de colaboradores de acordo com a NOB/RH orienta, a equipe técnica é composta por uma assistente social e um psicólogo, uma coordenadora, uma auxiliar de escritorio, um oficineiro na área de informática, um oficineiro na área de estética, um oficineiro na área de humanas e um oficineiro de teatro e uma diretoria composta por doze membros.

                 Durante o estágio observei e acompanhei que vários adolescentes relataram no atendimento social, duarante as atividades dos cursos e  principalmente nos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos a dificuldade em se ralacionar e os conflitos nos relacionamentos. Nessa conjuntura desenvolvi um projeto de intervenção que será realizado durante as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimnto de Vínculos com o Tema “As Dificuldades nos Relacionamentos” obitive o total apoio da da equipe técnica  da Entidade, da Diretoria e os demais colaboradores.

  1. DESENVOLVIMENTO

                 O Projeto de Intervenção partiu do pressuposto do número de adolescentes que ralataram em algum momento um conflito em algum tipo de relacionamento, desta forma era necessária ações para intervir na demanda da Entidade necessitava.

                 Neste Projeto de Intervenção tem como o objetivo geral: focar o fortalecimento da convivência família e incentivar a socialização e a convivência comunitária; já os objetivos específicos são: conscientizar os adolescentes e jovens a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e sociais; assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social; desenvolver relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; apresentar aos usuários um filme que possa trazer conhecimento, reflexão e momentos de lazer e cultura, tendo uma meta a ser atinginda que é proporcionar vários momentos de reflexão e concientização sobre a  importância dos relacionamentos e proporcionar um momento de cultura e lazer aos usuários.

                 A metodologia do projeto de intervenção será realizados em quatro encontros do grupo de convivência, sendo o primeiro encontro uma roda de conversa sobre o tema, segundo encontro será projetado um filme “ Se Eu Ficar” que aborda varios tipos de relacionamentos afetivos, terceiro encontro uma palestra com o psicologo e o quarto e último encontro será finalizado com uma roda de conversa.

                 No Projeto de Intervenção contará com os recursos humanos da Entidade, a Assistente Social, o Psicólogo e Estagiaria irão coordenar e divulgar o Projeto. O monitor de Informática: responsável pela projeção do filme, a Coordenadora é: responsável por providenciar os recursos materiais para a realização do Projeto.

                 O primeiro encontro ocorreu no grupo de convivência e fortalecimento de vinculos com a participação dos adolescentes e da equipe técnica, a roda de conversa foi abordado vários tipos de relaciomamentos (familiar, afetivo, amizade, profissional, escolar, etc.), foi um momento com muitas emoções, percebemos a vulnerabilidade devido a dificuldade de lidar com os conflitos nos relacionamentos que os adolescentes se deparam.

                 No segundo encontro teve a duração de 2 horas e 30 minutos devido a exbição do filme “Se Eu Ficar”, a Entidade disponibilzou o espaço, projetor, som, telão, pipoca e refrigerante para a exbição do filme, ocorreu conforme foi planejado e com uma boa participação dos assistidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com