TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.701 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Delimitação
  3. Formulação dos objetivos Geral e Especifico
  4. Justificativa
  5. Metodologia
  6. Revisão bibliográfica
  7. Cronograma da Pesquisa
  8. Orçamento
  9. Resultados esperados
  10. Referências

   

        



  1. INTRODUÇÃO

        Considerado um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação, a Educação no Brasil embora tenha avançado, ainda há muito o que ser feito, é através do conhecimento que um país cresce, aumentando sua renda e qualidade de vida das pessoas, por isso muitas famílias tem investido neste setor.

A importância do trabalho do Assistente Social na Escola se dá através da realidade social do aluno, ou seja, seus problemas  e necessidades sociais.

Educação no Brasil

Serviço Social – Atuação

Mesmo não estando no processo do estágio, mas com interesse na área da Educação, através de pesquisa e análise a Escola Colégio Municipal Rio Branco (ensino Fundamental 5° ao 9° ano) e Médio em Visconde do Rio Branco-MG, pude constatar o quanto é necessário à atuação do Assistente Social, por questões bastante fragilizadas.

Diante dos fatos encontrados o setor de Serviço social é de suma importância entre Alunos, seus Familiares e a Escola.

Surgindo ai um reconhecimento, perspectiva de trabalho para o profissional, sendo indispensável,

Podendo ser inserido na escola o profissional do Assistente Social irá contribuir no sentido de subsidiar, auxiliar a escola e seus demais profissionais no enfrentamento das quais a escola não sabe como intervir, melhorando assim o desempenho do aluno e fazendo da profissão um componente importante.

 


2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Através de dados, a Escola Colégio Rio Branco, uma instituição pública, com alunos do Ensino fundamental de 5° a 9°ano e Ensino Médio, lida com crianças e adolescentes de extrema vulnerabilidade com o objetivo:

  1. Transmitir conhecimentos;
  2. Preparar para o trabalho;
  3. Formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres;
  4. Promover o desenvolvimento pessoal.

                          A Escola faz o seu papel de acordo com o que lhe é permitido, o Serviço Social inserido na escola, não desenvolve ações que substituem as desempenhadas por profissionais da área de  educação.

        No entanto se percebe que a maioria dessas crianças e adolescentes, encontram-se com vários problemas sociais a serem combatidos  como: bulling, gravidez precoce, drogas, violência domesticas, pobreza e etc...

        Verificando assim, de acordo com as demandas um grande desafio para a atuação do assistente social onde pode ser articulado propostas de ações efetivas , a partir do resgate da  integralidade humana e do real significado histórico-social do conhecimento.

        Pretende-se com esta pesquisa a inserção do trabalho profissional do Assistente Social na Escola com o desafio de descobrir alternativas e possibilidades no cenário atual, com a perspectiva de incluir aqueles que se encontram no processo de exclusão social, pois a Escola enquanto veiculo social deve estar atenta a qualquer tipo de manifestação de exclusão social.

        As demandas nesta área são muitas, o Assistente Social na Educação deve se preocupar em promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família, comunidade, na qual ela está inserida.


  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO

Geral: compreender a atuação, a prática do Serviço Social na educação, na Escola Colégio Rio Branco em Visconde do Rio Branco- MG.

        Especifico:

  1. Contribuir para a permanência e sucesso da criança e adolescente na escola;
  2. Ampliando o espaço de participação da família-escola-comunidade, incluindo a mesma no processo educativo.
  3. Ampliar a visão dos envolvidos com a educação, decodificando as questões sociais.

4 Justificativa

        Esta pesquisa tem como objetivo o desafio do Serviço Social, a atuação do profissional dentro de uma instituição educacional, como o intuito de ampliar o conceito da educação, mostrando que a educação se constitui em uma política social que tem como compromisso garantir os direitos sociais.

        As crianças e adolescente que ali estão necessitam de informação, formação, direções, pois vivem em situações de vulnerabilidade, que nem sempre são detectados por profissionais da educação e tão pouco pelas famílias, necessitando assim de socorro, pois interfere em todo contexto escolar.

        Diante do contexto, por tratar de uma temática que muito se destaca, pois estamos falando de Educação, que infelizmente em nosso País é precária, este trabalho é de grande relevância pois contribui para a formação de cidadania diante de uma sociedade egocêntrica e capitalista.

5 Metodologia

        

Para realização desta pesquisa será utilizado um estudo qualitativo pois este busca compreender a dinâmica das realizações internas;


O campo educacional torna-se para o assistente social hoje não apenas um futuro campo de trabalho, mas sim um componente concreto do seu trabalho em diferentes áreas de atuação que precisa ser desvelado, visto que encerra a possibilidade de uma ampliação teórica, política, instrumental da sua própria atuação profissional e de sua vinculação às lutas sociais que expressam na esfera da cultura e do trabalho, centrais nesta passagem de milênio (Almeida, 2000, p.74).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (799.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com