TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa na área da Educação

Por:   •  20/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  5.376 Palavras (22 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 22

CURSO: Serviço Social

DISCIPLINA: Pesquisa em Serviço Social

COMPONENTE: Elza Rocha Batista

TEMA: Projeto de Pesquisa na área da Educação

TUTORA: Valéria Feitosa de Andrade

Aracaju-SE

25 de Outubro 2015

A relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social

A Pesquisa Social é um processo que se utiliza da metodologia científica, permitindo a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Dessa forma, a pesquisa social é um instrumento estratégico de desvendamento dessa realidade no âmbito da atuação profissional, pois ela se apresenta como possibilidade de objetivação da prática e os desafios para que os profissionais do Serviço Social se tornem cada vez mais críticos e propositivos, sendo comprometidos com os processos emancipatórios.

Partindo disso, Demo (2002) diz que a pesquisa deve ser vista como processo social que perpassa toda vida acadêmica e penetra na medula do professor e aluno. A pesquisa deve ser encarada como proposta de educação, lembrando que o conhecimento é adquirido diariamente como a própria educação, que não tem inicio nem fim Demo (2002). Nessa perspectiva, a pesquisa não é uma ação isolada, mas um processo de desvendamento do oculto por meio de questionamentos e investigação que permite conhecer as diversas situações que envolvem a vida dos indivíduos, bem como suas dificuldades pessoas e conjunturais, identificando novas formas de intervenção e possibilitando uma maior aproximação com o sujeito.

Vale ressaltar que, a pesquisa social se deu em uma perspectiva tradicionalista, cujo indivíduo era visto e estudado apenas para manter o “controle desse mundo”, ou seja, os indivíduos eram estudados apenas para fornecer dados de controlar a população de possíveis rebeliões ou agitações contra o poder governamental. A prática da pesquisa no Serviço Social se põe como construção histórica que se processa na medida em que a profissão enfrenta as demandas sociais decorrentes do agravamento da questão social, em suas múltiplas manifestações, tendo como referência a perspectiva teórico-metodológica crítica que sustenta a produção de conhecimento e a intervenção na profissão. Consolida-se no processo de construção e afirmação do projeto ético-político profissional, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional. Também se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.

Na trajetória histórica da profissão, a atitude investigativa se faz presente, sendo constitutiva e constituinte. Constitutiva porque a prática profissional está fundamentada na relação dinâmica teoria/ prática, fazendo parte da natureza da profissão buscar compreender criticamente os fenômenos sociais para fundamentar sua intervenção. Constituinte porque, inegavelmente, os avanços observados na esfera da produção de conhecimento, da prática profissional no âmbito das políticas públicas e da formação, mobilizam a reconstrução crítica da própria natureza profissional. Neste processo, a profissão sofre determinações estruturais que, contraditoriamente, tanto a desafiam, como, por vezes, lhe criam barreiras, impedindo que, na sua singularidade, muitos profissionais ainda não percebam a vinculação orgânica entre intervenção/investigação.

Diante disso, segundo Ivete Simionatto (2005) destaca que a pesquisa no Serviço Social vem se consolidando e estão sendo cada vez mais utilizadas no âmbito das políticas sociais, investigação sobre a profissão, nos espaços sócio-ocupacionais, no ambiente da graduação e pós-graduação, entre outras.

Ainda conforme a autora há desafios de:

delimitar objetos de investigação; consolidar os grupos de pesquisa e avançar na construção de pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais; criar mecanismos institucionais entre pesquisadores da mesma universidade ou universidades diferentes; e por fim, ampliar a participação de pesquisadores não docentes, que ainda é bastante reduzida, buscando superar o distanciamento entre pesquisadores inseridos no âmbito acadêmico e aqueles inseridos nas práticas profissionais. (SIMIONATTO, 2005, p.59)

Desta forma, destacamos que o Serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científica multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”. Isto é, o conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Assim, em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no caso do Assistente Social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade visando melhorias na condição de vida daquela população.

Sendo o Serviço Social uma profissão dotada de uma dimensão prático-interventiva é fundamental uma bagagem teórico-metodológica como recurso para a explicação da vida social, que permita vislumbrar possibilidades de interferência nos processos sociais. Enquanto disciplina na graduação, não tem por objetivo principal treinar futuros pesquisadores, mas como refere Martinelli (1999) formar “atitude de aprender a aprender” como parte de todo processo educativo e emancipatório. Assim, a pesquisa ocupa um papel importante no processo de formação profissional do assistente social, atividade privilegiada para a solidificação dos laços entre o ensino universitário e a realidade social, associada das dimensões teórico-metodológicas e prático-operativas do Serviço Social, indissociáveis de seus componentes, ético-político.

Continuando essa lógica, outro autor também contribui para explicar a importância da pesquisa social:

A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social seria propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da prática profissional. Portanto, no ponto de vista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com