TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de intervenção

Por:   •  10/5/2016  •  Artigo  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 5

Apresentação do projeto

Aluna: Ester de Souza Santos (Serviço social 6° semestre)

Estágio II

  1. Apresentação

A proposta do projeto “Nosso Cantinho Verde” partiu idéia de trabalhar educação ambiental no intuito de contribuir na formação de uma sociedade sustentável, e contribuição para mudanças de hábitos dos usuários do CRAS, buscando assim envolver as áreas da educação e do meio ambiente. Na área da educação se encontram os instrumentos pedagógicos que são necessários para a prática educativa, contribuindo para a mudança de valores e atitudes dos usuários para que compreendam a importância de colaborar para a construção da efetiva cidadania e o fazer perceber que ele é um ser, parte da natureza e agente decisivo nesse processo. Fundamentado na idéia de pensar globalmente e agir localmente, o projeto faz se refletir que é partindo do ambiente familiar na própria residência, no local de trabalho, na escola ou na comunidade fazendo-o perceber que a atitude para a mudança vem primeiramente de nós.

A preservação do meio ambiente é um ato inteligente que deve estar presente no pensamento e nas ações de todos nós, pois todos dependemos dele para sobreviver. Muitas vezes cuidamos do ambiente externo e esquecemos do interno que é a saúde de nosso corpo. Saúde é fundamental, mas, é necessário viver bem e com qualidades, isso está diretamente ligada à cidadania e a saúde, visto que precisamos uns dos outros por que ninguém vive sozinho.

O maior objetivo do se humano é a busca pelo bem estar e conseqüentemente a felicidade. Ele só consegue isso se for uma pessoa saudável, e para alcançar esse objetivo é necessário se alimentar adequadamente, viver em um ambiente, prazeroso, praticar atividades que lhe tragam alegria, viver bem apara encontrar a felicidade.

Na terceira idade é preciso se ter um cuidado redobrado na questão de alimentação, bem estar, a escolha e consumo dos alimentos principalmente em certa idade interfere na qualidade de vida. Portanto alimentar se bem é o primeiro passo para uma vida saudável.

Esse projeto é oferecido para todos os usuários que freqüentam os grupos de convivência no CRAS (com o foco maior voltado para o grupo de idosos), tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de hábitos saudáveis em relação à alimentação e também conscientização e preservação do meio ambiente. A partir do momento que eles vivenciam certas situações como o preparo da terra, o plantio e o cuidado com as plantas junto com o estudo em sala há um favorecimento para que essas mudanças aconteçam.

  1. Justificativa

A proposta do projeto “Nosso Cantinho Verde”, voltado para os usuários do serviço de convivência do CRAS de qualquer faixa etária (com o foco maior para a terceira idade), surgiu na necessidade de oferecer atividades relacionadas ao meio ambiente. Nessas atividades desenvolvidas do cuidado e respeito com o meio ambiente serão trabalhado os valores da vida, a geração de uma renda por meio da venda dos produtos cultivados que também serão utilizados como complemento alimentar para a instituição.

A temática sobre a mudança de hábitos alimentares é assunto que vem chamando atenção na sociedade de modo geral, haja vista que é de suma importância para melhoria de vida e para um envelhecimento digno e saudável.

Diante dessa problemática e observação no campo de estágio, através do convívio com a população idosa é que pensou-se em desenvolver tal projeto de ação.

  1. Objetivo Geral

Proporcionar aos usuários uma experiência de contato com a natureza como uma atividade de lazer, mas que também os façam compreender a importância de uma alimentação saudável como forma de contribuição para a busca de uma vida mais alegre e com mais saúde.

  1. Objetivos específicos
  • Proporcionar atividades em que os usuários se sintam bem as executando.
  • Tratar da importância dos valores da vida em sociedade
  • Promover o conhecimento a respeito da boa alimentação através dos alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
  • Reeducação alimentar na busca de uma vida saudável.
  1. Público Alvo

Indivíduos do grupo de terceira idade do CRAS localizado em Cafarnaum, sendo também ofertado para os demais usuários.

  1. Metodologia

Serão realizadas palestras onde os usuários serão conscientizados sobre a importância do meio ambiente, responsabilidade que temos de cuidar dele, e o quanto ele pode nos ajudar fornecendo-nos um amplo campo a ser explorada na área do cultivo de plantas, e legumes, também serão realizados debates em sala apresentando aos usuários os valores da vida e sua importância para o convívio em sociedade e principalmente no ambiente familiar. Os valores são: a Amizade, Fraternidade, o amor e a paz.

Será realizada também a construção de uma horta em que os usuários apliquem todo o conhecimento adquirido através destas palestras e debates aprimorando e aumentando assim todo o conteúdo aplicado, a qual será feita e cuidada por eles em todos os processos de construção: o manuseio do solo, adubagem e plantio. Eles serão instruídos aos cuidados que devemos ter com a natureza, alimentação e equilíbrio dos nutrientes que cada alimento tem, esses alimentos cultivados serão utilizados para a alimentação de todos os usuários do serviço de convivência e também vendidos para a comunidade para que sejam compradas novas sementes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com