TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de extensão

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.250 Palavras (53 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 53

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3     CONCLUSÃO.....................................................................................................12

4     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................13

5    ANEXOS..............................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

            O presente projeto tem como objetivo conhecer a realidade e as características de uma determinada comunidade do bairro Barra, localizado na zona norte da cidade de Ilhéus.

           Ilhéus é um município brasileiro do estado da Bahia é a cidade com mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundada em 1534 e elevado à cidade em 1881. Ganhou fama e notoriedade na mídia devido ao escritor e romancista Jorge Amado, escritor baiano nascido na cidade vizinha Itabuna, mais morador e apaixonado por Ilhéus. Jorge Amado escreveu romances como Gabriela Cravo e Canela que foi gravado aqui na cidade e ficou conhecido como um dos grandes sucessos da teledramaturgia.  Cidade considerada a capital do cacau e chamada por seus habitantes de “Princesinha do Sul” Ilhéus possui paisagens belíssimas e encanta a todos que aqui visita. Sua economia por muito tempo baseou-se na agricultura, depois da crise do cacau, o turismo e indústrias passaram a movimentar a economia e a gerar empregos para os nativos.

         Este projeto tem também o objetivo de despertar n futuros profissionais do serviço social como analisar a comunidade e como agir diante das demandas identificadas observada. Para começamos foi feito um levantamento para conhecer a área a ser estudada no caso a comunidade Barra, foram feitas visitas domiciliares, por mim e toda a equipe envolvida no projeto, buscando entrevistar os moradores, para assim dessa forma fazer um diagnóstico social da área estudada com mais clareza, e levantar dados como o perfil social, econômico, cultural, educacional, religioso, bem como conhecer suas necessidades, forma de lazer e demandas da população que ali residem e junto à população estimular uma reflexão teórica - prática a partir da realidade social do bairro.

               


  1. DESENVOLVIMENTO

O município de Ilhéus, localizado no sul da Bahia, está a 446 km de distância da capital Salvador. A cidade sede foi fundada em 1534 e emancipou-se politicamente em 1881. Ilhéus é a cidade com a maior extensão de litoral entre os municípios do Estado da Bahia. É considerada a capital do cacau. Os seus moradores a conhecem como a princesinha do sul da Bahia. Houve um significativo crescimento populacional da cidade de Ilhéus após a sua emancipação em 1881, pois o governo brasileiro na época ofertava terras a quem quisesse cultivar o cacau. Para a região migraram grande número de nordestinos que queriam fugir da seca de suas regiões de origem, destacando-se entre estes os sergipanos. Com isto a população cresceu de forma explosiva.

A cidade de Ilhéus está entre as sete cidades mais populosas do Estado da Bahia. De acordo com dados do IBGE (2010), o número de habitantes é de 184 mil e 236 habitantes. Apresenta elevado índice de pobreza de 47,34% (2003), com renda percapita de R$ 170,22. O índice de desigualdade social é de 0,50 (2003). A taxa de urbanização era de 72,99% . A esperança de vida ao nascer é de 66,13 anos. A mortalidade até cinco anos de idade é de 60,27% e até um ano de 38,51%.  A probabilidade de sobrevivência até 60 anos de idade é de 73,54%.

A estrutura etária do município de Ilhéus se concentra entre 15 e 64 anos, apresentando razão de dependência de 57,9%. Quanto ao nível educacional da população jovem, a taxa de analfabetismo é maior entre 7 e 14 anos (19,2%). 77,4% do adolescentes entre 15 e 17  anos possuem menos de 08 anos de estudo e 22,8% destes não frequentam a escola. Quanto aos indicadores de vulnerabilidade familiar 66,8% das crianças pertencem a famílias com renda inferior a ½ salário mínimo, 6,6 % de mães são chefes de família com filhos menores e 10,6% de adolescentes entre 15 e 17 anos possuem filhos. Ainda restam 14% da população sem acesso a energia elétrica, 19% sem coleta de lixo e 39,7% sem água encanada. O IDH municipal é considerado médio (0,703), sendo que dentre os indicadores que os compoem (educaçao, longevidade e renda), educação é o maior e renda o menor.

Hoje Ilhéus apresenta crescente desenvolvimento no comércio. O setor de serviços tem crescido consideravelmente destacando-se os ligados ao turismo e lazer tais como transporte, hospedagem, produção cultural e alimentação. No setor de transporte, Ilhéus apresenta o privilégio de ser a única cidade do interior baiano a contar com um aeroporto (O Aeroporto Jorge Amado) e um porto (O Porto de Ilhéus), com movimento regular e constante.

A economia ilheense deverá experimentar uma nova onda de progresso econômico com a implantação de um novo porto, O Porto Sul, instalado em águas profundas e a chegada da ferrovia integrada à Ferrovia Leste-Oeste. Também está prevista a construção de um aeroporto capaz de operar voos internacionais e a nova ponte que liga o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal que esta já em processo de construção.

Na área urbana a cidade é dividida em quatro partes, Zona Norte, Zona Oeste, Centro e Zona Sul. O município ao longo dos anos passou por diversas transformações econômicas, políticas e sociais, que refletem até hoje no comportamento da sociedade. A atividade turística é, portanto, intensiva em mão de obra, como mostra um estudo feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social o BNDES em 1995, o qual constata que na atividade turística é gerado em média um novo emprego a cada 15.000 US$ investidos, o que caracteriza uma relação capital/trabalho mais vantajoso em comparação, por exemplo, à atividade industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.2 Kb)   pdf (291.2 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com