TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervençao

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

        

[pic 1]

Curso: Serviço Social

Disciplinas Norteadoras: Planejamento e Gestão em Serviço Social; Politica de Seguridade Social; (Previdência, Saúde e Assistência) Gestão do Sistema Único de Assistência Social-SUAS. Instrumento Técnica de Atuação Profissional; Desenvolvimento Econômico.

DESAFIO PROFISSIONAL

 Tutora:

Sidrolândia,

2016

Desafio Profissional

       Atenção Básica é a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde e aonde chega para o assistente social as tradicionais demandas às quais se mesclam entre necessidades sociais e de saúde. Este amplo leque de demandas expressa necessidades de saúde no conceito ampliado do SUS.  Portanto, o conjunto dessas necessidades revela enorme carência de proteção social em que vive grande parte da população. Para o Serviço Social, é difícil responder as demandas imediatas dos usuários, mas o desafio é maior quando se pretende dar visibilidade pública a elas, com vistas a garantir o acesso preconizado na Constituição e nos princípios do Código de Ética Profissional.

  (BRASIL, 2006) refere que todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, visando um atendimento mais justo e eficaz.  Então este leque de serviços e normatizações da gestão em tese tem a função indicada nesta Cartilha que é de organizar e ordenar os serviços para garantir o direito à saúde. Este complexo aparato burocrático,  normativo  e  de  gestão  que  é  continuo  em  seu processo  organizativo  e  de  reatualização,  vem  sendo  tencionado  pelos  que  defendem  as bandeiras  do  Movimento  da  Reforma  Sanitária  e  do  SUS  e  os  que  defendem  o  projeto privatista  da  saúde,  que  vem  tomando  corpo,  sobretudo,  a  partir  do  projeto  de  Reforma  do Estado desencadeado nos anos de 1990. População Economicamente Ativa. Compreende o potencial de mão-de-obra com que pode contar o setor produtivo, isto é, a população ocupada e a população desocupada, assim definida: população ocupada.

Composição Familiar

Números de pessoas:

Adultos: 4

Crianças: 4

Idade:

18 a 24(   ) 25 a 36(  X )

37 a 49(   ) 50 a .....( X )

0 a 5 ( X )    6 a 11 ( X )

 12 a 14(   ) 15 a 17 ( X )

 Certidão da Nascimento: ( X ) RG (   ) CPF  (   ) Carteira de Trabalho(   )

Cartão do SUS (  X  ) Passaporte (   ) Titulo de eleitor   (   ) NIS(  X )

Quantos Matriculados no CEINF  2       no ensino fundamental      2

Ensino médio ______     Educação superior _____     Analfabeto ______

 

         Identificar a família do paciente, pois mora na periferia em uma região afastada sem infraestrutura, sem atendimento básico como saúde que o Daniel necessita, pois tem deficiência mental precisando de acompanhamento clinico, remédio, equipe multidisciplinar, atendimento odontológico, com o cartão do SUS, no posto central e no CEO (Centro de Especialidade Odontológica), também tem um adolescente Maikon com dependência química, que deveria estar em sala de aula necessitando do Conselho Tutelar de tratamento e acompanhamento, os quatro filhos, Janete, Marcelo, Daniel e o Maikon a mãe Joana e o pai Francisco moram com avos Cleonice e Tarcísio, os mesmos estão desempregado vivendo dos benefícios do filho, dos avos e do governo, capacitar a mãe porque no local onde vive tem pouco serviço, o atendimento dos serviços do município e de difícil acesso, tem a vulnerabilidade dos filhos pois ficam com os avos, a mãe não tem relação estável precisando de intervenção para regularizar os documentos, todos tem que ter documentos para agilizar os atendimento, encaminhamentos aos órgãos públicos, solicitar  as segunda vias dos documentos com os serviços de gratuidades emitidos pelo CRAS, o pai de um dos filhos não paga pensão necessitando o encaminhamento para a Defensória Pública, tendo acesso ao tripé básico, Saúde, Serviços e Educação.  Atenção Básica é a porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde e aonde chega para o assistente social as tradicionais demandas às quais se mesclam entre necessidades sociais e de saúde. Este amplo leque de demandas expressa necessidades de saúde no conceito ampliado do SUS.           Portanto, o conjunto dessas necessidades revela enorme carência de proteção social em que vive grande parte da população. Para o Serviço Social, é difícil responder as demandas imediatas dos usuários, mas o desafio é maior quando se pretende dar visibilidade pública a elas, com vistas a garantir o acesso preconizado na Constituição e nos princípios do Código de Ética Profissional.  (BRASIL, 2006) refere que todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde, visando um atendimento mais justo e eficaz.  Então este leque de serviços e normatizações da gestão em tese tem a função de organizar e ordenar os serviços para garantir o direito à saúde. Este complexo aparato burocrático, normativo e de gestão que é continuo em seu processo organizativo e de reatualizarão, vem sendo tencionado pelos que defendem as bandeiras do Movimento da Reforma Sanitária e do SUS e os que defendem o projeto privatista da saúde, que vem tomando corpo, sobretudo, a partir do projeto de Reforma do Estado desencadeado nos anos de 1990.

Situação Econômica

      Proporção de Pessoas Ocupadas por Posição na Ocupação - relação entre o número de pessoas ocupadas em cada posição (Todos vivendo dos benefícios, desempregados sem carteira assinada ou conta própria) e o número de pessoas ocupadas, num determinado período de referência. As pessoas não classificadas como ocupadas ou desocupadas. Rendimento do Trabalho Para os empregados considera-se a remuneração efetivamente recebida no mês de referência.

 Condição de moradia

      O imóvel e dos avos todos moram juntos, construídos em situação precária com restos de materiais, mora há um ano, as condições são aceitáveis, com pouco de desorganização, falta de higiene, água potável, sem energia elétrica, os serviços socioassistencialista que possuem o caráter básico e especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (165.9 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com