TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

TRABALHO EM GRUPO – TG

Paula Rizia da Conceição    RA 1431874

  _____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

____________________ RA__________________

POLO

Rio das Ostras RJ

2017

         

Questão discursiva TG (Trabalho em Grupo)

Serviço Social - 1º Bimestre

Prof. José Junior

Quais são os objetivos do trabalho do assistente social? (Pensar e refletir de forma sistematizada)         

        Nos primórdios da profissão, o estado a burguesia e a igreja, atuavam em práticas humanistas, uniram-se para formar um bloco de fusão, no resgate da convivência pacífica entre as classes sociais. Na sua origem surgiu uma profissão conservadora e assistencialista com caráter de prestação de serviços.

O Serviço Social é uma profissão de cunho assistencial, inscrita na divisão social do trabalho, que tem como objetivo amparar e promover de forma justa e igualitária, os indivíduos para obtenção da promoção de bem estar físico, psicológico e social. Promover o direcionamento dos indivíduos a seus direitos sociais assegurados pelo estado através das políticas públicas. Esse profissional, pode trabalhar em empresas privadas, instituições públicas e ONGs (Organizações Não Governamentais) como: empresas, sindicatos, centros de pesquisa e assessoria, fundações, universidades, sistema jurídico e presidiário, área da saúde e setores da prefeitura.

A profissão surgiu nos anos 30, as primeiras escolas a partir de 1936, mas a profissão só foi regulamentada no Brasil em 1957. Apresenta uma intervenção investigativa, através da pesquisa e da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e serviços sociais que visam a preservação e aplicação dos direitos sociais. Porém, até 1940 era influenciada pela doutrina   neotomista de São Thomas de Aquino que tinha como objetivo central nesse período trabalhar a moral o respeito e a formação da pessoa humana. Os profissionais, não tinham um posicionamento de defesa das lutas e sim intenção da formação moral e religiosa dos indivíduos. O Serviço Social tradicional, utilizava a metodologia de caso, grupo e comunidade. Era considerado como natural as condições de exploração. Na década de 1960 houve o desprendimento do conservadorismo e com o decorrer dos anos surgiram várias transformações no modelo profissional.

 Para exercer a profissão é exigido a qualificação requerida com curso superior na área de serviço social e inscrição no Conselho regional de Serviço Social.                                                                

O Objetivo que levou ao surgimento da profissão vem da emergência da questão social, do conjunto das expressões das desigualdades sociais ou seja problemas da sociedade capitalista madura e do antagonismo entre o capital e trabalho, com a   tentativa de minimizar os problemas sociais causados pelo capitalismo e pela revolução industrial que trouxe uma grande população para os centros urbanos na busca de melhores condições de vida. Competências e habilidades desse profissional é planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais que permita ações profissionais prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais na perspectiva de orientar a população na defesa de seus direitos. O objetivo é a transformação social dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com