TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção

Por:   •  16/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

Associação dos Pais e Amigos Excepcionais - APAE

Serviço Social

Valkíria Costa Garcia Carvalho

[pic 1]

Os principais aspectos do processo de Inclusão Educacional de alunos com necessidades especiais no Ensino Regular

Professor Tutor Presencial: Solange Aparecida de Araújo

DIVINO/MG

2012

Sumário

Justificativa..............................................................................................2

Objetivos..................................................................................................3

Objetivo Geral..........................................................................................4

Objetivos Específicos...............................................................................5

Metodologia..............................................................................................6

Referências..............................................................................................10

Justificativa

     Este estudo tem por finalidade os principais aspectos do processo de inclusão educacional de alunos com necessidades especiais no ensino regular sob a ótica do Serviço Social. Tem por base uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de identificar as possíveis dimensões e contribuições do Serviço Social neste processo, na visão de assistentes sociais inseridos no acompanhamento desses indivíduos através do Serviço Social da APAE. Enfatizando as dimensões da inclusão e da cidadania vinculados ao projeto profissional do Serviço Social. O estudo aponta reflexões sobre direito, sobre inclusão escolar, e sobre a importância da articulação de vários profissionais e de toda sociedade para a efetivação da inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Trás para o debate dimensões concretas de contribuição profissional do Serviço Social neste processo, evidenciadas pelo seu projeto Ético-político.

 

Objetivos

    As pessoas com necessidades especiais vivenciaram um longo período de exclusão social, os deficientes sempre foram excluídos da participação social, eles eram vistos como incapazes pessoas indesejáveis. O aluno com necessidade especial, pelo conceito referido, deve ter acesso à educação, sua formação sendo adaptada às suas necessidades específicas. Esse processo de integração se traduz por uma estrutura intitulada “sistema de cascata”, que deve favorecer o "ambiente o menos restritivo possível", dando oportunidade ao aluno, em todas as etapas da integração, para transitar no "sistema", da classe regular ao ensino especial. A integração é um processo que vai muito além de colocar as pessoas com necessidades especiais em classes regulares, deve atingir todos os aspectos do processo educacional.

Objetivo Geral

O processo de inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais, por ser complexo vem exigindo dos profissionais envolvidos nessa temática um olhar cada vez mais voltado para a realidade vivenciada por estes indivíduos, dentro e fora do contexto escolar. Neste sentido, buscamos analisar a trajetória da educação destinada às pessoas com necessidades especiais, correlacionando-a com a visão dos profissionais de Serviço Social sob tais aspectos, enfatizando o caráter emancipador do processo de inclusão que comunga o projeto profissional dos assistentes sociais.

Objetivos Específicos

A inclusão escolar não é um modo de educar a todos, mas uma forma de garantir que cada um aprenda, resguardando sua singularidade. Então não podemos pensar em inclusão sem considerar a questão da diversidade, nem tampouco podemos abordar a questão da diferença dissociada da afirmação da igualdade. A diferença não se opõe a igualdade e sim a padronização. Cabe ao profissional do Serviço Social formular estratégias de ação visando a contribuir para a desalienação das diferentes pessoas que contracenam no espaço institucional; é também dever do assistente social incentivar o respeito à diversidade, à participação dos grupos discriminados à explicitação e ao debate das diferenças. “O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional” vem nos dizer que pensando politicamente como forma de contribuir para a propulsão de mudanças, vislumbra-se hoje para os assistentes sociais como um requisito simultaneamente ético e técnico.

Metodologia

      Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo. O local de estudo foi a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Divino - MG. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, pela possibilidade de uma construção científica que considera a subjetividade do tema. De acordo com o objetivo deste estudo optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa que conforme Minayo (1994) “responde a questões muito particulares”... Se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo dos significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis através da Educação e Preparação para o Trabalho.

      Como técnica de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada para a apreensão da realidade, possibilitando ao entrevistado discorrer sobre o assunto, sem respostas ou condições já estruturadas pelas pesquisadoras. Para MINAYO (1994), a entrevista semi-estruturada privilegia a obtenção de informações através da fala individual, que revela condições estruturais, sistemas de valores, normas e símbolos e transmite, através de um porta-voz representações de determinados grupos. Para obtenção dos dados referentes a esse estudo, realizamos contato prévio com a assistente social atuante nessa APAE. Para construir a análise dos dados obtidos, foram selecionadas as questões que mais se aproximam da possibilidade de resposta ao objetivo proposto. Depois dessa etapa, refizeram-se os discursos, segundo os temas propostos nas perguntas, que são: • Existe alguma participação do serviço social no processo de inclusão social das pessoas com necessidades especiais? Se não como pode ocorrer essa participação? • Existe alguma participação do serviço social no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino regular? Se não como poderia ter?(...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com