TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.792 Palavras (8 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1]

serviço social

BRENDA NATALIA PEIXOTO DIAS[pic 2]

                              projeto de intervenção

                                                  idoso saudável

 [pic 3]

                                                  Anápolis/2018

                    BRENDA NATALIA PEIXOTO DIAS

                        projeto de intervenção

                                              idoso saude psicologica e fisica

                                               

   Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social 7ºsemestre da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina, Estagio em serviço socail II.

Prof ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli.

Tutora: Sonia Mara Antoniasse  

 

                                              ANÁPOLIS/2018

                                                    APRESENTAÇÃO

 

   O presente projeto visa proporcionar aos idosos uma qualidade de vida saúdavel. Para isso se faz necessários estabelecer orientações direcionadas a uma boa alimentação correta; oferendo passos sistemático e práticas, visando atender o idoso  com seu conhecimento prévio, como também as que não contam com o conhecimento nutricional.

 O projeto visa tambem estabelecer o diálogo aberto dando ênfase, a hábitos alimentares saúdaves inseridos no contidiano do mesmo.

 Melhorar as relações entre a saúde publica e idosa.Muito se fala  e pouco se faz.

  A saúde pública queixam-se das demandas dos idosos, e os idosos por sua vez também se queixam muito das saúde plublica.

  Integrar os idosos ao movimento de construção de um novo modelo de educação alimentar, implantando programas social que possa trazer mais vigor e criar um novo estilo de vida.

  Fornatar uma proposta que sistemátiza os debates nutricionais que já vem sendo exaustivamente discutido so longo dos anos.

  Assumir tembém um importante papel; pensar em atuar na qualidade de vida que além de trazer bem estar, previne de doenças, criando assim uma conciência que leve os idosos á praticas concretas de prevenção.

  Sabemos principalmente agora, nos dias atuais que as orientações para alimentação saúdavel do idoso não são as mesmas das outras fazes da vida e merecem cuidados direcionados as atividade que execute, e nesta idade que há uma maior prediposição as doenças.

  Ainda com base nessa abordagem, e importante que o profissional da saúde esteja atento ao contexto das mudanças que ocorrem no corpo com avanço da idade e no ambiente em que os idosos vivem, seja ele doeméstico ou instutucional, mudanças essas que podem ter implicações no processo de compra, preparo, consumo a aproveitamento dos alimentos pelo organismo.  

                                           JUSTIFICATIVA

  O envelhecimento humano é um processo universal, progressivo e gradual. Trata-se de uma experiência diversificada entre os indivíduos, para a qual concorre uma multiplicidade de fatores de ordem genética, biológica, social, ambiental, psicológica e cultural. Não há uma correspondência linear entre idade cronológica e idade biológica. A variabilidade individual e os ritmos diferenciados de envelhecimento tendem a acentuar-se conforme as oportunidades e constrangimentos vigentes sobre dadas condições sociais.

  A atenção para as questões de saúde no envelhecimento tem crescido nas últimas décadas em virtude do aumento da longevidade da população mundial, sem precedente na história. Em todo mundo, e especialmente nos países periféricos marcados por acentuada pobreza e desigualdades, a busca de qualidade de vida dos idosos emerge como desafio por ser o horizonte a partir do qual se poderá considerar os ganhos na expectativa de vida como valiosa conquista humana e social.

 Neste emaranhado de acontecimentos, ao longo da evolução. O homem adequou seus hábitos alimentares de acordo com as regiões e o encotro de novas culturas proporcionou a realização de inúmeras experiências com alimentação ate chegar os dias de hoje. Envolvendo diferentes os dias de hoje. Envolvendo diferentes aspectos que manifestam os valores culturais, sociais, afetivos e sensoriais de cada população.

  Elaboração do projeto “Idoso Saudável”, surgio da necessidade de orientar o que são importantes fontes alimentares de nutrientes essenciais e que proporcionam alimentação completa e saudável. Deve-se dar preferência a alimentos mais nutritivos em qualidades suficientes de maneira a promover saúde, prevenir doenças e pensar no bem estar.

   A verdade é que a renda familiar ou só do idoso é um fator que interfere diretamente na sua alimentação. Deve se recomendar a aquisição de alimentos da época, principalmente frutas e hortaliças pois são mais nutritivas e saudáves.

   Este projeto permitirá e estimulará o resgate dos Direitos Humanos com propositos maior de valorizar a importância da alimentação adequada. Conscientizando tanto os idosos quanto a familia envolvida e a comunidade.

   A escolha deste projeto nos motivou visto estarmos coloborando para que idosos e familiares tenham hábitos alimentares correto, fomem opiniões proprias, fundamentadas em imformação de profissionais de saúde e nutricional.

OBJETIVO  

Objetivo geral:  

 Unir difrentes profissionais da saúde juntamente com idosos e familiares despertanto-os desejos em buscar realmente uma qualidade de vida saudável . Analisar a realidade social e a dimensão do Serviço Social na sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com