TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

MEMORIAL DESCRITIVO E ANALÍTICO DE ESTÁGIO

Assistente social: Uma intervenção para o Terceiro setor

Carine Lopes Salvador

Prof. Julia G. Durante Nuernberg

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Serviço Social (SESO154/1) – Estágio I

05/12/2014

1- INTRODUÇÃO

           O estágio foi realizado no Instituto Multiplicando Talentos, onde através de observação percebeu-se a necessidade de intervenção e acompanhamento junto à demanda atendida.

A área de concentração escolhida foi serviço social nas organizações e instituições

Podemos assim concluir que diante da nossa cultura à inclusão e o trabalho do assistente social é de suma importância para o incentivo e a inserção da demanda em vulnerabilidade social.  O mesmo atua através de pesquisas e análises da realidade social, onde o profissional tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.

        Assim nesse processo de Estágio I de observação busquei conhecer a dinâmica da instituição me interando de seus projetos sociais desenvolvidos, acompanhando o profissional de Assistência  Social frente ao seu papel.

2 - RELATO E ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO

Durante o período de estágio no Instituto Multiplicando Talentos pude observar a interação de todos, principalmente das crianças em relação as oficinas e também dos cursos profissionalizantes que eram oferecidos aos mesmos. O Instituto tem como objetivo prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ambos já são acompanhados pela rede de atendimento socioassistencial e através da inclusão junto ao instituto Multiplicando Talentos que garante o acesso conforme prevê o Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente:

Art. 53 - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.

A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

             Com o acesso a cultura e aos cursos profissionalizantes, acompanhei junto a Assistente Social os atendimentos individuais e de grupo, no qual são abordados temas para o incentivo e permanência da demanda junto ao instituto.

Para  Martinelli, 1994:

A utilização dos instrumentais no cotidiano da prática profissional é um fator preponderante para o assistente social. Como todos os profissionais têm seus instrumentos de trabalho, e sendo o assistente social um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, necessitam de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Os instrumentais técnico-operativos são como um conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional”

           Com a prática, o Assistente Social procura elevar a autoestima, possibilitando ao mesmo o acesso a serviços e renda pela situação de pobreza ou exclusão social.

Segundo Jussara de Barros /2007:

Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes. E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com