TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção - CEM

Por:   •  13/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

Juliana Moura do Carmo RA- 418954

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Ana Claudia do Nascimento Valerio – CRESS 2808 21ª Região/MS

Supervisora de Campo

AQUIDAUANA/MS

2015


  1. – DIAGÓSTICO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE

Prefeitura Municipal de Aquidauana/MS – CNPJ: 03.452.299/0001-03

Endereço: Avenida Matogrosso Aquidauana–MS.

Telefone: (67) 3241-2197

E-mail: Aquidauana.cras.cras2@hotmal.com

Representada por:

Cargo/Função:

  1. – DESCRIÇÃO DO HISTÓRICO E DAS FINALIDADES DA INSTITUIÇÃO

               O CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social) de Aquidauana –MS, foi fundada no ano de 2010 e está localizada na rua João pessoa, em uma área de grande vulnerabilidade social.

               CRAS a referência da Assistência Social é uma unidade publica estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica da Assistência Social, fortalecimento de vínculos proteção e familiares e comunitários.

            O CRAS tem por finalidade através dos serviços de proteção básica social assegurar as condições fundamentais mínimas para que os usuários, desenvolvam capacidades, superando a situação de vulnerabilidade social, a médio e longo prazo, apoio as famílias   e indivíduo na garantia dos seus direitos de cidadania com ênfase no direito a convivência familiar e comunitária.

  1. – DADOS DO PROJETO

3.1 – Título do Projeto

Serviços ofertados pelo CRAS Para a Comunidade.

3.2 – Local e desenvolvimento das atividades

O projeto de intervenção vai ser realizada nas salas CRAS II da nova Aquidauana, na avenida mato grosso no bairro nova Aquidauana

3.3 – Área de Abrangência.

           As Área de Abrangência são:   Acampamento: Egidio Brunetto- Horizonte do Pantanal- Nova Esperança Pantanal –Piúva Vida nova.

Aldeias: agua branca – buritizinho – lagoinha -limão verde –morrinho.

Assentamentos: assentamento índia – I ,II, III, e IV- Furnas dos baianos I e II.

Distritos: Camisão- Cipolandia- Piraputanga –Tauny.

CRASII:  Colônia do buriti- Jardim Balneario- Jardim Panorama- Guanady- Bairro Alto- Cidade Nova-  Vila Eliana – Centro –Colonia dos Pescadores – Vila do Pa

 

  1. – PROBLEMA DIAGNOSTICADO

Falta de Informações dos usuários no que se refere aos serviços ofertados no SUS e Sistema SISREG – Sistema de Regulação de Vagas.

  1. – OBJETIVOS GERAIS

Informar aos usuários do SUS o papel do Assistente Social na Saúde, democratizar os serviço oferecidos pelo município via SUS regulados via Central de Vaga.

5.1 – Objetivos Específicos

O presente Projeto de Intervenção busca orientar aos usuários do SUS sobre o papel do Assistente Social na saúde, a importância do Cartão SUS e de sua atualização e dos serviços disponibilizados pelo município via Central de Vagas, esclarecendo assim a importante da área de abrangência e democratizar os serviços ofertados pelos SUS.

Apresentar palestras socioeducativas no CEM e ESF’s.

  1. – JUSTIFICATIVAS

A falta de informação tem sido por muitas vezes o entrave para o acesso dos usuários aos serviços de saúde, considerada as complexidades. O Assistente Social é um dos mediadores que possui acessibilidade junto aos usuários, que buscam tratamentos e serviços ofertados pelo SUS. São eles que fazem o enfrentamento formal e informal dos pacientes, possibilitando o acesso dos serviços que necessitam e promovendo a satisfação do usuário. Daí a importância do papel do Assistente Social, que é de democratizar as informações e os acessos aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários, além de fornecer à população informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social. As competências do Profissional de Serviço Social são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da profissão. Na sala de espera, pelo atendimento é possível acrescentar mais orientações, sobre o fortalecimento do Serviço Social e passando aos usuários informações de qualidades.

  1. – PÚBLICO ALVO / BENEFICIÁRIO

Usuários do SUS referenciados via ESF’s e Central de Vagas, para o setor de Serviço Social para procedimentos e outros fins via SISREG.


8 – DESCRIÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E DOS RECURSOS INTITUCIONAIS, FÍSICOS, MATERIAIS E HUMANOS NECESSÁRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

O espaço físico para as apresentações das Palestras Socioeducativas, será na sala de espera do CEM e dos ESF’s.

8.1 – Relação de Atividades e datas de execução.

Palestras socioeducativas nos respectivos ESF’s e CEM. Orientações e informações em parceria com a Central de Regulação de Vagas quanto aos serviços oferecidos via SISREG. Serviços realizados no setor de Serviço Social. Entrega de Folders. Data: ()

  1. – PARCEIROS TÉCNICOS / FINANCEIROS

O Presente Projeto de Intervenção conta com a parceria da Central Municipal de Regulação de Vagas – CMRV.

  1. – PRODUTOS DOS PROJETOS

O uso de Folders, Banners, Informativos, Palestras Socioeducativas

  1. – IMPACTOS ESPERADOS

Esperamos através da execução deste Projeto o retorno satisfatório em saber que os usuários absorveram as informações repassadas via Palestras e informativos quanto ao fortalecimento do Serviço Social no SUS e os serviços disponíveis.

  1. – CRONOGRAMA

Diagrama de atividade de Sócio-educativas

Agosto

Setembro

Outubro

Estágio

Pesquisa

x

-

Elaboração

Execução das Atividades

-

Projeto

x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (355.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com