TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervençao

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Pólo Assú

SIMONE DUARTE DO AMARAL – RA: 392192

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Assú/RN

Junho/2015

SIMONE DUARTE DO AMARAL – RA: 392192

PROJETO DE INTERVENÇÃO

 

        Trabalho apresentado à disciplina de  Estagio supervisionado II, como processo avaliativo do 6º período.

        

                                                

Assú/RN

Junho de 2015

1. DADOS DA INSTITUIÇÃO

. Secretária Municipal de Saúde de Jucurutu/RN, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, CNPJ: 11.280.802/0001-19, Endereço: Rua +Benjamim Constante, S/N – Centro – Jucurutu/RN, CEP: 59.330-000. Telefone: (84) 3429-3803

. Responsável: Meiry ilany Pereira Oliveira – Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS

        O CAPS foi inaugurado no mês de Dezembro de 2005, suas atividades começaram efetivamente no dia 20 de fevereiro de 2006, a constituição histórica se deu a partir da grande demanda de pacientes portadores de “ Transtorno mentais” no município fazendo uso de medicações psicotrópica, segundo relato da coordenadora local.

        A implantação do CAPS partiu do gestor municipal  o então prefeito Nelson Queiroz dos Santos Filho e da Secretaria Municipal de Saúde a Sra. Paula Mércia Torres.

        A rotina da Instituição envolve gerenciamento de projeto terapêutico, atendimento em regime diário em atenção aos usuários, ofertar cuidados clínicos eficientes e personalizados.

2. DADOS DO PROJETO

        O projeto de intervenção proposto tem como titulo “ O mau causado pelo tabagismo”.

        As atividades serão desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, a área abrangente do projeto será no município de Jucurutu/RN.

3. PROBLEMA DIAGNOSTICADO

        No decorrer do Estagio Supervisionado I, observamos a dinâmica de funcionamento do CAPS e no oportuno realizou-se o diagnostico institucional e social, tendo assim uma aproximação com a realidade da mesma.

        A partir de então, foi possível constatar entre os usuários que a maioria deles faz uso do fumo e ate do álcool desde muitos jovens. Neste sentido o projeto de intervenção foi direcionado para o grupo de fumantes.

4. OBJETIVO GERAL

        O objetivo geral do projeto em parte e mostrar aos usuários o mau que o fumo traz para a vida do ser humano, e que mesmo quem não fuma estando recebendo a fumaça do cigarro se torna fumante passivo.

4.1 OBJETIVO ESPECIFICO

        

        Mostrar aos usuários o mal que o fumo causa na vida dos fumantes e dos não fumantes e conscientizar os usuários do CAPS os males que o fumo traz para a vida do ser humano.

5. JUSTIFICATIVA

        Diante da realidade aqui vista, podemos assim perceber a problemática existente no interior desta instituição no que diz respeito ao Tabagismo e também do alcoolismo. Desta forma, podemos investigar quais as causas que levaram ao uso compulsivo do tabaco, mostrando assim ao usuário o mal causado pelo fumo e também pelo álcool, e então a partir desta problemática buscaremos reverter tal situação por meio de atividades que auxiliam ao alcance do objeto proposto, cujo foco destina-se a erradicação do uso abusivo do tabaco, pelos usuários intensivos do CAPS, como forma de melhorar a vida dessas pessoas e as que convivem ao seu redor.

6. PUBLICO ALVO

        O publico alvo do projeto de intervenção “O mau causado pelo Tabagismo”, corresponde aos usuários do CAPS, correspondendo assim a 70% dos usuários fumantes que frequentam a instituição        .

7. ESPAÇO FISICO E RECURSO

        O projeto de intervenção será desenvolvido nas dependências do CAPS e na Praça Januncio Afonso localizado no centro de Jucurutu/RN, local onde séra utilizado os encontros. Tendo um publico alvo os usuários do CAPS e a população Jucurutuense, tendo em vista na programação um encontro na praça publica do município.

        Nesse projeto serão necessários alguns recursos físicos, materiais e humanos, no recurso físico será realizado palestra e vídeos explicando o mau que o fumo e o álcool traz para a vida do ser humano, e os recursos materiais serão utilizados para cartão de boas vindas, xerox, data show, notebook e bombons.

        Fazendo alusão aos recursos humanos destaca-se a participação da equipe do CAPS, Secretaria Municipal de Saúde de Jucurutu.

7.1 ATIVIDADE E EXECUÇÃO

ATIVIDADE

DATA DE EXECUÇÃO

Apresentar o projeto “ O mau causado pelo Tabagismo” a Supervisora de Estagio e a os usuários do CAPS.

23/04/2015

Encontro com a enfermeira para marcar dia da palestra

04/05/2015

Realização de atividades alusivas sobre o tema “ o mau causado pelo tabagismo”, sendo uma palestra com a enfermeira Briege Freitas

20/05/2015

Assistir com os usuários vídeos explicativo sobre o mau causado pelo cigarro e álcool

25/05/2015

Realizar atividades junto com os usuários do CAPS, perante a sociedade em praça publica

29/05/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (102.3 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com