TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervençao

Por:   •  12/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

 

PROJETO DE INTERVENÇÃO

[pic 3]

Petrópolis

2015

ALESSANDRA CERQUEIRA FREITAS

                                  ANA AMÉLIA RUSSEL PRATES

 DÉBORA CORREIA COSTA

                     GABRIELA BERNABÉ PENA DOS SANTOS

JOSÉ CARLOS FONSECA

                                    PALOMA CRISTINA DE SOUZA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Trabalho apresentado ao curso de                       Serviço Social  da UNOPAR -                                                                                                     Universidade Norte do Paraná, para a    disciplina     [Interdisciplinar]                                                                                                                                                                                    

Orientador: Prof. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi, Valquiria A Dias Caprioli

Petrópolis

2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA:        

3. OBJETIVO        

3.1 OBJETIVO GERAL        

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS        

4.PÚBLICO ALVO        

5. METAS A ATINGIR        

6. METODOLOGIA        

7. RECURSOS HUMANOS        

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS        

9. AVALIAÇÃO        

10. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        

BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA        


APRESENTAÇÃO

Sera apresentado neste projeto a problematica de moradia levando em conta a situaçao das pessoas e suas residencias que ainda sentem na pele com a falta de saneamento básico em suas residencias tendo assim seus esgotos a ceu aberto passando muitas vezes em frente as suas residencias, residencias estas que são precarias e localizadas em localidas de dificil acesso nas encostas dos morros deixando tambem os moradores em situação de risco absoluto em dias de chuva.

Este projeto ira apresentar a situaçao vivida na cidade de Petrópolis localizada no estado do Rio de Janeiro.

Petróplis se localiza no alto da serra da estrela há 809 metros de altitude, tendo 65 km de distância da capital. Uma cidade que faz parte do Parque Nacional Serra dos Orgões tendo uma área total de 795.799 KM² com a sua totalidade de habitantes de 295.917 em 2010 com uma estimativa de população de 298.017 em 2014 segundo informações do IBGE realizado na cidade em 2010.

A densidade demografica da cidade e de 371,85 hab./ km² e 11.773 habitantes da cidade na faixa etaria de 15 a 19 anos.

Petrópolis e uma cidade que traz junto dela um grande historico de problemas de moradia, saneamento básico e deslizamentos das encostas, visto que a cidade foi

Um projeto realizado visando o seu centro historico entretando com com todas as mudanças vividas no pais apartir dos anos XX com a industrializaçao e a busca de melhores condiçoes de vida com o passar do tempo petróplis deixou de ser uma pequena cidade para ganhar grandes proporções.

Com tudo a população começou entam a contruir suas residencias em lugares totalmente sem condiçoes de moradia desencadeando grandes desmatamentos e assim surgindo bairros sobre as encostas das montanhas.

Com tudo isto será apresentado a cituação da população de um dos bairros de petropolis, levando enconta as suas necessiadas e condiçoes de vida das pessoas que ali residem.

Este projeto falará da cituação do bairro sargento Boening, bairro este que leva o nome de um heroi de guerra petropolitano que veio a tombar no campo de batalha na Italia, na Batalha de Monte Castelo, na 2ª Guerra Mundial.

   Então no início dos anos 50, o sargento Boening foi homenagiado pela Câmara de Vereadores com o nome da rua que obteve seu primeiro calçamento com paralelepípedos em 1962, para só receber o asfalto dezoito anos depois de seu calçamento e ganhar a sua primeira linha de ônibus em 1980. Em 1982 ano de vespera de eleição o então prefeito da cidade João Cardara inaugurou a extensão do itinerárioaté o final da estrada do paraíso.

Com isso o crescimento desordenado foi tomando forma e hoje a localidade toda e conhecida como Sargento Boening tendo mais de dez mil habitantes. Apesar da localidade ter um grande numero de habitantes, o local é carente de atendimentos. Entretanto as contruções não param de crescer e o bairro so aumenta.

Este trabalho tem como objetivo  elaborar um projeto de ação ao percebemos as necessidades encontradas na Rua Paulo Aguiar tendo como objetivo principal provindenciar moradia adequada. O Plano de Ação, tem como objetivo central ser o instrumento para o enfrentamento do déficit habitacional do município, estabelecendo princípios, objetivos, diretrizes, programas, metas e indicadores para tratar das diferentes questões diagnosticadas.

Pode-se observar a precariedade em que as familias dessa localidade vivem pois ainda sofrem com a falta de saneamento em suas residencias algo que contrasta muito com a realidade que vivemos em nossos dias já que saneamento e um bem necessario para um bom funcionamento da vida cotidiana das pessoas pois o esgoto a ceu aberto pode trazer muitos prejuiços tais como doenças e animais indesejados para dentro das casas, deixando tambem um mal cheiro todos os dias em suas residencias.

Com este projeto sendo realizado as familias atendidas teram a sua auto estima elevada e suas necessidades emergencias atendidas deixando para traz um sentimento de abandono por parte das autiridades politicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (185 Kb)   docx (766 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com