TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção

Por:   •  22/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PRISCILA BARBOSA SOARES

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS QUANTO A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA SOCIAL NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS

NITERÓI

SETEMBRO / 2016

PRISCILA BARBOSA SOARES

A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PAIS E RESPONSÁVEIS QUANTO A IMPORTÂNCIA DA ENTREVISTA SOCIAL NO ATENDIMENTO AS CRIANÇAS

Projeto de Intervenção apresentado como requisito para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado em Serviço Social II do Curso de Serviço Social, da Universidade Estácio de Sá.

Professora Orientadora: Ana Paula Carvalho Moraes Salomão

NITERÓI

SETEMBRO / 2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................................04

JUSTIFICATIVA .......................................................................................................05

OBJETIVOS .............................................................................................................06

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................................06

METODOLOGIA .......................................................................................................08

CRONOGRAMA .......................................................................................................09

REFERÊNCIAS ........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O Centro Terapêutico Elcio Boccaletti França, constituído em 13/10/2009 sob forma de Associação é Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos e tem sede na Rua João Caetano, 177- Centro, município de Itaboraí - RJ. Tem como finalidade a promoção da assistência social e promoção gratuita da saúde mental de seus usuários. O serviço é essencialmente voluntário. Tem à sua disposição uma equipe de profissionais composta por psicólogo, assistente social, arteterapeuta, musicoterapeuta, entre outros, que atendem, direcionam e se empenham em solucionar a demanda que cada usuário traz. Aqui nos interessa dissertar sobre o papel do assistente social nesta Instituição, destacando sua intervenção na porta de entrada, através da entrevista social. Este instrumento é fundamental para que haja um direcionamento correto que vai proporcionar um desenvolvimento eficaz no trabalho de outros profissionais que atuam na Instituição. Acreditamos que uma entrevista bem planejada contém informações relevantes, estabelecem diretrizes e identificam e selecionam as necessidades dos entrevistados. Quanto mais pertinentes forem as informações colhidas, mais eficaz será o direcionamento do usuário dentro ou fora da Instituição. O objeto de intervenção definido para este projeto, de acordo com as demandas vividas dentro do campo de estágio consiste na conscientização dos pais e responsáveis quanto à importância da entrevista social no atendimento à criança. Embora seja sugerida a presença do pai e da mãe, é frequente o comparecimento apenas da mãe, raramente o pai, e, poucas vezes, os dois. Na maioria das entrevistas iniciais realizadas durante o estágio compareceram apenas as mães, em alguns casos, avós ou cuidadores, e, apenas em casos de casais separados nos quais o pai está com a guarda legal, houve a presença paterna. O serviço social da Instituição tem se preocupado com isso e busca formas de mudar esse comportamento das famílias com o objetivo de melhorar a qualidade das informações coletadas.

JUSTIFICATIVA

A participação dos pais no tratamento psicológico de seus filhos é cada vez mais valorizada, pois é muito importante para o sucesso do processo terapêutico. A entrevista inicial tem papel fundamental para que haja esse engajamento dos pais no tratamento dos filhos. Além disso, a entrevista pode nos trazer muitos dados relevantes a respeito da dinâmica familiar e o papel dos pais na família. É neste momento que acontece o comparecimento apenas de um dos pais e responsáveis. Muitos cedem os seus lugares e delegam a outras pessoas a responsabilidade que deveria ser deles. Outros, simplesmente não comparecem por considerarem esta etapa uma “perda de tempo”. E, outros ao comparecerem a entrevista social, não se doam ao momento, estão presentes fisicamente, mas não se envolvem como deveriam, muitas vezes por estarem com pressa para outros compromissos “mais importantes” ou por estarem com o pensamento em outras coisas. Neste contexto, busca-se um direcionamento para contornar essa demanda existente dentro do CTEFB. Através de ideias partilhadas com a supervisora de campo, pensou-se em alternativas aplicáveis para sanar essa deficiência. Na verdade buscamos promover estratégias de conscientização, e entendimento, do porque é realizada a entrevista, seus objetivos, o significado da realização da mesma e, tudo isso é com toda certeza de grande relevância para obter o êxito desejado.

Considerando o exposto nesta proposta de intervenção, fica muito claro a importância da presença dos pais ou responsáveis na entrevista inicial. E, se há uma dificuldade constatada na prática do assistente social em ter, pai e mãe presentes, é preciso observar com bastante cuidado a conduta e procedimentos do profissional entrevistador, para motivar os pais a participarem do tratamento da criança. Na teoria aprende-se o que perguntar. Na prática como direcionar as perguntas e assim alcançar o objetivo principal que é o engajamento dos pais, importantíssimo para os resultados do tratamento. É muito importante desenvolver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com